Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A UC visa preparar os alunos para a aquisição de conhecimentos e de vivências práticas de índole técnico-científica que capacitem os mesmos a planear, intervir, observar, analisar e a refletir sobre a prática da modalidade desportiva específica. Concretamente, pretende-se que os alunos adquirem competências no domínio do planeamento e periodização do treino; da performance e rendimento desportivo (com o domínio do treino das várias capacidades motoras); da observação e análise técnica e, ainda, no conhecimento da parte da direção/coordenação técnica da modalidade específica.
Conteúdos programáticos
A) PLANEAMENTO E PERIODIZAÇÃO: 1.Perspetiva histórica e evolutiva do treino; 2.Contextualização dos conceitos de treino desportivo aplicados à modalidade desportiva; 3.Níveis e estruturas de planeamento; 4.Planeamento e periodização (operacionalização).
B) RENDIMENTO E PERFORMANCE DESPORTIVA/CAPACIDADES MOTORAS: 1.Dimensão física/fisiológica da modalidade (as capacidades motoras); 2.Fundamentação fisiológica do treino; 3.Conceptualização do treino das capacidades motoras; 4.Planeamento, periodização e operacionalização das capacidades motoras aplicadas à modalidade; 5. Avaliação e controlo das capacidades físicas das equipas e/ou dos atletas.
C) OBSERVAÇÃO E ANÁLISE TÉCNICA: 1.Delimitação conceptual da observação e análise técnica e tática da modalidade; 2. Conteúdos específicos da observação e análise técnica e/ou tática; 3.A tecnologia ao serviço da observação e análise técnica e tática.
D) COORDENAÇÃO TÉCNICA: 1.Conceptualização e preparação da Coordenação Técnica de um clube.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os alunos possuam um conhecimento técnico profundo, de âmbito teórico e prático, relativo às opções metodológicas do treino desportivo da modalidade específica, nomeadamente na área do planeamento e periodização, na área do rendimento e performance (capacidades motoras), observação e análise técnica e direção/coordenação técnica. O aprofundamento das temáticas abordadas, organizadas em quatro módulos de formação, e em continuidade com os conteúdos abordados na modalidade desportiva I e II, preconizam, numa dimensão holística, a capacidade dos alunos planearem, intervirem, observarem e refletirem sobre as suas modalidades específicas. Perspetiva-se, assim, que a aquisição dos vários conhecimentos e experimentos, proporcionados no desenvolvimento dos conteúdos dos quatro módulos de formação, qualifiquem os alunos para uma adequada intervenção no contexto profissional enquanto treinadores de desporto no âmbito da formação e/ou do alto rendimento.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino está centrada no processo de ensino-aprendizagem promovida através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e desenvolvimento de tarefas específicas de trabalho não presencial. O modelo de avaliação da UC é específico a cada modalidade desportiva. Assim, cada docente pode adaptar a metodologia de ensino relativa a cada um dos módulos de formação propostos. A avaliação tem dois processos disponíveis: avaliação contínua e exame final. Na avaliação contínua o aluno tem de frequentar, pelo menos, 2/3 das aulas dadas ao longo do ano. Concomitantemente, terá de realizar no mínimo uma avaliação de âmbito teórico (30%) e três de âmbito teórico-prático (70%). O exame de época normal e/ou de recurso deve contemplar um exame teórico (40%), um exame teórico-prático (40%) e um exame oral (20%). Destaca-se, ainda, que o funcionamento da MD em regime tutorial tem uma adequação metodológica que será definida no seu programa específico.
Avaliação
Avaliação
Contínua
Para que o
aluno esteja sujeito ao processo de avaliação contínua deverá estar presente em
2/3 das aulas dadas ao longo do ano. Concomitantemente, terá de realizar
as atividades de avaliação propostas.
Avaliações
Teóricas (AT), Teórico-Práticas (TP e Práticas (P)
Especificidade das ponderações: definida por cada um dos docentes de cada modalidade.
No
conjunto das avaliações (teórica e prática) os alunos não poderão ter uma
classificação inferior a 9,5 valores.
Avaliação Final
Elementos de Avaliação:
Avaliação Prática (AP) - realizada em sistema
de aula e/ou através da realização de teste (com questões de componente teórico-prática)
e/ou através da realização de tarefa (com prazo de entrega delimitado);
Avaliação Teórica (AT) ¿ realização de exame
escrito
Avaliação Oral (AO) ¿ realização exame oral.
Em todas
as avaliações, o aluno terá de obter a classificação mínima de 10 valores.
A
classificação final da UC deverá cumprir com a seguinte ponderação:
[(AP x
0,40) + (AT x 0,40) + (AO x 0,20)]
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino e aprendizagem visam o desenvolvimento integrado dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos estabelecidos. A diversidade de metodologias propostas tem por objetivo potenciar e relacionar a abordagem das competências no âmbito do planeamento e periodização, rendimento e performance, observação e análise técnica e coordenação técnica.
Os métodos propostos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências ao nível da aplicação dos saberes específicos da modalidade desportiva. Para tal, privilegia-se o ensino presencial através da exposição de conteúdos teóricos, análise bibliográfica, discussão temática e desenvolvimento de atividades práticas específicas. Para esta dinâmica metodológica contribuem, também, as atividades de avaliação de âmbito teórico (30%), preconizadas através de testes/fichas e de âmbito teórico-prático (70%), promovidas por tarefas didático-pedagógicas específicas para os módulos de formação definidos (pelo menos uma tarefa por módulo que compreenda aplicações práticas em contexto real ou simulado, relatórios técnicos e ou trabalhos técnico-científicos). Destaca-se, ainda, que há um conjunto de modalidades desportivas que funcionam em regime tutorial. Nestes casos, os alunos cumprirão o estipulado pelo programa específico da mesma, sempre em adequação com a metodologia de ensino proposta no programa geral.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Tendo em conta as diferentes modalidades desportivas inseridas nesta unidade curricular a bibliografia é apresentada dentro do programa específico de cada uma dessas modalidades.
Observações
Em caso de necessidade, e em função das diretrizes institucionais, proceder-se-á à aplicação de Planos de Reajustamento das Atividades Letivas e/ou de Acompanhamento dos alunos, com a devida articulação dos conteúdos e respetivos métodos de ensino à distância, nomeadamente através da plataforma ZOOM e da página da unidade curricular no Moodle. As aulas decorrerão em modo síncrono e assíncrono.