Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os estudantes, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam:
dominar conhecimentos, técnicas e instrumentos necessários à tomada de decisões de gestão financeira de empresas em contexto internacional;
explicar o funcionamento dos mercados financeiros numa perspetiva internacional, tendo em conta os seus agentes, instrumentos, produtos e segmentação, com especial ênfase para o mercado cambial, sendo capaz de detetar situações de exposição ao risco e encontrar instrumentos passíveis de efetuar a cobertura do risco;
apoiar operações de tesouraria no âmbito do comércio internacional e com o serviço da banca;
identificar a complexidade adicional que se reveste o investimento e o financiamento num contexto multinacional, bem como a implicação que a gestão financeira internacional tem na estratégia da empresa.
Conteúdos programáticos
1 - Enquadramento das Finanças Internacionais
2 - Introdução aos Mercados Financeiros
3 - Mercado Monetário e Mercado de Capitais
4 - Mercado Cambial
5 - Riscos nos Mercados Financeiros Internacionais
6 - Operações Bancárias do Comércio Internacional
7 - Decisões de Investimento e de Financiamento Internacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O 1º objetivo de aprendizagem está relacionado com todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. O 2º objetivo é especialmente atingido com os capítulos 2, 3, 4 e 5, enunciados como conteúdos programáticos. O 3º objetivo relaciona-se com o capítulo 6 e o 4º objetivo com o capítulo 7 dos conteúdos programáticos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
- Apresentações teóricas pelo professor através dos métodos expositivo e interrogativo, com o apoio do quadro e de meios audiovisuais. - Resolução de casos e exercícios práticos.
Avaliação
Avaliação Contínua: Teste escrito 1 - ponderação de 50% na nota final; Teste escrito 2 - ponderação de 50% na nota final. O estudante com nota de Avaliação Contínua superior a 10 valores fica dispensado de Exame e com nota inferior a 10 valores fica admitido a Exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
- A resolução de casos e exercícios práticos, suportada numa anterior apresentação teórica dos conteúdos programáticos, afigura-se como fundamental para se atingirem os objetivos de aprendizagem definidos. - A resolução pelos estudantes durante o período de aulas de dois testes de avaliação, permite, principalmente com o primeiro teste, a autoavaliação, fomenta o acompanhamento matéria lecionada, revela-se também um importante reforço para a apreensão dos conteúdos programáticos, pois através da auto pesquisa, do estudo individual ou em grupo, mais facilmente se alcançam os objetivos de aprendizagem definidos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Brealey, R., Myers, S. & Allen, F. (2018), Princípios de Finanças Corporativas (12ª Ed.). McGraw Hill.
Eitman, David, Stonehill, Arthur e Michael Moffett (2015), Multinational Business Finance , 14th Edition, Pearson.
Krugman, Paul R., Obstfeld, Maurice, Melitz, Marc J. (2022), International Finance: Theory And Policy (Global Edition). Pearson.
Levi, M. D. (2009), International Finance. Taylor & Francis.
Pacheco, L., Tavares, F., Soares, V., Vieira, E. e Peguinho, C. (2017), Finanças Internacionais ¿ Teoria e Prática, Edições Sílabo.
Silva, E., Mota, C., Queirós, M., Pereira, A. (2013), Finanças e Gestão de Riscos Internacionais, Vida Económica.
Shapiro, A. (2013), Multinational Financial Management (10th ed.). John Wiley & Sons.