• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD30149
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Modalidade Desportiva III

Código: LLTD30149    Sigla: MD III
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2024/25 - A

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 70 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 17 165 425

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-3-T3-NATAÇÃO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-BASKET

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-VOLEI

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-TENIS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-FUTSAL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-TRIATLO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-GINASTI

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-ANDEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-ATLETIS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-CICLISM

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-KARATE

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-LUTASAM

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 2,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Carlos Manuel Ferreira Pereira - ESD   0,30
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   1,30
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
António Manuel da Silva Moreira - ESD   2,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,00
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   2,00
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   2,00
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,00
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   2,50
Luis Alberto Moura Lopes - ESD   1,00
Luís Miguel Tavares da Cunha Fontes - ESD   0,00
Manuel Firmino Simões de Almeida - ESD   0,00
Marco António Colaço Branco - ESD   1,00
Paulo Jorge Paixão Miguel - ESD   3,00
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   2,00
Pedro Miguel Dias Felner - ESD   0,00
Sérgio Figueiredo dos Santos - ESD   2,00
Tânia Alexandra Costa Carapeta - ESD   1,50
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   1,50
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 7,50
Carlos Manuel Ferreira Pereira - ESD   0,60
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   3,30
Luís Miguel Tavares da Cunha Fontes - ESD   2,00
Manuel Firmino Simões de Almeida - ESD   2,00
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   1,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC visa preparar os alunos para a aquisição de conhecimentos e de vivências práticas de índole técnico-científica que capacitem os mesmos a planear, intervir, observar, analisar e a refletir sobre a prática da modalidade desportiva específica. Concretamente, pretende-se que os alunos adquirem competências no domínio do planeamento e periodização do treino; da performance e rendimento desportivo (com o domínio do treino das várias capacidades motoras); da observação e análise técnica e, ainda, no conhecimento da parte da direção/coordenação técnica da modalidade específica.

Conteúdos programáticos

A) PLANEAMENTO E PERIODIZAÇÃO: 1.Perspetiva histórica e evolutiva do treino; 2.Contextualização dos conceitos de treino desportivo aplicados à modalidade desportiva; 3.Níveis e estruturas de planeamento; 4.Planeamento e periodização (operacionalização).
B) RENDIMENTO E PERFORMANCE DESPORTIVA/CAPACIDADES MOTORAS: 1.Dimensão física/fisiológica da modalidade (as capacidades motoras); 2.Fundamentação fisiológica do treino; 3.Conceptualização do treino das capacidades motoras; 4.Planeamento, periodização e operacionalização das capacidades motoras aplicadas à modalidade; 5. Avaliação e controlo das capacidades físicas das equipas e/ou dos atletas. 
C) OBSERVAÇÃO E ANÁLISE TÉCNICA: 1.Delimitação conceptual da observação e análise técnica e tática da modalidade; 2. Conteúdos específicos da observação e análise técnica e/ou tática; 3.A tecnologia ao serviço da observação e análise técnica e tática. 
D) COORDENAÇÃO TÉCNICA: 1.Conceptualização e preparação da Coordenação Técnica de um clube.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que os alunos possuam um conhecimento técnico profundo, de âmbito teórico e prático, relativo às opções metodológicas do treino desportivo da modalidade específica, nomeadamente na área do planeamento e periodização, na área do rendimento e performance (capacidades motoras), observação e análise técnica e direção/coordenação técnica. O aprofundamento das temáticas abordadas, organizadas em quatro módulos de formação, e em continuidade com os conteúdos abordados na modalidade desportiva I e II, preconizam, numa dimensão holística, a capacidade dos alunos planearem, intervirem, observarem e refletirem sobre as suas modalidades específicas. Perspetiva-se, assim, que a aquisição dos vários conhecimentos e experimentos, proporcionados no desenvolvimento dos conteúdos dos quatro módulos de formação, qualifiquem os alunos para uma adequada intervenção no contexto profissional enquanto treinadores de desporto no âmbito da formação e/ou do alto rendimento.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino está centrada no processo de ensino-aprendizagem promovida através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e desenvolvimento de tarefas específicas de trabalho não presencial. O modelo de avaliação da UC é específico a cada modalidade desportiva. Assim, cada docente pode adaptar a metodologia de ensino relativa a cada um dos módulos de formação propostos. A avaliação tem dois processos disponíveis: avaliação contínua e exame final. Na avaliação contínua o aluno tem de frequentar, pelo menos, 2/3 das aulas dadas ao longo do ano. Concomitantemente, terá de realizar no mínimo uma avaliação de âmbito teórico (30%) e três de âmbito teórico-prático (70%). O exame de época normal e/ou de recurso deve contemplar um exame teórico (40%), um exame teórico-prático (40%) e um exame oral (20%). Destaca-se, ainda, que o funcionamento da MD em regime tutorial tem uma adequação metodológica que será definida no seu programa específico.


Avaliação

Avaliação Contínua

Para que o aluno esteja sujeito ao processo de avaliação contínua deverá estar presente em 2/3 das aulas dadas ao longo do ano. Concomitantemente, terá de realizar as atividades de avaliação propostas.

Avaliações Teóricas (AT), Teórico-Práticas (TP e Práticas (P)

Especificidade das ponderações: definida por cada um dos docentes de cada modalidade.

No conjunto das avaliações (teórica e prática) os alunos não poderão ter uma classificação inferior a 9,5 valores.

Avaliação Final

Elementos de Avaliação:

  • Avaliação Prática (AP) - realizada em sistema de aula e/ou através da realização de teste (com questões de componente teórico-prática) e/ou através da realização de tarefa (com prazo de entrega delimitado);
  • Avaliação Teórica (AT) ¿ realização de exame escrito
  • Avaliação Oral (AO) ¿ realização exame oral.

Em todas as avaliações, o aluno terá de obter a classificação mínima de 10 valores.

A classificação final da UC deverá cumprir com a seguinte ponderação:

[(AP x 0,40) + (AT x 0,40) + (AO x 0,20)]


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino e aprendizagem visam o desenvolvimento integrado dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos estabelecidos. A diversidade de metodologias propostas tem por objetivo potenciar e relacionar a abordagem das competências no âmbito do planeamento e periodização, rendimento e performance, observação e análise técnica e coordenação técnica. 
Os métodos propostos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências ao nível da aplicação dos saberes específicos da modalidade desportiva. Para tal, privilegia-se o ensino presencial através da exposição de conteúdos teóricos, análise bibliográfica, discussão temática e desenvolvimento de atividades práticas específicas. Para esta dinâmica metodológica contribuem, também, as atividades de avaliação de âmbito teórico (30%), preconizadas através de testes/fichas e de âmbito teórico-prático (70%), promovidas por tarefas didático-pedagógicas específicas para os módulos de formação definidos (pelo menos uma tarefa por módulo que compreenda aplicações práticas em contexto real ou simulado, relatórios técnicos e ou trabalhos técnico-científicos). Destaca-se, ainda, que há um conjunto de modalidades desportivas que funcionam em regime tutorial. Nestes casos, os alunos cumprirão o estipulado pelo programa específico da mesma, sempre em adequação com a metodologia de ensino proposta no programa geral.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Tendo em conta as diferentes modalidades desportivas inseridas nesta unidade curricular a bibliografia é apresentada dentro do programa específico de cada uma dessas modalidades. 





 

Observações

Em caso de necessidade, e em função das diretrizes institucionais, proceder-se-á à aplicação de Planos de Reajustamento das Atividades Letivas e/ou de Acompanhamento dos alunos, com a devida articulação dos conteúdos e respetivos métodos de ensino à distância, nomeadamente através da plataforma ZOOM e da página da unidade curricular no Moodle. As aulas decorrerão em modo síncrono e assíncrono.