Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
¿Identificar as várias valências de um gabinete médico de uma equipa de futebol de formação e não profissional
¿Identificar e prevenir situações e fatores de risco no futebol de formação e não profissional
¿Identificar as lesões provocadas pelas situações de risco mencionadas, nomeadamente pelo trauma, sobre-uso e uso inadequado
¿Conhecer as metodologias e técnicas atuais associadas à reabilitação e retorno à competição
¿Conhecer as metodologias, técnicas e conhecimento científico atual associado à prevencão de lesões, controlo do treino e da competição e nutrição no futebol
¿Dominar a nomenclatura específica da disciplina.
Conteúdos programáticos
¿As Ciências do Desporto e a Medicina Desportiva no Treino Desportivo
¿Estrutura, funções, responsabilidades, comunicação e competências do departamento médico de uma equipa de futebol não profissional
¿Instrumentos e materiais de um gabinete médico de um clube de futebol não profissional
¿Emergência e suporte básico de vida em recintos desportivos
¿Fatores de Risco: o Sono, a relação Descanso/Treino, as Drogas, o Doping, o Álcool, a Hidratação e controlo da mesma e a importância do Calçado
¿Diagnóstico e tratamento de lesões no Treino Desportivo
¿Reabilitação e retorno à prática após lesão no Treino Desportivo
¿Avaliação, monitorização e controlo do treino e da competição no Futebol
¿¿Momento Psicológico¿ (ex: stress) do atleta como preditor de lesão
¿Prevenção de lesões no Treino Desportivo
¿Programas de Prevenção de Lesão
¿Nutrição, alimentação e suplementação no Treino Desportivo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
No Curso de Treino Desportivo em que se exige a especialização dos profissionais que no futuro irão intervir nas mais variadas áreas do Treino e em que a sua formação pretende que as suas competências permitam-lhe lidar com todas as situações possíveis neste contexto, é importante que o seu conhecimento abranja também uma área extremamente importante que é a da relação das Ciências do Desporto na Medicina Desportiva, e neste caso no Futebol de Formação e não Profissional, de forma a garantir uma segura adequação das metodologias de intervenção. Nesta perspetiva, torna-se fundamental o adquirir de conhecimento em várias temáticas como são a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de lesões no Futebol, o conhecimento e familiarização de uma estrutura e funções de um gabinete médico e também conhecer as várias áreas que hoje em dia são intervenientes nesta temática como o são a nutrição e suplementação e a avaliação e controlo do treino.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A maioria das aulas será teóricas e algumas aulas serão práticas. Todas as aulas serão presenciais. Algumas aulas serão de enquadramento teórico e conceptualização e outras de aplicação prática dos conteúdos tanto na forma da realização de fichas de trabalho como estudo em grupos de trabalho.
Avaliação
Avaliação em Época Normal:
A classificação final da UC é determinada pela seguinte fórmula: Classificação Final = [(1ª Ficha escrita x 7) + (2ª Ficha escrita x 7) + (Trabalho Individual X 6) / 20]. Cada Ficha escrita corresponde a 35% da Classificação Final e o Trabalho Individual corresponde a 30 %.
O Exame Época Normal consta da realização de um Teste Escrito e da realização de um Trabalho Individual.
Avaliação em Época de Recurso: A avaliação em Época de Recurso incide sobre toda a matéria lecionada na UC e é constituída por um Exame Escrito e uma Prova Oral, cada um correspondendo a 50% da Classificação Final.
Alunos em situação especial: disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes e será constituída por 2 partes: Uma prova escrita (exame escrito) e uma prova oral (exame oral) realizados em datas a acordar com o aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
·Bahtijarevic, Z., Beasley, I., Dupont, G., Earl, M., Ekstrand, J., Maughan, R. & Meyer, T., (2017). Encyclopedia of Football Medicine, Vol.3: Protecting the Player (Inglês), Thieme Medical Publishers.
·Ekstrand, J. (2014). Keeping your top players on the pitch: the key to football medicine at a professional level. British Journal of Sports Medicine, 7(12), 723-724. doi: 0.1136/bjsports-2013-092771 .
·Ekstrand, J. (2017). Preventing injuries in professional football: thinking bigger and working
together. British Journal of Sports Medicine, 50(12), 709-710. doi: 10.1136/bjsports-2016 096333
·Ekstrand, J. Waldén, M. Ueblacker, P., Karlsson, J., Holmich, P., Hansel, L. & Muller-Wohlfahrt, H. (2017). Encyclopedia of Football Medicine: Vol.2: Injuries Diagnosis and Treatment, Thieme Medical Publishers.
·Gordon, J. & Nordstrom, A. (2017). Encyclopedia of Football Medicine: Vol.1: Trauma and Medical Emergencies Hardcover, Thieme Medical Publishers.