Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
i. Conhecer as diferentes disciplinas e eventos do Atletismo; ii. Realizar os diferentes gestos técnicos das disciplinas
atléticas, associando as capacidades de observação e correcção; iii. Conhecer e aplicar as principais regras da
World Athletics.
Conteúdos programáticos
1. As disciplinas que integram a modalidade; 2. Organização Estrutural do Atletismo; 3. Histó ria da Modalidade; 4.
Corridas - 4.1 Velocidade; 4.2. Corridas de barreiras; 4.3. Corridas de meio fundo e fundo (Pista, Estrada, Cross e
Trail Running); 5. Lançamentos (Peso, Dardo, Disco e Martelo); 6. Saltos (Comprimento, Triplo, Altura e Vara); 7.
Marcha Atlética; 8. Provas Combinadas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para o objetivo i., temos os Conteúdos programático 1, 2 e 3.
Para o objetivo ii., temos os Conteúdos 4, 5, 6, 7 e 8.
Para o objetivo iii., temos uma interligação de todos os conteúdos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A. Sessões maioritariamente teórico-práticas; B. Abordagem e experimentação prática das várias disciplinas atléticas
(verificação de componentes críticas e progressão pedagógica; C. Vivências típicas de situações de competição
(dentro e fora de aula); D. Organização em grupos; E. Atendimento aos alunos com horário flexível em instalação
física e e-learning (Utilização da plataforma de ensino à distância Moodle e outras opções); F. Sessões teóricas para
análise técnica e observação de vídeos.
Avaliação
Avaliação Contínua - Relatório da participação (como atleta, organizador ou observador num evento de atletismo (25%); Avaliação prática (50%) - avaliação do desempenho técnico, participação e atitude crítica durante as aulas (incluindo apresentação de exercícios das várias disciplinas abordadas); Teste escrito sobre toda a matéria lecionada - (25%). Exame Final - Escrito (30%); Prático (30%); Oral (40%). Nota mínima em cada parâmetro da avaliação 9,5.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para o objetivo i., utilizamos fundamentalmente as Metodologias C e F complementada com a A e B.
Para o objetivo ii., utilizamos as Metodologias A, B, C, D e E
Para o objetivo iii., utilizamos as Metodologias C, E e F.
Os alunos em regime especial devem acordar com o regente, no inicio das actividades, elementos de avaliação
alternativos em caso de impossibilidade de cumprir o previsto.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Repositório da FPAtletismo (2022) http://www.fp-atletismo.pt/
Bravo, J., Garcia, M., Gil, F., Landa L.,Marín, J., Pascua, M., (1996) Atletismo (I) Carreras y Marcha, Ed. Real
Federacion Española de Atletismo