Código: | LLTD30163 | Sigla: | EST | |
Área Científica: | Ciencias Técnicas e Pedagógicas |
Área de Ensino: | LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLTD | 75 | Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 | 3º | 17 | 320 | 600 |
Aprofundamento dos conhecimentos adquiridos visando a habilitação para o exercício da atividade profissional para que consiga: Enriquecer a componente profissional, proporcionando-lhe experiência da prática profissional; Promover a articulação entre os conhecimentos e a realidade, o reconhecimento e a resposta adequada às questões morais, éticas, estéticas, ecológicas, legais e deontológicas que se lhe deparem; Integrar a formação do desportista numa perspetiva pedagógica de cidadania e transmissão de valores; Confrontar-se com os problemas suscitados pelo exercício profissional, promovendo o desenvolvimento de competências necessárias e de conhecimentos adequados à sua resolução; Desenvolver a necessidade de uma constante atualização nos domínios da investigação e do conhecimento científico, técnico, pedagógico e domínio da utilização das novas tecnologias; Possibilitar, em contexto de aprendizagem, a reflexão crítica sobre a realidade; Facilitar a inserção no mercado de trabalho.
Observação, Análise, Planeamento, Execução e Avaliação do Processo de Treino e Aprendizagem específico por modalidade e ajustado ao contexto profissional.
Especificamente deve: Conseguir aplicar, de uma forma geral, os conhecimentos adquiridos nas restantes unidades curriculares relacionados com a sua modalidade de especialização e respetivo contexto; Conseguir aplicar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Modalidade Desportiva I, II e III; Ser capaz de usar com competência as técnicas de intervenção adequadas para cada situação no âmbito do treino desportivo na sua área específica; Assegurar a coerência, a exequibilidade e a adequação dos programas de treino/ensino, tendo em vista a longevidade do atleta e o respeito absoluto pela integridade da sua saúde física e mental; Dominar os mecanismos, procedimentos, técnicas e parâmetros de planificação, avaliação e controlo do processo ensino-aprendizagem, sendo capaz de planificar a sua estrutura, recolher os dados e interpretar os resultados, de forma a proceder às modificações necessárias à otimização do processo de treino desportivo e/ou de ensino/formativo.
O acompanhamento quotidiano do Estagiário deverá ser efetuado pelo orientador profissional (da entidade acolhedora) supervisionado pelo orientador académico (ESDRM). O aluno será enquadrado, no início do estágio, num Plano Individual de Formação (PIF) discutido e aprovado pelos seus orientadores, cujo carácter específico será ajustado à natureza e perfil geral do contexto e à função que o aluno desempenhará. O Modelo de Formação prevê, como metodologia de base, o acompanhamento, a reflexão, a discussão, a orientação, a supervisão e a avaliação das atividades do aluno pelos orientadores.A sua avaliação resultará de um processo de acompanhamento sistemático por parte dos Orientadores, que visa analisar o empenho, a progressão e a competência da intervenção dos alunos estagiários em contexto profissional. O regime de avaliação contínua será o único permitido para ser obtido aproveitamento (Consultar Anexo VI do RETD - Ficha de Avaliação Final Específica por Modalidade/Especialização).
A sua avaliação resultará de um processo de acompanhamento sistemático por parte dos Orientadores, que visa analisar o empenho, a progressão e a competência da intervenção dos alunos estagiários em contexto profissional. O regime de avaliação contínua será o único permitido para ser obtido aproveitamento (Consultar Anexo VI do RETD - Ficha de Avaliação Final Específica por Modalidade/Especialização).
O acompanhamento quotidiano do Estagiário deverá ser efetuado pelo orientador profissional (da entidade acolhedora) supervisionado pelo orientador académico (ESDRM). O aluno será enquadrado, no início do estágio, num Plano Individual de Formação (PIF) discutido e aprovado pelos seus orientadores, cujo carácter específico será ajustado à natureza e perfil geral do contexto e à função que o aluno desempenhará. O Modelo de Formação prevê, como metodologia de base, o acompanhamento, a reflexão, a discussão, a orientação, a supervisão e a avaliação das atividades do aluno pelos orientadores.
Toda a mencionada nas Unidades Curriculares ao longo da sua formação; Regulamento Orientador Geral de Estágio das Licenciaturas da ESDRM; Regulamento de Estágio Específico do Curso de Treino Desportivo.