Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição, integração de conhecimentos e desenvolvimento de
competências sobre a avaliação dos alimentos para animais, a seleção dos mais
adequados a cada espécie animal e a cada função zootécnica; avaliação
das necessidades nutricionais dos animais.
Conteúdos programáticos
Ensino TP (45,5h): 1. Introdução. 2. Alimentos e Nutrientes. 2.1. Classificações e funções dos nutrientes. 2.2 Tipos de Alimentos. 3.Avaliação dos alimentos. 3.1. Análise laboratorial. 3.1.1. Colheita de amostras. 3.1.2 ¿ Esquema analítico Weende. 3.1.3. Esquema analítico van Soest. 3.2. Digestibilidade. 3.3. Energia. 4. Matérias-primas para alimentação animal. 5. Tabelas de valor nutritivo. 5.1. Necessidades nutricionais. 6. Ingestão voluntária e sua previsão.
Ensino PL (7h): Demonstração: colheita de amostras, esquemas analíticos - Weende e van Soest.
OT (7,5h): Apoio à elaboração seminário solicitado.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através da componente teórica e da componente
prática da unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram um
conjunto de conhecimentos e de competências sobre a avaliação dos alimentos e
as necessidades nutricionais dos animais. Focam -se nas característicasbiológicasebioquímicasdosalimentos,relacionando-ascomaavaliaçãolaboratorial. Oestudantedevesaberoquepretendedolaboratórioecomoutilizarosresultados;emseguida
abordam-se outras metodologias de avaliação, estudam-se as necessidades
nutricionais e a ingestão voluntária dos alimentos. Pretende-se que o estudante
possa, assim, rentabilizar a utilização do laboratório, tabelas e equações deprevisão, de modo a poder fazer a
seleção mais adequada a cada espécie animal e a cada funçãozootécnica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino teórico-prático: métodos expositivo, ilustrativo e interrogativo. Ensino prático-laboratorial: métodos expositivo, demonstrativo e interrogativo.
Avaliação
Provas escritas - duas; apresentação de Seminário + relatório- uma. Fórmula de classificação: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x seminário+ relatório. Condições de dispensa parcial ou total, de exame final: obter um mínimo de 10 valores em cada uma das provas escritas. Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos a exame final. Exame final: prova escrita - uma.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teórico-práticas expõem-se os temas com apoio em apresentações PowerPoint, ilustrando a exposição com exemplos de aplicação prática e interrogando o estudante; o estudante realiza fichas de questões e/ou de exercícios de aplicação dos conhecimentos, tais como interpretação e tratamento de resultados analíticos, artigos científicos, consulta de tabelas de composição química e valor nutricional e de tabelas de necessidades nutricionais, aplicação de equações de previsão da digestibilidade, de energia, de necessidades, de ingestão, entre outras. Nas sessões prático-laboratoriais faz-se a demonstração da colheita e preparação de amostras de alimentos e das metodologias analíticas nos laboratórios da Escola e em visita de estudo à Estação Zootécnica Nacional onde também visitam o Laboratório Animal.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Kellems, O. R.; Church, D. C. (2010) Livestock feeds & feeding, 6th ed., Prentice-Hall Inc., USA. McDonald, P.; Edwards, R. A.; Greenhalgh, J. F. D.; Morgan C. A. (2011) Animal Nutrition, 7th ed., Pearson Education Limited / Prentice Hall, UK, 665pp. Moughan, P. J.; Hendriks, W. H. (2018) Feed avaluation science, Wageningen:Academic Publishers, The Netherlands. Pond, W. G.; Church, D. C.; Pond, K. R.; Schoknecht, P. A. (2005) Basic Animal Nutrition and Feeding, 5th ed., USA. Webgrafia: http://www.allaboutfeed.net http://www.etsia.upm.es/fedna http://www.feedipedia.org