Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1.Saber interpretar o desporto para a população com deficiência (DPCD) como forma de desenvolvimento, inclusão social e capacitação;2.Saber analisar e distinguir os vários tipos de deficiência;3.Identificar os principais motivos, barreiras e facilitadores para a prática de atividade física e desportiva (AFD) pela PCD e refletir sobre medidas e estratégias a adotar;4.Conhecer as diversas especificidades ao nível do desporto de alto rendimento;5.Conhecer a organização nacional e internacional do DPCD;6.Distinguir e diferenciar os princípios e critérios de elegibilidade e da classificação desportiva;7.Distinguir as ajudas técnicas e tecnologias de apoio ao DPCD;8.Compreender a especificidade do DPCD no âmbito do Treino Desportivo;9.Saber organizar e planificar algumas adaptações aos treinos, em função das diferentes características dos atletas;10.Desenvolver a capacidade de planear, intervir e avaliar em contexto de AFD;11.Preparar e qualificar treinadores para intervir junto da PCD.
Conteúdos programáticos
1.Conceitos principais: Atividade física, exercício físico e o desporto para pessoas com deficiência (DPCD);2.Tipologias de deficiência/incapacidades e necessidades específicas;3.Organização nacional e internacional do DPCD;4.Atividade físico-desportiva como forma de desenvolvimento, inclusão social e capacitação;5.O desporto de alto rendimento - O movimento paralímpico e surdolímpico;6.Motivos e facilitadores para a prática de atividade física e desportiva;7.Estratégias, políticas públicas, programas e boas práticas de intervenção no DPCD;8.Acessibilidade e barreiras à participação desportiva;9.Investigação e a ética no DPCD;10.Princípios e critérios de elegibilidade e da classificação desportiva e respetivas adaptações às modalidades;11.O planeamento e definição de objetivos em contexto do DPCD;12.Intervenção prática em DPCD - Noções de treino em função dos diferentes tipos de deficiência e das regras de cada modalidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Os pontos 1 a 12 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1.º ao 11.º objetivos definidos. A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em sala-de-aula e pavilhão, ambos asseguram o cumprimento dos objetivos e consubstanciam a aquisição das competências, aptidões e atitudes descritas junto desta população específica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teórico-práticas expositivas e interativas (pesquisas, estudo e análise de textos, visionamento e respetiva análise de material audiovisual, análise de casos e exercícios de role-playing).
Avaliação
Avaliação contínua e exame final, na Época Normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: Teste escrito (35%); Relatório de observação de um contexto prático (grupo) (25%); Trabalho de grupo (n=3) (40%) [trabalho escrito (25%) e apresentação (15%)]; inicia-se com realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação igual/superior a 10 na avaliação contínua; Se classificação inferior a 10, o aluno reprovará e será admitido em Época de Recurso e Especial. Exame Final, em Época Normal: Teste escrito (35%); Relatório de observação de um contexto prático (25%); Trabalho de pesquisa (40%) [trabalho escrito (25%) e apresentação (15%)]; inicia-se com realização do teste escrito; Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: média ponderada de todos elementos; Alunos que não optarem pela avaliação Época Normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas Épocas de Recurso e Especial. Exame contemplará prova escrita (50%) e oral (50%). Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: média dos 2 elementos. Os alunos em situação especial serão avaliados com os mesmos métodos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas no âmbito do Treino Desportivo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
-Brunet, F. & Mautuit, D. (2003). Activités physiques adaptées aux personnes déficientes intellectuelles. Éditions Revue; -FPDD (2016). Desporto para Pessoas com Deficiência-Manual de Curso de T. de Desporto-Grau I e II. IPDJ; -Franco, A. (2004). Actividades Físico-Deportivas con Colectivos Especiales. Wanceulen Editorial Deportiva, S.L.; -Jacinto, M., Vitorino, A., Palmeira, D., Antunes, R., Matos, R., Ferreira, J.P., & Bento, T. (2021). Perceived Barriers of Physical Activity Participation in Individuals with Intellectual Disability-A Systematic Review. Healthcare, 9(11), 1521, 1-12; -Sánchez, F. & Vicente, F. (1988). Educación física y deportes para minusvalidos psíquicos. Gymnos Editorial; -Vitorino, A. et al. (2015). Atividade física adaptada na população com necessidades especiais. Revista Científica da FPDD-Desporto e Atividade Física para Todos, 1(1), 46-50; -Winnick, J. & Porretta, D.L. (2017) (Ed.). Adapted Physical Education and Sport (6 ed). H. Kinetics.