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Controlo e Aprendizagem Motora

Código: LLTD30131    Sigla: CAM
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 103 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-2-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 6,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-2-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 4,50
Teórico-Práticas: 0,00

TD-2-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 4,50
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Marco António Colaço Branco - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Nancy Anacleto Brígida - ESD   3,00
Pedro Caetano Raposo   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Colaço Branco - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Conhecer e compreender os modelos recentes e clássicos e estudo em comportamento motor;
B. Conhecer os principais termos e instrumentos no estudo em comportamento motor;
C. Conhecer os principais mecanismos neuromotores de regulação do movimento;
D. Conhecer e compreender as principais leis e hipóteses do controlo motor e da aprendizagem motora;
E. Conhecer e saber como as principais variáveis interferem na aprendizagem e no controlo do movimento;
F. Conhecer os principais modelos de organização das condições de prática;
G. Compreender de que forma pode ser realizado um estudo exploratório sobre uma lei ou uma hipótese da aprendizagem ou do controlo do movimento.

Conteúdos programáticos

1. Sistemas de classificação do movimento;

2. Mecanismos centrais e não-centrais de regulação do movimento;

3. Erro motor: tipos e análise;

4. Sensação e Perceção, propriocepção, exterocepção e exteropropriocepção na situação motora;

5. Lei de Weber e Diferenciação Percetiva;

6. Teoria do Esquema, hipóteses da variabilidade das condições de prática, da interferência contextual e da especificidade, conceito de programa motor;

7. Teoria dos Sistemas Dinâmicos, hipótese da catástrofe, conceito de auto-organização, conceito de gerador de padrão motor;

8. Perceção - Ação e Escala Corporal, conceitos de affordance e efetividades;

9. Lei de Fitts;

10. Lei da Prática, fases da aprendizagem e epigénese;

11. Retenção, Transferência e Antecipação;

12. Retroação Acrescida, conhecimento do processo e dos resultados;

13. Modelos de organização da aprendizagem motora, pré-prática e prática motora;

14.Coordenação Motora, padrões, ancoragem, avaliação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Após cada conteúdo programático (1 a 14) os estudantes serão conhecedores dos diferentes modelos teóricos e conceptuais do comportamento motor (Objetivo A), referir-se às principais leis, hipóteses (Objetivo D) e variáveis (Objetivo E) e terão a capacidade de utilizar os principais termos e instrumentos de estudo (Objetivo B), com os quais farão uma aplicação prática num tema à escolha (Objetivo G). O Objetivo C será obtido através dos conteúdos programáticos 2, 4 e 8, e o Objetivo F será atingido especificamente após serem abordados os conteúdos programáticos 5, 6, 10, 12 e 14.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

1. Aulas Expositivas: As aulas teóricas terão um foco de expor os conhecimentos e teorias do comportamento motor de modo a fornecer uma base teórica sólida aos estudantes. Esta metodologia torna-se particularmente útil para introduzir conceitos-chave e compreender de que forma as teorias fundamentais são aplicadas na área especifica do curso.
2. Aprendizagem Baseada em Problemas: Em cada momento, a aplicação dos conteúdos à área de intervenção baseia-se no levantamento de problemas e questões que permitem os estudantes analisar a pertinência e possíveis soluções a partir dos conteúdos abordados.
3. Atividades Práticas e Laboratoriais: Cada tópico é abordado com metodologias específicas de recolha, tratamento e interpretação de dados, com o intuito de proporcionar, aos estudantes, competências no "saber fazer". Esta abordagem visa que os alunos desenvolvam habilidades práticas e ganhem experiência prática na área.
4. Análise, Reflexão e Discussão: Estimular debates e discussões em grupo permite promover a troca de ideias, perspetivas e experiências entre os estudantes, além de aprofundar a compreensão dos tópicos discutidos.
5. Tecnologias Educacionais, Profissionais e de Investigação: A utilização de tecnologias educacionais, tais como plataformas online, simuladores, metodologias de e-learning e recursos multimídia, pode enriquecer a experiência de aprendizagem e atender às diferentes preferências de aprendizagem dos estudantes. Além disso, numa geração que tem tecnologia constantemente disponível, torna-se pertinente mostrar como a tecnologia pode ser utilizada no contexto profissional e em investigação científica, destacando-se de que forma a tecnologia disponível pode ajudar a aplicar os conteúdos nos dois contextos.
6. Colaboração Interdisciplinar: pretende-se incentivar a colaboração entre Unidades Curriculares o que permite oferecer uma visão holística das Ciências do Desporto, preparando os estudantes para abordagens interdisciplinares na prática profissional e na procura de soluções para os problemas que possam encontrar.


Avaliação

A Avaliação Contínua será composta por:

  • Fichas de aplicação de conhecimentos (25% nota final)
  • Tarefas semanais (20% da nota final)
  • Escolher entre (55% da nota final com nota mínima de 10 valores):
    • um Estudo Exploratório com apresentação do mesmo
    • ou
    • um teste escrito.

A Avaliação Final é composta por:
  • Teste escrito (50% da nota final, com nota mínima de 10 valores)
  • Prova Oral (50% da nota final, com nota mínima de 10 valores) a escolher entre:
    • Defesa oral de projeto de estudo
    • ou
    • Prova oral sobre os conteúdos teóricos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Barreiros, J; & Pezarat, P. (1997). Aprendizagem Motora. Teorias e Modelos. Cruz Quebrada, Lisboa: FMH Edições.

2. Famose, J.-P. (1990). Apprentissage Moteur et Difficulté de la Tâche. Paris: INSEP Pub.

3. Godinho, M., Barreiros, J. & Mendes, R. (1999). Controlo e Aprendizagem Motora. Cruz Quebrada, Lisboa: FMH Edições.

4. Ives, J. C. (2019). Motor behavior : connecting mind and body for optimal performance (2nd edition. ed.). Wolters Kluwer.

5. Schmidt, R. A., Lee, T. D., Winstein, C. J., Wulf, G., & Zelaznik, H. N. (2019). Motor control and learning : a behavioral emphasis (Sixth edition. ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.



Observações