Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os alunos
deverão utilizar as suas competências linguísticas em língua espanhola numa
grande variedade de contextos na área de Negócios Internacionais, fomentando
ainda a sua competência intercultural. Os alunos terão oportunidade de adquirir
e aplicar conhecimentos linguísticos em tópicos da sua futura área profissional.
No final desta unidade deverão: ser capazes de compreender com alguma
facilidade o que ouvem e lêem no âmbito de Espanhol de Negócios; saber
reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja
em língua falada ou escrita e apresentá-los de maneira coerente e resumida;
poder expressar-se com alguma fluência, de forma oral e escrita, com certo grau
de precisão.
Conteúdos programáticos
1. Negócios Internacionais - Socialização e Networking Estabelecer contactos no âmbito profissional Manter conversas casuais
2. A empresa Recrutamento e seleção (CV, carta de apresentação, entrevistas de emprego) Descrição de empregos/funções na empresa A internacionalização da empresa
3. Comunicação na empresa Conversas telefónicas Correspondência eletrónica
4. Reuniões Participar em reuniões Fazer apresentações de projectos/produtos/serviços
5. Negociações Discutir termos e condições Começar e acabar uma negociação
6. Apoio ao cliente Lidar com diferentes tipos de cliente Gerir reclamações
Revisão de estruturas gramaticais adequadas à aquisição dos conteúdos descritos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta os objetivos da unidade, os alunos deverão desenvolver a capacidade de responder a várias situações da sua área profissional em língua espanhola. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas, vocabulário e informação necessários a esse mesmo processo.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento conceptual por parte da docente. Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa, fomentando-se a participação de todos os intervenientes nas sessões presenciais e nas tarefas propostas.
Avaliação
Avaliação: Teste Final 50% Componente oral 25% Projecto 15% Participação na aula 10% (todos os elementos de avaliação são obrigatórios)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Serão selecionadas as tarefas e as metodologias apropriadas para permitir aos alunos atingir os objetivos: O idioma espanhol será apresentado em contextos autênticos. Exercícios linguísticos específicos e estudos de caso, propostos para a área do curso por investigadores internacionais e profissionais do ramo, serão utilizados nas aulas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alcaraz, Enrique; Hughes, Brian. (2013). Diccionario de términos económicos, financieros y comerciales. Ariel Economia. Faccio, Fabian. (2015). Español Comercial: Comunicación Avanzada para Profesionales de Negocios. Cognella Academic Publishing. Enterría, Josefa. (2002). La comunicación escrita en la empresa (Español de los negocios). Arco Libros Enterría, Josefa; Martinez, Ana. (2008). La comunicación oral en la empresa (Español de los negocios). Arco Libros. Lauterborn, Wanda. (2002). Comunicaciones por teléfono (Español de los negocios). Arco Libros. Lauterborn, Wanda; García, Ana. (2002). La comunicación informal en los negocios (Español de los negocios). Arco Libros. Tano, Marcelo (2009). Expertos. Libro del alumno. Difusión.