Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências relativas aos sistemas de produção animal tendo em vista a compreensão da sua multifuncionalidade. Desenvolvimento de capacidades de observação e manipulação de animais; execução das tarefas de maneio das principais produções pecuárias; integração em equipas de trabalho em explorações pecuárias.
Conteúdos programáticos
Ensino teórico: 1. Breve caracterização da evolução do sector pecuário: a produção animal enquadrada na produção agrícola, a Política Agrária Comum (PAC), as Organizações Comuns de Mercado (OCM's) e a União Europeia (UE). 2. A agricultura no Ribatejo e Oeste. 3. Perspectiva da produção animal para o séc. XXI. 4. Estrutura e funcionamento dos principais tipos de unidades pecuárias: bovinicultura, ovinicultura, caprinicultura, suinicultura e cunicultura.
Ensino prático: Execução das diversas tarefas inerentes ao funcionamento da exploração pecuária das principais
espécies de interesse zootécnico.
Orientação Tutória: 1. Coordenação e apoio às actividades inerentes ao funcionamento de exploração pecuária.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Abordagem integradora do funcionamento dos principais sistemas de produção animal das principais espécies de interesse zootécnico.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões presenciais: sessões teórico e práticas com apresentação dos diversos sistemas de produção animal e respetivo funcionamento.
Avaliação
- Avaliação: Provas escritas (PE) - 2;
- Dispensa de exame: (P1 + P2)/2 >=10; P1 e P2>= 8
- Exame final: prova escrita, sobre a totalidade dos conteúdos programáticos; aprovação >= 10.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teóricas e práticas apresentam-se os conceitos fundamentais dos sistemas tradicionais de exploração das principais espécies de interesse zootécnico, visando o desenvolvimento de competências para a compreensão de procedimentos inerentes à exploração pecuária, em situações reais e no tecido empresarial.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) (2007). Recomendações de Bem-Estar Animal. - Carbó C.B. Zootecnia - Porcinicultura Intensiva e Extensiva, Producciones Cunicola e Avícolas Alternativas - Gomes, AL. (2005) - Textos sobre Bovinicultura. Policopiado, ESAS. - Gomes A.L. (2001). - Textos sobre Ovinos e Caprinos Policopiado, ESAS. - Pardal, P. (2016) Documentação diversa a disponibilizar pelo docente (diapositivos projectados); - H. Steinfeld, P. Garber, T. Wassenaar, V. Castel, M. Rosales e C. de Haan. Livestock's long shadow - Environmental