• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LZOO1301
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Informática e Processamento de Dados

Código: LZOO1301    Sigla: IPD
Área Científica: Informática na Ótica do Utilizador

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas - CM

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 42 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_3_A

Teórico-Práticas: 36,00

LZOO_3_B

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Anabela Dias Ramalho Grifo - ESA   8,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Dias Ramalho Grifo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os alunos desenvolvam as competências fundamentais para explorar e dominar a folha de cálculo e dotar os alunos de conhecimentos, aptidões e competências no âmbito da aquisição e tratamento de dados de forma a:
- desenvolver competências a nível da organização e estruturação de dados numa folha de cálculo, conceção e implementação de folhas de cálculo para análise de dados;
- adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades que permitam conhecer o potencial das ferramentas informáticas;
- utilizar com desenvoltura as ferramentas informáticas na resolução de problemas e perceber a sua importância na tomada de decisões;
- compreender os diferentes tipos de dados e como a sua organização pode afetar as tomadas de decisão;
- desenvolver a capacidade de apresentar e discutir dados/informação assim como a capacidade de responsabilização em projetos de trabalho em equipa.


Conteúdos programáticos

Folha de cálculo: conceito e objetivo de uma folha de cálculo; tipos de dados; formatação avançada de células; manipulação da informação na folha de trabalho e de folhas de trabalho; operadores e fórmulas; criação de séries; tipos de referências; atribuição de nomes a células e blocos; funções de estatística, matemática, lógica, base de dados, pesquisa e referência; ordenação de dados; consultas com filtragem automática e avançada de dados; estruturação de tópicos e subtotais; validação de dados; apresentação gráfica da informação; inserção e formatação de gráficos; tipos de gráficos; tabelas e gráficos dinâmicos; proteção de células folhas e documentos; utilização do excel em ambiente colaborativo; transferência de informação entre aplicações; criação de cenários; otimização de equações. Estatística: estatística descritiva e regressão linear simples.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Abordagem integradora do funcionamento das tecnologias de informação no âmbito do tratamento de dados com a execução de trabalhos práticos e recurso a ferramentas e dados que possibilitam a concretização dos objetivos da unidade curricular.

Aplicação, de forma criativa e crítica, dos conhecimentos, capacidades e atitudes na resolução de atividades concretas no âmbito da unidade curricular.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas com exposição das temáticas fundamentais e desenvolvimento de trabalhos práticos em sessões presenciais e com orientação tutorial. Nestes trabalhos o aluno deverá aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas utilizando as ferramentas disponíveis.


Avaliação

1. Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.

2. Condições de dispensa a exame final
Avaliação periódica através de 2 provas práticas que poderão facultar a dispensa de exame final.
Para que ocorra dispensa de exame final é necessário que a média das provas práticas seja igual ou superior a 10 valores. Nenhum dos elementos de avaliação periódica pode ter uma classificação inferior a 8 valores.

3. Exame final
Consta da realização de uma prova prática.

Em qualquer prova é obrigatória uma inscrição no moodle, realizada até ao final do terceiro dia anterior à data marcada para a prova.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas aulas serão expostos os conceitos e teorias que posteriormente serão aplicados no desenvolvimento dos trabalhos práticos.
Deverá ser executado trabalho complementar, fora do horário letivo, com apoio tutorial, garantindo os objetivos propostos.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alexander, M. & Kusleika, R. (2022). Microsoft Excel 365 Bible. New York City: John Wiley & Sons.
Carlberg, C. (2014). Statistical analysis: Microsoft excel 2013. Indianapolis, IN: Que Publishing.
Gonçalves, R. (2021). O Grande Livro do Excel. (1ª ed.). On Line Editora: Camelot Editora.
McFedries, P. (2021). Microsoft Excel 2019: Fórmulas e Funções. (1ª ed.). Rio de Janeiro: Alta Books
Marques, P. C. & Costa, N. (2014). Fundamental do EXCEL. Lisboa: FCA - Editora de informática.
Martins, A. (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos. Lisboa: Edições Sílabo.
Pataro, A. (2019). Dominando o Excel 2019. São Paulo: Novatec Editora.
Rodrigues, Miguel (2011). O tratamento e análise de dados. In Silvestre, Hugo Consciência; Araújo, Joaquim Filipe Cap. IX de Metodologia para a Investigação Social (pp. 179-230). Lisboa: Escolar Editora.
Martins, A. (2017). Excel aplicado à gestão. (4ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Triola, M. F. (2014). Elementary statistics using Excel. (5th ed.). London: Pearson.