Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Refletir sobre a importância da GRH nas organizações
2. Compreender a gestão estratégica de recursos humanos num contexto internacional
3. Compreender de que forma a globalização influencia as diferentes práticas de GIRH
4. Caracterizar os processos de internacionalização das organizações
5. Desenvolver programas de formação e desenvolvimento internacional
6. Aprender a gerir a diversidade num contexto internacional
Conteúdos programáticos
1. Importância da GRH num contexto organizacional
2. Gestão estratégica de recursos humanos
3. Cultura organizacional e cultura global
4. Práticas de GRH num contexto internacional
5. Gestão da diversidade
6. Processo de expatriação e repatriação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para melhor compreender a importância da gestão internacional de recursos humanos, as aulas incluem uma componente teórica e uma componente prática:
Objetivo 1: conteúdo programático 1
Objetivo 2: conteúdo programático 2
Objetivo 3: conteúdos programáticos 2, 3 e 4
Objetivo 4: conteúdos programáticos 2 a 6
Objetivo 5: conteúdo programático 5
Objetivo 6: conteúdos programáticos 2 a 6
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Com o objetivo de proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos relacionados com a gestão internacional de recursos humanos, serão utilizados os seguintes métodos:
- Método expositivo para apresentação de conceitos
- Método demonstrativo através da discussão de casos práticos
- Método participativo através de exercícios práticos e análise de casos reais
Avaliação
Avaliação contínua:
1. Estudos de caso analisados na sala de aula (25%)
2. Trabalhos individuais (25%)
3. Elaboração de um plano de expatriação e repatriação (50% - trabalho individual que substitui a frequência)
Exame final:
1. Menos de 10 valores na avaliação contínua
2. Alunos que optem por não efetuar qualquer avaliação ao longo do semestre
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com o objetivo de proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos relacionados com a gestão internacional de recursos humanos, serão utilizados os seguintes métodos:
- Método expositivo para apresentação de conceitos
- Método demonstrativo através da discussão de casos práticos
- Método participativo através de exercícios práticos e análise de casos reais
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Adler, N., & Aycan, Z. (2018). Cross-cultural interaction: what we know and what we need to know. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 5, 307-333. https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-032117-104528
Gomes, C., Rua, R., & Matias, P. (2017). Gestão internacional de recursos humanos. In M. Lopes, A. Lopes, C. Botelho, P. Palma, H. Marujo, & C. Gomes (Eds.), Gestão de Recursos Humanos: Modelos e Técnicas (pp. 58-89). ISCSP.
Kraimer, M., Bolino, M., & Mead, B. (2016). Themes in expatriate and repatriate research over four decades: What do we know and what do we still need to learn? Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 83-109. https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-041015-062437
Reiche, B., Harzing, A., & Tender, H. (2019). International human resource management. Sage.