Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aprofundar e consolidar conhecimentos em química geral.
Conteúdos programáticos
Teórica 1. Estrutura Atómica e Tabela Periódica. 2. Ligação Química. 3. Compostos de Coordenação. 4. Água e soluções aquosas. 5. Introdução à Termoquímica. 6. Cinética Química. 7. Equilíbrio Químico. 8. Reações Ácido-Base. 9. Reações de Precipitação. 10. Química dos colóides. 11. Reações de oxirredução. Prática Laboratorial 1. Unidades de concentração: Cálculos e preparação de soluções. 2. Equilíbrio químico. 3. Reações ácidobase: Volumetria, soluções tampão. 4. Produto de solubilidade. 5. Reações redox.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se rever e aprofundar os conceitos de química geral, de modo a que o estudante compreenda os fenómenos químicos que ocorrem nos diversos compartimentos ambientais (solo, ar e água).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino teórico, tutorial presencial e laboratorial.
Avaliação
É condição de admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular.
Todas as avaliações deverão ter classificação igual ou superior a 8 valores. -Dispensas parciais: Componente teórica: 2 testes escritos (TE), com inscrição obrigatória na plataforma LMS, TE=média dos testes escritos igual ou superior a 10. Componente Laboratorial: 4 Relatórios/Fichas de trabalho (TL) relativos à componente prática; TL=média dos relatórios/fichas igual ou superior a 10. -Dispensa total: A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,70 TE+0,30 TL - Exame final: 1 prova escrita (PE) + 1 prova laboratorial (PL) A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,70 TE+0,30 PL
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teóricas pretende-se dar os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos. Nas sessões tutoriais pretende-se efetuar exercícios de aplicação da matéria lecionada nas sessões teóricas. Nas sessões laboratoriais pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas através da realização de trabalhos práticos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Atkins, P.& Beran, J. (1992). General Chemistry (2nd ed.). USA: Scientific American Books, 922 pp. Boikess, R. (2009). How to Solve General Chemistry Problems (8th ed.). USA: Prentice Hall, 325 pp. Chang, R.& Goldsby, K. A. (2013). Química (11ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill, 1085 pp. Weiss, G. S., Greco, T. G & Rickard, L. H. (2014). Experiments in General Chemistry (9th ed.). Harlow: Pearson, 328 pp.