• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD30163
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio

Código: LLTD30163    Sigla: EST
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2024/25 - A

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 75 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 17 320 600

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Estágio: 9,67
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 3 29,01
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   0,00
António Manuel da Silva Moreira - ESD   0,99
Carlos Manuel Ferreira Pereira - ESD   1,98
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,99
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   1,65
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   0,99
Gonçalo Filipe Silva Carvalho - ESD   1,65
João Pedro Jorge Simões - ESD   0,00
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   0,99
Joaquim Paulo Gonçalves Antunes - ESD   0,33
Luis Alberto Moura Lopes - ESD   0,33
Luís Miguel Tavares da Cunha Fontes - ESD   0,33
Manuel Firmino Simões de Almeida - ESD   0,66
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33
Mauro da Conceição Miguel - ESD   2,31
Nuno Ricardo Gonçalves Coito - ESD   0,99
Paulo Jorge Paixão Miguel - ESD   0,99
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   0,66
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   2,31
Sérgio Figueiredo dos Santos - ESD   0,66
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   1,98
Orientação Tutorial Totais 1 1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundamento dos conhecimentos adquiridos visando a habilitação para o exercício da atividade profissional para que consiga: Enriquecer a componente profissional, proporcionando-lhe experiência da prática profissional; Promover a articulação entre os conhecimentos e a realidade, o reconhecimento e a resposta adequada às questões morais, éticas, estéticas, ecológicas, legais e deontológicas que se lhe deparem; Integrar a formação do desportista numa perspetiva pedagógica de cidadania e transmissão de valores; Confrontar-se com os problemas suscitados pelo exercício profissional, promovendo o desenvolvimento de competências necessárias e de conhecimentos adequados à sua resolução; Desenvolver a necessidade de uma constante atualização nos domínios da investigação e do conhecimento científico, técnico, pedagógico e domínio da utilização das novas tecnologias; Possibilitar, em contexto de aprendizagem, a reflexão crítica sobre a realidade; Facilitar a inserção no mercado de trabalho.

Conteúdos programáticos

Observação, Análise, Planeamento, Execução e Avaliação do Processo de Treino e Aprendizagem específico por modalidade e ajustado ao contexto profissional.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Especificamente deve: Conseguir aplicar, de uma forma geral, os conhecimentos adquiridos nas restantes unidades curriculares relacionados com a sua modalidade de especialização e respetivo contexto; Conseguir aplicar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Modalidade Desportiva I, II e III; Ser capaz de usar com competência as técnicas de intervenção adequadas para cada situação no âmbito do treino desportivo na sua área específica; Assegurar a coerência, a exequibilidade e a adequação dos programas de treino/ensino, tendo em vista a longevidade do atleta e o respeito absoluto pela integridade da sua saúde física e mental; Dominar os mecanismos, procedimentos, técnicas e parâmetros de planificação, avaliação e controlo do processo ensino-aprendizagem, sendo capaz de planificar a sua estrutura, recolher os dados e interpretar os resultados, de forma a proceder às modificações necessárias à otimização do processo de treino desportivo e/ou de ensino/formativo.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O acompanhamento quotidiano do Estagiário deverá ser efetuado pelo orientador profissional (da entidade acolhedora) supervisionado pelo orientador académico (ESDRM). O aluno será enquadrado, no início do estágio, num Plano Individual de Formação (PIF) discutido e aprovado pelos seus orientadores, cujo carácter específico será ajustado à natureza e perfil geral do contexto e à função que o aluno desempenhará. O Modelo de Formação prevê, como metodologia de base, o acompanhamento, a reflexão, a discussão, a orientação, a supervisão e a avaliação das atividades do aluno pelos orientadores.A sua avaliação resultará de um processo de acompanhamento sistemático por parte dos Orientadores, que visa analisar o empenho, a progressão e a competência da intervenção dos alunos estagiários em contexto profissional. O regime de avaliação contínua será o único permitido para ser obtido aproveitamento (Consultar Anexo VI do RETD - Ficha de Avaliação Final Específica por Modalidade/Especialização). 


Avaliação

A sua avaliação resultará de um processo de acompanhamento sistemático por parte dos Orientadores, que visa analisar o empenho, a progressão e a competência da intervenção dos alunos estagiários em contexto profissional. O regime de avaliação contínua será o único permitido para ser obtido aproveitamento (Consultar Anexo VI do RETD - Ficha de Avaliação Final Específica por Modalidade/Especialização). 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O acompanhamento quotidiano do Estagiário deverá ser efetuado pelo orientador profissional (da entidade acolhedora) supervisionado pelo orientador académico (ESDRM). O aluno será enquadrado, no início do estágio, num Plano Individual de Formação (PIF) discutido e aprovado pelos seus orientadores, cujo carácter específico será ajustado à natureza e perfil geral do contexto e à função que o aluno desempenhará. O Modelo de Formação prevê, como metodologia de base, o acompanhamento, a reflexão, a discussão, a orientação, a supervisão e a avaliação das atividades do aluno pelos orientadores.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Toda a mencionada nas Unidades Curriculares ao longo da sua formação; Regulamento Orientador Geral de Estágio das Licenciaturas da ESDRM; Regulamento de Estágio Específico do Curso de Treino Desportivo.