Código: | LLTD30131 | Sigla: | CAM | |
Área Científica: | Ciências Sociais e Humanas |
Área de Ensino: | LTD - Ciências Sociais e Humanas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLTD | 103 | Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 | 2º | 4 | 45 | 100 |
Ensino Teórico: | 6,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Teórico: | 4,50 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Teórico: | 4,50 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A. Conhecer e compreender os modelos recentes e clássicos e estudo em comportamento motor;
B. Conhecer os principais termos e instrumentos no estudo em comportamento motor;
C. Conhecer os principais mecanismos neuromotores de regulação do movimento;
D. Conhecer e compreender as principais leis e hipóteses do controlo motor e da aprendizagem motora;
E. Conhecer e saber como as principais variáveis interferem na aprendizagem e no controlo do movimento;
F. Conhecer os principais modelos de organização das condições de prática;
G. Compreender de que forma pode ser realizado um estudo exploratório sobre uma lei ou uma hipótese da aprendizagem ou do controlo do movimento.
1. Sistemas de classificação do movimento;
2. Mecanismos centrais e não-centrais de regulação do movimento;
3. Erro motor: tipos e análise;
4. Sensação e Perceção, propriocepção, exterocepção e exteropropriocepção na situação motora;
5. Lei de Weber e Diferenciação Percetiva;
6. Teoria do Esquema, hipóteses da variabilidade das condições de prática, da interferência contextual e da especificidade, conceito de programa motor;
7. Teoria dos Sistemas Dinâmicos, hipótese da catástrofe, conceito de auto-organização, conceito de gerador de padrão motor;
8. Perceção - Ação e Escala Corporal, conceitos de affordance e efetividades;
9. Lei de Fitts;
10. Lei da Prática, fases da aprendizagem e epigénese;
11. Retenção, Transferência e Antecipação;
12. Retroação Acrescida, conhecimento do processo e dos resultados;
13. Modelos de organização da aprendizagem motora, pré-prática e prática motora;
14.Coordenação Motora, padrões, ancoragem, avaliação.
Após cada conteúdo programático (1 a 14) os estudantes serão conhecedores dos diferentes modelos teóricos e conceptuais do comportamento motor (Objetivo A), referir-se às principais leis, hipóteses (Objetivo D) e variáveis (Objetivo E) e terão a capacidade de utilizar os principais termos e instrumentos de estudo (Objetivo B), com os quais farão uma aplicação prática num tema à escolha (Objetivo G). O Objetivo C será obtido através dos conteúdos programáticos 2, 4 e 8, e o Objetivo F será atingido especificamente após serem abordados os conteúdos programáticos 5, 6, 10, 12 e 14.
1. Aulas Expositivas: As aulas teóricas terão um foco de expor os conhecimentos e teorias do comportamento motor de modo a fornecer uma base teórica sólida aos estudantes. Esta metodologia torna-se particularmente útil para introduzir conceitos-chave e compreender de que forma as teorias fundamentais são aplicadas na área especifica do curso.
2. Aprendizagem Baseada em Problemas: Em cada momento, a aplicação dos conteúdos à área de intervenção baseia-se no levantamento de problemas e questões que permitem os estudantes analisar a pertinência e possíveis soluções a partir dos conteúdos abordados.
3. Atividades Práticas e Laboratoriais: Cada tópico é abordado com metodologias específicas de recolha, tratamento e interpretação de dados, com o intuito de proporcionar, aos estudantes, competências no "saber fazer". Esta abordagem visa que os alunos desenvolvam habilidades práticas e ganhem experiência prática na área.
4. Análise, Reflexão e Discussão: Estimular debates e discussões em grupo permite promover a troca de ideias, perspetivas e experiências entre os estudantes, além de aprofundar a compreensão dos tópicos discutidos.
5. Tecnologias Educacionais, Profissionais e de Investigação: A utilização de tecnologias educacionais, tais como plataformas online, simuladores, metodologias de e-learning e recursos multimídia, pode enriquecer a experiência de aprendizagem e atender às diferentes preferências de aprendizagem dos estudantes. Além disso, numa geração que tem tecnologia constantemente disponível, torna-se pertinente mostrar como a tecnologia pode ser utilizada no contexto profissional e em investigação científica, destacando-se de que forma a tecnologia disponível pode ajudar a aplicar os conteúdos nos dois contextos.
6. Colaboração Interdisciplinar: pretende-se incentivar a colaboração entre Unidades Curriculares o que permite oferecer uma visão holística das Ciências do Desporto, preparando os estudantes para abordagens interdisciplinares na prática profissional e na procura de soluções para os problemas que possam encontrar.
A Avaliação Contínua será composta por:
Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.
1. Barreiros, J; & Pezarat, P. (1997). Aprendizagem Motora. Teorias e Modelos. Cruz Quebrada, Lisboa: FMH Edições.
2. Famose, J.-P. (1990). Apprentissage Moteur et Difficulté de la Tâche. Paris: INSEP Pub.
3. Godinho, M., Barreiros, J. & Mendes, R. (1999). Controlo e Aprendizagem Motora. Cruz Quebrada, Lisboa: FMH Edições.
4. Ives, J. C. (2019). Motor behavior : connecting mind and body for optimal performance (2nd edition. ed.). Wolters Kluwer.
5. Schmidt, R. A., Lee, T. D., Winstein, C. J., Wulf, G., & Zelaznik, H. N. (2019). Motor control and learning : a behavioral emphasis (Sixth edition. ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.