Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Nesta unidade curricular, o aluno deve atingir os seguintes objetivos:
1.Conhecimentos
Modelos de desenvolvimento profissional contínuo no âmbito do treino desportivo;
Exemplos de boas práticas profissionais no desenvolvimento das carreiras dos treinadores de sucesso;
2.Competências
Analisar o comportamento dos treinadores em contextos de treino e de competição;
Interpretar as intervenções dos treinadores nos media e em entrevistas personalizadas, procurando analisar o seu conteúdo, no âmbito do desenvolvimento da carreira do treinador;
Comunicar com sucesso, em situação simulada e real, no âmbito da sua modalidade desportiva, dirigindo-se a estudantes, professores, treinadores e atletas;
3.Atitudes
Evidenciar atitude científica, no desenvolvimento dos seus projetos de investigação, construindo com rigor e com qualidade os seus relatórios;
Intervir ativamente na discussão dos diversos temas relativos ao desenvolvimento da carreira do treinador.
Conteúdos programáticos
1.As etapas da carreira - conjunto de fases que caracterizam a carreira dos treinadores, envolvendo a participação, como desportistas e como treinadores até se tornarem treinadores de elite.
2.A estrutura da carreira e as respetivas exigências - graus de competências funcionais, considerando os perfis, conteúdos e cargas horárias da formação (p.ex. IPDJ).
3.A preparação e desenvolvimento profissional - identificar normas destinadas a aumentar a consciência da necessidade de desenvolvimento profissional contínuo e recomendar recursos adicionais para a prescrição do treino.
4.A comunicação e as competências interpessoais - reforçar as questões da comunicação, da liderança e da intervenção junto dos diversos atores, em treino e competição.
5.As funções típicas da intervenção do treinador - a resolução de problemas, tomada de decisões rápidas durante as competições.
6.A recolha de informação e elaboração de relatórios.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para conhecer os modelos de desenvolvimento profissional contínuo, o impacto da atualização e renovação dos conhecimentos e competências no exercício da profissão e os exemplos de boas práticas profissionais, são desenvolvidos os temas sobre as etapas da carreira, a estrutura da carreira e as respetivas exigências.
Para desenvolver as competências de análise do comportamento dos treinadores, de interpretação das intervenções dos treinadores, de comunicação com sucesso, de realização de relatórios, são desenvolvidos e experimentados os temas da preparação e desenvolvimento profissional, da comunicação e das competências interpessoais, das funções típicas da intervenção do treinador, da recolha de informação e elaboração de relatórios.
Para desenvolver uma atitude científica e uma intervenção ativa no processo de aprendizagem, são desenvolvidos métodos de ensino que mobilizam os estudantes para a intervenção nas aulas, por via da sua própria produção.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os alunos são informados nas aulas anteriores sobre os conteúdos a abordar nas aulas seguintes para que estes sejam lecionados em regime de debate;
Incentivo aos alunos na criação de novos tópicos de debate;
Utilização de vídeos e casos reais para análises ¿in loco¿ de determinados conteúdos;
Alguns dos elementos de trabalho são desenvolvidos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes;
Os alunos realizam uma exploração aos contextos profissionais dos treinadores, recolhendo dados significativos para a discussão dos temas e dos conteúdos;
Aplicação de fichas de avaliação sectoriais em funções de temas de conteúdo;
Aplicação de teste de avaliação de conhecimentos no final de blocos de conteúdos.
Avaliação dos conhecimentos e competências através da elaboração de um trabalho de investigação sobre a carreira de treinador de sucesso, baseado na abordagem à realidade profissional do treinador;
Aplicação de teste de avaliação de conhecimentos no final de blocos de conteúdos.
Avaliação
Processos de avaliação disponíveis
Avaliação Contínua e Exame Final
Condições de acesso e critérios de adesão a cada processo de avaliação
Os alunos terão de cumprir o regime de frequência, conforme previsto no artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM, uma vez que se define neste programa, para o aluno ter avaliação contínua deverá cumprir 80% de presenças (no mínimo) às aulas (teórico-práticas e seminário).
Os alunos podem optar formalmente por não efetuar a avaliação contínua, realizando o exame final, devendo dirigir informação escrita ao regente.
Elementos de avaliação exigidos, métodos utilizados e critérios de ponderação
A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através da elaboração de fichas de avaliação sectoriais, de um teste de avaliação de conhecimentos, um trabalho de pesquisa sobre a carreira de um treinador de sucesso (individual) e apresentação do trabalho (individual), que refletem o processo de formação a que vão estando sujeitos.
O trabalho de pesquisa exige a procura de fontes bibliográficas e a respetiva análise do seu conteúdo. Eventualmente, poderá conter observação e entrevista aos treinadores em contexto profissional.
Cada elemento de avaliação deverá ter uma classificação mínima de 9,5 valores, para aprovação final.
O Exame Final corresponde a uma prova escrita e uma prova oral. A classificação final é obtida pela média das duas provas, sendo que para acesso à prova oral é necessário obter 9,5 valores na prova escrita.
Cálculo da avaliação final em cada processo de avaliação
Avaliação Contínua: Nota Final = (0,50 * 2 Fichas de Avaliação) + (0,50 * Trabalho e Apresentação
Exame Final: Nota Final = (0,50 * Prova Escrita) + (0,50 * Prova Oral)
Regime específico para alunos em situação especial
Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para conhecer os modelos de desenvolvimento profissional contínuo, o impacto da atualização e renovação dos conhecimentos e competências no exercício da profissão e os exemplos de boas práticas profissionais, são utilizadas metodologias de informação e discussão, trabalho de grupo na aula, discussão artigos, pesquisa informação, fichas de trabalho e vídeos.
Para desenvolver as competências de análise do comportamento dos treinadores, de interpretação das intervenções dos treinadores, de comunicação com sucesso, de realização de relatórios, são utilizadas metodologias de trabalho de grupo na aula, discussão artigos, pesquisa informação, fichas de trabalho e vídeos, bem como, de trabalho individual em autonomia de pesquisa e de produção científica.
Para desenvolver uma atitude científica e uma intervenção ativa no processo de aprendizagem, são utilizadas metodologias de discussão e reflexão sobre documentos e temas, bem como, de conceção de projeto e tratamento de dados.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Pearson Education Limited.
IDP (2010). Programa Nacional da Formação de Treinadores. Lisboa. Instituto do Desporto de Portugal
Pinheiro, V., Belchior, D., Sousa, P. & Santos, F. (2018). Manual para Treinadores de Futebol de Excelência. Prime Books.
Resende, Rui; Castro, Júlia. (2015). Desafios profissionais do treinador desportivo: Como aprender para melhor treinar. In Universidade e o mercado de trabalho: Do criar saber ao saber fazer, ed. Trovão Rosário; Eduardo Gonçalves, 39 - 47. Edições ISMAI - Centro de Publicações.
Rodrigues, J. (2020). Desporto, Inovação e Formação de Treinadores. Edições CIEQV.
Rodrigues, J. & Sequeira, P. (2017). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Ed. Visão e Contextos.
Sarmento, P., Rosado, A, Rodrigues, J. (2000). A Formação de Treinadores Desportivos. Edições ESDRM.