Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta Unidade Curricular abrange transversalmente os aspetos técnicos, metodológicos e científicos do Treino Desportivo tendo por objetivo a construção do conhecimento de base que permita ao aluno entender o processo de treino nomeadamente no que se refere aos seus aspetos mais gerais, princípios orientadores, bem como os seus fatores fundamentais.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos avançados de planeamento e periodização do treino
2. Desenvolvimento de atletas a longo prazo
3. Ritmos circadianos
4. Especificidades da mulher no treino
5. Treino em altitude
6. Controlo do processo de preparação do treino e da competição
7. Pluridisciplinaridade e treino desportivo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Dominar, de forma aprofundada, o planeamento e a periodização do treino. Construção de um planeamento tendo em conta fatores diversos como o desenvolvimento de atletas a longo prazo, os ritmos circadianos, as especificidades da mulher no treino, o treino em altitude e o controlo do processo de preparação do treino e da competição.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas teórico-práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas.
Avaliação
Avaliação contínua: aluno tem de frequentar 2/3 das aulas lecionadas ao longo do semestre; Trabalho individual 1 (TI1); Trabalho individual 2 (TI2); Trabalho de grupo (TG). Classificação final: (TI1=25%) + (TI2=25%) + (TG=50%) = 100%. O somatório das partes não poderá se inferior a 10 valores.
Avaliação final através de exame final: Avaliação Prática (AP) + Avaliação Teórica (AT) + Avaliação Oral (AO). A classificação final: (AP=40%) + (AE=40%) + (AO=20%); Nenhuma das partes poderá se inferior a 10 valores.
Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem e recairá em aulas teóricas e teórico-práticas. Privilegia o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas, individuais e em grupos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bompa, T. & Buzzichelli, C. (2019). Periodization: Theory and Methodology of Training. Human Kinetics.
Farias, C. & Mesquita, I. (2022). Learner-Oriented Teaching and Assessment in Youth Sport. Routledge.
Pill, S. (2022). Perspectives on Game-Based Coaching. Routledge.
Vasconcelos Raposo, A. (2019). Preparar e Dirigir o Treino da Força com Jovens. Confederação Portuguesa de Treinadores: Cadernos do Treinador (3).
Vasconcelos Raposo, A. (2019). Planeamento do treino desportivo: fundamentos, organização e operacionalização. Visão e Contexto.