• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LZOO1204
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Nutrição Animal I

Código: LZOO1204    Sigla: NA 1
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 33 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_2_B

Teórico-Práticas: 36,00

LZOO_2_A

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Carla Giselly de Souza - ESA   2,80
Fabiano Dahlke - ESA   2,80
Maria Inês Carvalho Martins Pimentel Carolino - ESAS   1,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Giselly de Souza - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição, integração de conhecimentos e desenvolvimento de competências sobre a avaliação dos alimentos para animais, a seleção dos mais adequados a cada espécie animal e a cada função zootécnica; avaliação das necessidades nutricionais dos animais.


Conteúdos programáticos

Ensino TP (45,5h): 1. Introdução. 2. Alimentos e Nutrientes. 2.1. Classificações e funções dos nutrientes. 2.2 Tipos de Alimentos. 3.Avaliação dos alimentos. 3.1. Análise laboratorial. 3.1.1. Colheita de amostras. 3.1.2 ¿ Esquema analítico Weende. 3.1.3. Esquema analítico van Soest. 3.2. Digestibilidade. 3.3. Energia. 4. Matérias-primas para alimentação animal. 5. Tabelas de valor nutritivo. 5.1. Necessidades nutricionais. 6. Ingestão voluntária e sua previsão. Ensino PL (7h): Demonstração: colheita de amostras, esquemas analíticos - Weende e van Soest. OT (7,5h): Apoio à elaboração seminário solicitado.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Através da componente teórica e da componente prática da unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos e de competências sobre a avaliação dos alimentos e as necessidades nutricionais dos animais. Focam -se nas características biológicas e bioquímicas dos alimentos, relacionando-as com a avaliação laboratorial. O estudante deve saber o que pretende do laboratório e como utilizar os resultados; em                     seguida abordam-se outras metodologias de avaliação, estudam-se as necessidades nutricionais e a ingestão voluntária dos alimentos. Pretende-se que o estudante possa, assim, rentabilizar a utilização do laboratório, tabelas e equações de previsão, de modo a poder fazer a seleção mais adequada a cada espécie animal e a cada função zootécnica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico-prático: métodos expositivo, ilustrativo e interrogativo.
Ensino prático-laboratorial: métodos expositivo, demonstrativo e interrogativo.



Avaliação

Provas escritas - duas; apresentação de Seminário + relatório- uma.
Fórmula de classificação: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x seminário+ relatório.
Condições de dispensa parcial ou total, de exame final: obter um mínimo de 10 valores em cada uma das provas escritas.
Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos a exame final.
Exame final: prova escrita - uma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teórico-práticas expõem-se os temas com apoio em apresentações PowerPoint, ilustrando a exposição com exemplos de aplicação prática e interrogando o estudante; o estudante realiza fichas de questões e/ou de exercícios de aplicação dos conhecimentos, tais como interpretação e tratamento de resultados analíticos, artigos científicos, consulta de tabelas de composição química e valor nutricional e de tabelas de necessidades nutricionais, aplicação de equações de previsão da digestibilidade, de energia, de necessidades, de ingestão, entre outras. Nas sessões prático-laboratoriais faz-se a demonstração da colheita e preparação de amostras de alimentos e das metodologias analíticas nos laboratórios da Escola e em visita de estudo à Estação Zootécnica Nacional onde também visitam o Laboratório Animal.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Kellems, O. R.; Church, D. C. (2010) Livestock feeds & feeding, 6th ed., Prentice-Hall Inc., USA.
McDonald, P.; Edwards, R. A.; Greenhalgh, J. F. D.; Morgan C. A. (2011) Animal Nutrition, 7th ed., Pearson Education Limited / Prentice Hall, UK, 665pp.
Moughan, P. J.; Hendriks, W. H. (2018) Feed avaluation science, Wageningen:Academic Publishers, The Netherlands.
Pond, W. G.; Church, D. C.; Pond, K. R.; Schoknecht, P. A. (2005) Basic Animal Nutrition and Feeding, 5th ed., USA.
Webgrafia:
http://www.allaboutfeed.net
http://www.etsia.upm.es/fedna
http://www.feedipedia.org

Observações

.