• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD30156
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Introdução à Biomecânica do Desporto

Código: LLTD30156    Sigla: IB
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: LTD - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 183 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 4 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   0,90
Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves Santana - ESD   0,10
Teórico-Práticas Totais 4 6,00
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   3,33
Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves Santana - ESD   0,80
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   1,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

I.Definir a Biomecânica e enquadrá-la epistemologicamente; II. Identificar o objeto de estudo e desenvolver competências entre os diferentes objetivos da Biomecânica do Desporto; III. Identificar os tipos de movimento, leis e os princípios biomecânicos subjacentes; IV. Adquirir conhecimentos ao nível da biomecânica dos ossos, músculos e articulações; V. Adquirir competências de análise cinemática; Interpretar o movimento dos projéteis; VI. Conhecimentos de análise cinética e do comportamento mecânico dos corpos em contacto; Identificar as forças de atrito e de impulso e os fatores que as determinam; VII. Relacionar o trabalho realizado com força potência, custo energético e eficiência do movimento; VIII. Analisar o equilíbrio e estabilidade nas técnicas desportivas; IX. Adquirir conhecimentos na determinação do centro de gravidade; X. Perspetivar as diferentes soluções de avaliação biomecânica do movimento em termos de fornecimento de feedbacks para o praticante; 

Conteúdos programáticos

1. Fundamentos biomecânicos, conceitos, princípios e terminologia; 2. Objeto e áreas de estudo em Biomecânica; 3 Aspetos biomecânicos da estrutura óssea e das articulações; 4. Aspetos biomecânicos da função muscular; 5.Fatores mecânicos que afetam a força muscular; 6. Fundamentos da cinemática; 7. Cinemática do movimento de projéteis; 8. Fundamentos da cinética; 9. Comportamento mecânico dos corpos em contacto; 10. Centro de gravidade - definição e localização; 11. Métodos experimentais e numéricos para determinar a posição do C.G;.12. Natureza e propriedades dos fluidos; 13.Fatores que afetam a mecânica dos fluidos; 14.Conceitos de energética relacionados com o rendimento desportivo; 15.Eletromiografia;16.Termografia;17.Técnicas de recolha e análise de variáveis biomecânicas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando os objetivos da unidade curricular, a coerência do conteúdo visa fornecer aos alunos o conhecimento da teoria geral associada à biomecânica do desporto e como são aplicadas nos diferentes aspetos do exercício físico e do treino desportivo. O objetivo desta disciplina é que os alunos conheçam, compreendam e discutissem as formas de aplicar os princípios biomecânicos associados à compreensão do movimento de forma geral e abstrata para que possam utilizar este conhecimento na sua intervenção desportiva.
A metodologia aplicada deve ser focada no processo de ensino-aprendizagem do aluno, onde todo o seu trabalho contribuirá muito para a sua aprendizagem. As metodologias utilizadas podem cair em classes teóricas-práticas:
Conteúdo 1 - Objectivos I e II.
Conteúdo 2  - Objectivos II e III.
Conteúdo 3- Objectivo IV.
Conteúdo 4- Objectivo IV.
Conteúdo 5- Objectivo IV.
Conteúdos 6 e 7- Objectivo V.
Conteúdo 8-  Objectivo VI.
Conteúdos 9 e 10- Objectivo VI.
Conteúdos 11- Objectivos VII e VIII.
Conteúdos 12  e 13- Objectivos VIII e IX.
Conteúdos 14 ,15, 16 e 17- Objectivos X.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino adotadas têm diferentes abordagens e princípios para facilitar a aprendizagem. Alguns dos métodos mais comuns incluem: Aprendizagem baseada em problemas (PBL) com foco na resolução de problemas específicos, onde os alunos investigam e resolvem os problemas;Ensino individualizado: Observação, análise e experimentação de situações de exercício de treino; os alunos terão prioridade ao contacto com meios tecnológicos, bem como o domínio dos instrumentos de análise e avaliação biomecânica o movimento em termos de fornecimento de feedbacks para o praticante, que podem ser utilizados na sua intervenção desportiva.


Avaliação

Avaliação Continua: Para poderem ser avaliados em regime de avaliação contínua, os estudantes tem que estar presente em pelo menos 2/3 das aulas lecionada.  A nota final deve ser igual ou superior a 10, nos seguintes parâmetros: Teste Escrito (40%)- Trabalho escrito (30%)- Apresentação do Trabalho (defesa oral do trabalho e ligação aos conteúdos teóricos) (30%) ; Avaliação final: - apresentação e discussão de um trabalho de análise técnica (50%)- avaliação oral sobre toda a matéria lecionada (50%)- Alunos em situação especial: conforme estabelecido no artigo 19.º dos Regulamentos de Avaliação do Conhecimento e das Competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Foram definidas metodologias de ensino que são fundamentalmente baseadas em situações práticas reais, procurando abordar todos os conteúdos programáticos definidos e visam atingir os objetivos da unidade curricular.
Nas aulas teóricas desenvolver-se-ão, de modo expositivo, os temas relativos aos conteúdos programáticos definidos. Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á fazer o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, através da aplicação de fichas práticas e através da participação ativa dos alunos em situações experimentais. Pretende-se que os alunos aumentem as suas competências e saberes com base numa transmissão de conteúdos coerente sustentada pela explicação de diversos contextos desportivos, recorrendo a situações de experimentação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abrantes, J. (1997). Biomecânica, Edições FMH, Lisboa. Bartlett, R. (2003). Introduction to sports biomechanics, Spon Press, London New York. .Blazevich, Prof. A. (2017). Sports Biomechanics (3rd ed.). Bloomsbury Sport. Retrieved from https://www.perlego.com/book/816357 (Original work published 2017). Jodar, X.A. (1996), Eficácia y técnica deportiva - análisis del movimiento humano, Editora Iniciativas Deportivas. McGinnis, P.M. (1999). Biomechanics of Sport and Exercise, Human kinetics, USA. Hall, S. J. (2013). Biomecânica Básica (6.ª ed.). New York, NY: Nova Guanabara. Robertson, D.G.E., Caldwell, G. E., Hamill, J., Kamen, G., & Whittlesey, S. N. (2014). Research methods in biomechanics (Second edition. ed.). Bartlett, R. (2007). Introduction to sports biomechanics:analysing human movement patterns. Milton Park, Abingdon, Oxon ; New York, NY: Routledge.Watkins, J. (2010). Structure and function of the musculoskeletal system (2nd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.