Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Implementar e desenvolver estratégias para promover a Segurança e a Prevenção associadas às práticas de atividades físicas
2. Desenvolver os conhecimentos e as práticas de atividades físicas e desportivas de forma a retirar os máximos benefícios para a saúde, prazer e motivação.
3. Identificar e prevenir situações de risco nas mais variadas atividades físicas.
4. Identificar as lesões provocadas pelas situações de risco mencionadas, nomeadamente pelo sobre uso e uso inadequado.
5. Compreender os fundamentos fisiológicos dos procedimentos de emergência e Suporte Básico de Vida,
6. Identificar a gravidade da situação e acionar o sistema e os meios de emergência mais adequados.
7. Conhecer os fundamentos do diagnóstico de emergência em vítimas de acidentes.
8. Conhecer e ser capaz de abordar, lesões traumáticas do sistema neuro-muscular decorrentes da prática física.
9. Conhecer o vocabulário técnico.
Conteúdos programáticos
A - Traumatologia
1.A Perspetiva Preventiva das Lesões Desportivas
2.O Conceito de Lesão Desportiva
3.Avaliação dos fatores de risco das lesões Desportivas
4. Processos Fisiopatológicos e Terapêuticos das lesões desportivas
5. O Gesto Desportivo como agente causal das lesões: Principais lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspetos preventivos
6. Outras patologias precursoras de problemas associados à atividade física
7. Imagiologia
B - Socorrismo
1.Lidar com acidentes
2.Lesões osteoarticulares
3.Lesões musculares
4.Alterações de consciência
5.Alterações hemodinâmicas e respiratórias
6.Suporte Básico de Vida na criança e no adulto
7.Feridas
8.Lesões térmicas
9.História e Organismos Nacionais e Internacionais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
1. Objetivo: Identificar e prevenir situações de risco nas mais variadas modalidades desportivas ¿ Coerência dos conteúdos: Avaliação dos fatores de risco das lesões Desportivas; O Gesto Desportivo como agente causal das lesões: Principais lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspetos preventivos; Outras patologias precursoras de problemas associados à atividade física.2. Objetivo: Identificar as lesões provocadas pelas situações de risco mencionadas, nomeadamente pelo sobre uso e uso inadequado. ¿ Coerência dos conteúdos: Avaliação dos fatores de risco das lesões Desportivas; Processos Fisiopatológicos e Terapêuticos das lesões desportivas; O Gesto Desportivo como agente causal das lesões: Principais lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspetos preventivos; Outras patologias precursoras de problemas associados à atividade física.3. Objetivo: Identificar as técnicas de primeiros socorros adequadas às lesões previamente diagnosticadas e Agir em situações onde sejam necessários cuidados de primeiros socorros, decorrentes da prática de modalidades desportivas. ¿ Coerência dos conteúdos: Socorrismo: Lidar com acidentes; Lesões osteoarticulares; Lesões musculares; Alterações de consciência; Alterações hemodinâmicas e respiratórias; Suporte Básico de Vida na criança e no adulto; Feridas; Lesões térmicas 4. Objetivo: Dominar a nomenclatura específica da disciplina. ¿ Coerência dos conteúdos: todos os conteúdos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A maioria das aulas serão teóricas e algumas aulas serão práticas. Todas as aulas serão presenciais. Algumas aulas serão de enquadramento teórico e conceptualização e outras de aplicação prática dos conteúdos tanto na forma da realização de fichas de trabalho como estudo em grupos de trabalho.
Avaliação
Avaliação Continua: A classificação final da UC é determinada pela seguinte fórmula: Classificação Final = [(1ª Ficha escrita x 1) + (2ª Ficha escrita x 2) + (Trabalho Projeto x 1) / 4].
O Exame Época Normal consta da realização de uma Prova Escrita e da apresentação da realização do Trabalho Projeto definido atrás.
Avaliação em Época de Recurso: Destina-se aos alunos que obtiveram nota final inferior a 9,5 valores na Avaliação Contínua ou Exame de Época Normal cumprindo o regime de frequência. É constituída por 2 partes: Uma prova escrita (exame escrito); Uma prova oral (exame oral) para os alunos com avaliação final na prova escrita igual ou superior a 7,5 valores.
Alunos em situação especial: disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes e será constituída por 2 partes: Uma prova escrita (exame escrito) e uma prova oral (exame oral) realizados em datas a acordar com o aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC de Traumatologia e Socorrismo vai desenvolver-se no 2º semestre do ano letivo através da lecionação de aulas teóricas (1 aula de 60`por semana) e teórico-práticas (1 aula de 120`por semana). As aulas teóricas visam a lecionação de algumas matérias fundamentais bem como a realização de momentos de avaliação, neste âmbito as metodologias de ensino a serem aplicadas são baseadas na transmissão teórica (expositiva) no que respeita aos conceitos base. Pretende-se que a UC de Traumatologia e Socorrismo tenha uma forte componente teórico-prática. As aulas teórico-práticas têm a sua base de trabalho nas metodologias de ¿formação-aplicação¿ no que diz respeito ao trabalho de intervenção, nomeadamente no que se refere aos conteúdos de prevenção e de identificação das lesões desportivas inerentes à própria prática desportiva. Têm ainda como finalidade a transmissão e consolidação de alguns conteúdos de natureza teórica e também a abordagem dos conteúdos através de formas práticas de aprendizagem.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Conselho Português de Ressuscitação (2004). Manual de Reanimação - Curso de Suporte Básico de Vida: CPR.
Ekstrand, J. (2017). Preventing injuries in professional football: thinking bigger and working together. British Journal of Sports Medicine, 50(12), 709-710. doi: 10.1136/bjsports-2016 096333
Horta, L. (2011). Prevenção de lesões no desporto. 1ª Ed., Texto Editores, Lisboa.
INEM ¿ Instituto Nacional de Emergência Médica DFEM ¿ Departamento de Formação em Emergência Médica (2017). Manual de Suporte Básico de Vida ¿ Adulto. 2ª Edição, INEM ¿ Instituto Nacional de Emergência Médica GMC ¿ Gabinete de Marketing e Comunicação, Lisboa.
Magnusson, P. et al. (2006). Compêndio de Medicina Desportiva. Ciência e Aspectos Clínicos da Lesão Desportiva e da Actividade Física. Edições Instituto Piaget.
Pessoa, P & Jones, H. (2014). Traumatologia Desportiva. Edições Lidel, Lisboa.