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Inovação e Empreendedorismo

Código: LNI43    Sigla: IE
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 28 Despacho nº 6215/2023 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-3-TA

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Irene Dobarrio Machado Ciccarino - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Irene Dobarrio Machado Ciccarino - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular (UC) visa abordar os conceitos e desenvolver atitudes indispensáveis à perceção de ideias inovadoras, bem como, a sua validação antes do processo empreendedor.
Ao longo da apresentação dos conteúdos da UC, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos, capacidades e competências, nomeadamente para:
O1. Desenvolver e validar conceitos de negócio;
O2. Identificar riscos inerentes ao desenvolvimento e consolidação dos projetos empresariais;
O3. Potenciar a capacidade de resolução de problemas;
O4. Conhecer e ser capaz de usar um conjunto de métodos e ferramentas adequados a cada um dos pontos anteriores.

Conteúdos programáticos

Program contents:

CPI - Introdução
1.1. Conceitos, definições e determinantes
1.2. Enquadrando a economia global e do conhecimento
1.3. Sustentabilidade
CPII - Inovação empresarial
2.1. Tipos e processos de inovação
2.2. Inovação social
2.3. Inovação tecnológica no contexto contemporâneo
CPIII - Atividade empreendedora
3.1. Empreendedorismo como inovação e solução de problemas
3.2. Oportunidade
3.3. Entendendo o mercado
3.4. Estratégia empresarial e modelos de negócios
3.5. Finanças empresariais e indicadores
3.6. Valor para o cliente e acionista
3.7. Criação de negócios, mobilização de recursos e processos
CPIV - Plano de negócios
4.1. Conteúdo do plano de negócios
4.2. Plano de marketing
4.3 Plano estratégico
4.4. Plano financeiro

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A análise do ambiente global, bem como a compreensão da atividade empreendedora (C1 e C3) está alinhada com O1.
C2 e C3 permitem cumprir O2 e O3 na medida em que o aluno é chamado a entender e analisar a jornada do empreendedor, em um contexto fortemente volátil e desafiador, atendendo ao novo paradigma da inovação tecnológica.
C4 está alinhado com O3 na medida em que capacita os alunos com métodos e ferramentas que catalisam o cumprimento de O3.
C2, C3 e C4 capacitam o aluno a cumprir O4.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As sessões se concentrarão no processo de aprendizagem individual dos alunos, apoiadas pela pedagogia da autonomia e pelo conceito de aprendizagem significativa por meio da prática (aprender fazendo) e do compartilhamento de experiências relevantes. As metodologias utilizadas são:
M1. Expositivo para explicar conceitos
M2. Participativo para discutir casos e exemplos;
M3. Ativo para aplicar conceitos teóricos na prática, usando, por exemplo: plano de negócios, atividades em grupo, dramatização, instruções entre pares, aprendizagem baseada em design, estudo de caso.
M4. Autoestudo para se preparar para a avaliação individual e interação com os materiais de suporte do curso.


Avaliação


Avaliação Contínua:

A1. Trabalho em grupo (Plano de Negócios) - 50%
A2. Atividades presenciais e Moodle - 10%.
A3. Exame final individual - 40%.

A aprovação no período de Avaliação Contínua pressupõe nota mínima de 7,0 na componente A3.

A nota final da disciplina será a soma dos elementos (A1+A2+A3).

Notas superiores a 16 poderão ser objeto de defesa oral da nota.
Assiduidade mínima obrigatória de 66%.
Trabalhos total ou parcialmente plagiados, ou comprovadamente derivados de IA, serão classificados com nota zero.

Os alunos que não forem aprovados na avaliação contínua serão sujeitos a exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que lhes permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, com a seguinte distribuição:
O1: M1, M2, M3, M4
O2: M1, M2 e M4
O3: M2,M3 e M4
O4. M1, M2, M3, M4

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baron, R & Shane, S (2013). Empreendedorismo: Uma visão do processo. CENGAGE Learning
Blank, S. & Dorf, B. (2020). The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company. John Wiley & sons, Eds.. New Jersey;
Collins J. & Lazier B.,(2020).Beyond Entrepreneurship 2.0.Penguin Random House.;
Osterwalder et al.,(2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers (Strategyzer). John Wiley and Sons.;
Sarkar, S. (2014), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora,3a Edição, Lisboa Tidd, J..