Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta UC visa proporcionar uma prática experimental e sistemática no Andebol, concomitantemente com o estudo de um conjunto sólido de conhecimentos de índole técnica metodológica e pedagógica, que permitam a integração dos conhecimentos ministrados pelas outras disciplinas de forma a possibilitar uma vivência multifacetada do processo aprendizagem, no âmbito da licenciatura em causa.
Conteúdos programáticos
1. Caracterização do Jogo
2. Jogo dos principiantes e de Alto Rendimento
3. Regras do jogo
4. Jogos pré-desportivos
5. Princípios do jogo de Andebol
6. Etapas da aprendizagem do jogo
7. Componentes do jogo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para conhecer os desportos coletivos é necessário promover o estudo e a discussão sobre os conteúdos da organização, da técnica, da tática, do jogo formal. Procuramos que os alunos conheçam também a organização de torneios e competições formais e informais, de modo a possibilitar a sua aplicação no exercício profissional.
Esta unidade curricular tem uma dominância aplicada, isto é, didática, promovendo o desenvolvimento das competências motoras dos alunos associada à componente de experiência de aprendizagem e treino dos elementos técnicos e táticos fundamentais nos desportos coletivos. Promovemos também o desenvolvimento da competência reflexiva sobre os elementos dos desportos coletivos e dos jogos e torneios realizados.
Consideramos que os alunos devem evidenciar uma atitude crítica e científica nas intervenções e nas tarefas realizadas. Promovemos também uma atitude de entrega e empenhamento na realização das atividades técnico-táticas dos desportos coletivos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia utilizada privilegiará o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas.O processo de avaliação contínua centra-se na observação feita pelo docente em todas as aulas do respetivo bloco, analisando-o segundo dois parâmetros:
Domínio prático (90%) - Qualidade da participação nas tarefas propostas no decurso do processo de ensino-aprendizagem, empenho nas atividades propostas, relacionamento inter-grupo e assiduidade;
Domínio teórico-prático (10%) - Conhecimentos teórico-práticos adquiridos nas aulas. Um teste final individual.
A avaliação final é constituída por uma prova escrita, uma prova oral e um plano de aula. A média aritmética do somatório da nota das provas seja igual ou superior a dez valores. Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.
Avaliação
O processo de avaliação contínua centra-se na observação feita pelo docente em todas as aulas do respetivo bloco, analisando-o segundo dois parâmetros:
Domínio prático (90%) - Qualidade da participação nas tarefas propostas no decurso do processo de ensino-aprendizagem, empenho nas atividades propostas, relacionamento inter-grupo e assiduidade;
Domínio teórico-prático (10%) - Conhecimentos teórico-práticos adquiridos nas aulas. Um teste final individual.
A avaliação final é constituída por uma prova escrita, uma prova oral e um plano de aula. A média aritmética do somatório da nota das provas seja igual ou superior a dez valores.
Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem e recairá em aulas teórico-práticas, práticas e ensino à distância. Privilegia o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas e no fórum de discussão (ensino mediatizado à distância).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Arias, A.; Luengo, D. Moreno, A. & Moreno, J. (2020). 100 Ejercicios y juegos seleccionados de Iniciación al balonmano. Wanceulen.
Estriga, L. (2019). TEAM HANDBALL: TEACHING AND LEARNING STEP-BY-STEP: An Instructional Guide. Porto. FADEUP.
Feito, J. & Alvarez, M. (2018). Fundamentos del balonmano: Etapas de aprendizaje, fundamentos técnicos y tácticos, entrenamiento de porteros, balonmano playa. Tutor.