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Mercados e Políticas Rurais

Código: LZOO1302    Sigla: MPR
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 37 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_3_A

Teórico-Práticas: 8,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Carlos Pedro Oliveira Santos Trindade - ESA   0,53
Patrícia Bonança Matamouros Rezende Fonseca de Oliveira - ESAS   0,27
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A u.c. tem por objetivo familiarizar os alunos com os princípios e práticas relacionadas com o funcionamento dos mercados, a comercialização de produtos e serviços agropecuários, as políticas atuais e seus efeitos na produção e consumo sustentáveis. Serão transmitidos conhecimentos necessários para a u.c subsequente (LZOO1351) e que os capacitem para tomar decisões em ambiente profissional em diferentes contextos económicos e políticos rurais. Pretende-se que o aluno: identifique os principais fatores que determinam a oferta e a procura de produtos e serviços agrícolas, aplique os conceitos e teorias económicas à análise de problemas e desafios rurais, percecione as características e comportamentos dos consumidores atuais e potenciais, explore estratégias para promover práticas de produção e consumo sustentável e compreenda as tendências do mercado, integrando as análises da concorrência e da envolvente numa visão sistémica de melhoria da competitividade da sua organização.

Conteúdos programáticos

Caraterização do sector agrícola, pecuário e alimentar na economia portuguesa e internacional. Noções de economia necessárias à compreensão dos mercados agropecuários. Sistemas alimentares sustentáveis. Produção e Consumo sustentável. Perceções e comportamento dos consumidores. Papel dos mercados agroalimentares na economia global. Sustentabilidade no contexto dos mercados agrícolas e agroalimentares. Políticas rurais e o seu impacto no desenvolvimento sustentável.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Serão abordadas técnicas de estudos de mercado, políticas de preço, produto, distribuição e comunicação, dotando os alunos das competências de economia, marketing e políticas agrárias e ambientais. Especificamente pretende-se proporcionar os conhecimentos básicos necessários para apoiar, a nível da decisão estratégica e das ações operacionais, e transmitir como integrá-los nas práticas da gestão da organização em que irá trabalhar ou que irá criar. Para que o conteúdo programático se articule e integre corretamente, abordam-se brevemente os fatores relevantes na perceção da qualidade dos produtos agropecuários determinantes do comportamento dos consumidores. As preocupações sentidas e os requisitos impostos aos produtores para participarem em mercados globalizados serão também discutidos e evidenciados como fundamentais ao conhecimento dos efeitos gerados pelas políticas públicas nacionais e internacionais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia segue o regime presencial, interligando o método expositivo e o diálogo participativo com os estudantes. Promove-se a utilização das ferramentas disponibilizadas na plataforma de apoio à aprendizagem e a pesquisa em bases de dados eletrónicas de agências nacionais e internacionais com informação sobre o setor.


Avaliação

A avaliação contínua consta de duas provas escritas.
É obrigatória a inscrição na primeira prova, no Moodle, até 24 horas antes da sua realização.
Só podem comparecer à 2.ª prova os alunos com nota igual ou superior a 8 valores na 1.ª prova.
Dispensa de exame final: obtenção de média igual ou superior a 10 valores no conjunto das provas escritas e um mínimo de 8 valores em cada uma das provas.
Dispensa parcial de exame final: nota igual ou superior a 10 valores na 1.ª ou na 2.ª prova. A opção pela dispensa de uma das partes deverá ser declarada na respetiva folha da prova escrita de exame.
O exame final consiste numa prova escrita, em que a classificação terá de ser igual ou superior a10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico-prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. Considerando-se fundamental que os estudantes inscritos nesta u.c. tenham as competências adequadas para analisarem diferentes situações reais impõe-se a abordagem expositiva preponderante nas aulas iniciais.

As metodologias de ensino tentam responder a grandes intenções, nomeadamente:
- que os conteúdos programáticos sejam compreendidos e facilmente assimilados;
- que assegurem uma relação intensa entre conhecimento e prática;
- que garantam a consolidação dos conhecimentos adquiridos, nesta fase, ou em fases posteriores, a nível profissional ou quando pretendam dar continuidade a outros ciclos de estudos.

As metodologias de ensino que se pretendem adotar respondem à definição dos objetivos expressos e à tipologia, essencialmente teórico-prática da u.c.. Na aquisição dos conceitos teóricos fundamentais considera-se que o mais adequado é o método expositivo, o que não implica que o estudante não seja obrigado a participar na identificação dos conceitos a difundir. Se para os conceitos estruturantes de economia, marketing e políticas e respetivas funções, não se esgotam as metodologias expositivas, para que os estudantes dominem as dinâmicas dos mercados juntam-se outras metodologias que permitem a aquisição de competências para analisar, compreender e decidir entre as diferentes cenários a opção estratégica a adotar na sua organização. Acresce ainda a existência de linhas orientadoras e suporte bibliográfico específico que é disponibilizado pelo(s) docente(s) na forma de acompanhamento tutorial para a realização dos desafios lançados e para que os estudantes tenham a informação necessária para a tomada de decisão perante os vários cenários alternativos nos problemas que hoje são propostos ou que com que poderão vir a ser confrontados num contexto profissional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

De Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018): Mercator 2018 25 Anos - O Marketing na era digital. (17ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, Grupo Leya
GPP (2023). Cultivar: cadernos de Análise e Prospetiva nº 28
Krugman, P. e Wells, R. (2007). Introdução à Economia, 3ª reimpressão, Elsevier, Brasil.
Na página Moodle serão indicados outros elementos para consulta.

Observações