Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimentos teóricos e empíricos sobre a envolvente contextual - económica, institucional, tecnológica e ambiental - em setores exportadores da economia portuguesa, tendo como foco a sustentabilidade.
Em síntese, os objetivos da aprendizagem são: OA1: Compreender a relevância do ecossistema de inovação e empreendedorismo em diversos setores de vocação exportadora na economia portuguesa. OA2: Explicar a separação à escala global entre centros de decisão e centros de produção nas cadeias de valor de bens transacionáveis. OA3: Conhecer experiências empresariais de sucesso e de insucesso na internacionalização das empresas portuguesas. OA4: Identificar parceiros estratégicos empresariais e institucionais para a internacionalização da economia portuguesa. OA5: Relacionar os objetivos da sustentabilidade com as dinâmicas de comércio e investimento internacionais
Conteúdos programáticos
CP1: O papel dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo no sucesso dos negócios internacionais. CP2: Os centros de gravidade do comércio internacional e a fragmentação espacial das cadeias de valor dos bens transacionáveis: a importância das economias de aglomeração espacial e das economias de escala (intraorganizacionais e interorganizacionais). CP3: Casos de sucesso e de insucesso na internacionalização. CP4: Redes de cooperação e serviços intensivos em conhecimento para a internacionalização do tecido empresarial português. CP5: Sustentabilidade e comércio internacional: O caso de estudo da economia portuguesa e da economia europeia. CP6: As emissões do dióxido de carbono, energias renováveis, crescimento económico, corrupção e complexidade económica. CP7: Análise empírica do impacto do comércio intrassectorial e do investimento internacional sobre as emissões poluidoras.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
CP1: explora conceitos de inovação aberta, especialização inteligente e `clusters' industriais para demonstrar a importância da cocriação (incluindo agentes empresariais, instituições de ensino superior, centros de I&D, câmaras de comércio e indústria) como determinante da internacionalização.
CP2: sintetiza a evolução histórica do comércio internacional a par da globalização e integração das cadeias de valor de bens transacionáveis, da revolução digital e da competitividade global.
CP3: facilita o conhecimento de experiências empresariais relacionadas com o comércio e o investimento internacionais.
CP4: concretiza e evidencia os atores-chave na internacionalização das fileiras produtivas com vocação exportadora.
CP5, CP6 e CP7 reforçam a capacidade analítica da problemática da sustentabilidade (económica e ambiental) no contexto internacional e o seu impacto na perceção do risco do país.
Assim, os CP concorrem para os LO nos seguintes termos:
OA1: CP1, CP3 e CP4.
OA2: CP2.
OA3: CP3.
OA4: CP4.
OA5: CP5, CP6 e CP7.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de avaliação serão as seguintes: ME: método expositivo (exposição de conteúdos pela Equipa Docente/ED). MD: método demonstrativo (palestras por pessoas qualificadas com relevantes habilitações académicas e experiência profissional, adequadas à problemática da UC, a relevância das questões e evidências relativas à internacionalização). MA: método ativo (aprendizagem com base no autoestudo, orientado pela ED que validará previamente as fontes de pesquisa).
Avaliação
A avaliação contínua terá por base exclusivamente trabalhos escritos, com apresentação e discussão em aula, de acordo com a seguinte ponderação:
Trabalhos de grupo (A1): 70% Trabalhos individuais (A2): 30% .
A1: recensão crítica de 2 artigos científicos, previamente validados pela Equipa Docente.
A2: relatórios individuais acerca de tópicos discutidos nas aulas, incluindo seminários por oradores convidados pela Equipa Docente.
Em exame final o estudante deverá elaborar e apresentar um relatório acerca de um tema programático, aplicando-se a seguinte ponderação para efeito de classificação final: Trabalho escrito: 50%. Apresentação: 50%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
De forma esquematizada, a correspondência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC é a seguinte: OA1: ME, MD e MA; A1 e A2. OA2: ME e MA.; A1 e A2. OA3: MD; A1 e A2. OA4: MA e MD ; A1 e A2
OA5: MA; A1 e A2.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
European Commission (2024). European Innovation Scoreboard 2023.
Euroepan Commission/Eurostat (2018). Oslo Manual.
Leitão N.C, et al. (2022). Revisiting the Effects of Energy, Population, Foreign Direct Investment and Economic Growth in Visegrad Countries Under the EKC Scheme. Environmental Science and Pollution Research.
Leitão, N.C., & Balsalobre-Lorente, D. (2021). The Effects of Tourism, Economic Growth and Renewable Energy on Carbon Dioxide Emissions. In: Balsalobre-Lorente, D., Driha, O.M & Shahbaz, M. (eds). Strategies in Sustainable Tourism, Economic Growth and Clean Energy, 67-88. Springer International Publishing.
Oliveira, Pedro & Turcínková, Jana (2019). Human Capital, Innovation and Internationalization of Micro and Small Enterprises in Rural Territory - a Case Study. Acta Universitatis Agriculturae et Silviculturae Mendelianae Brunensis, 67 (2); pp. 545-563.
Observações
A Equipa Docente disponibilizará aos alunos artigos académicos e de natureza profissional, além dos que constam na bibliografia, selecionados conforme os objetivos da aprendizagem e os conteúdos pedagógicos estabelecidos. Estarão todos os itens acessíveis na plataforma Moodle.