Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Desenvolvimento de competências para o planeamento das diversas atividades inerentes à exploração pecuária, bem como a quantificação e valorização dos fatores de produção e produtos de origem agrícola e animal.
2. Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação, nas áreas técnicas e económico-financeira, através da elaboração de um projeto agro-pecuário: planificação de atividades, resolução de questões, realização do projeto, justificação das opções e resultados.
Conteúdos programáticos
1.-TP-Prático: Programa Operacional - âmbito e enquadramento legislativo. Planeamento da actividade pecuária. Ordenamento cultural e sistema de produção. Parâmetros produtivos da espécie / raça. Gestão dos recursos face ao maneio alimentar, reprodutivo e higiosanitário. Estrutura do efectivo pecuário e cálculo do encabeçamento. Consumos anuais e produção para venda. Investimentos/amortizações. Encargos e receitas específicos de cada actividade. Prémios e ajudas à produção. Cálculo Financeiro: regime de juro simples e composto. Análise e viabilidade económica com e sem projecto: cálculo de indicadores de viabilidade económica (VAL, TIR, PRI e RBC); cálculo de cash-flows; apuramento de resultados previsionais: balanços e demonstração de resultados (por actividade e global). Preenchimento do modelo de candidatura e sua informatização. Discussão de resultados finais. Apresentação e discussão do projecto de investimento.
2.- OT: Coordenação e apoio à elaboração de um projecto agro-pecuário.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos, numa dupla focagem, aspectos técnicos e aspectos económico-financeiros, concorrem para o desenvolvimento de competências necessárias à elaboração de um projectos agropecuário, economicamente viável. Os aspectos técnicos permitem uma abordagem integradora das diversas actividades inerentes ao funcionamento dos principais sistemas de produção animal, conjugando a planificação das actividades de maneio com os factores de produção necessários e produção para venda. A componente económico-financeira permite a análise de viabilidade económica do projeto, sua discussão e a tomada de decisão pela melhor opção.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões teórico-práticas com apresentação dos diversos sistemas de produção animal e respectivo funcionamento.
Sessões de Orientação tutorial para apoio ao trabalho independente de pesquisa bibliográfica e de elaboração de trabalho de temática(s) abordada((s) com descrição do sistema de produção, análise crítica e apresentação de soluções alternativas.
Avaliação
- Elementos de avaliação: Trabalho escrito - elaboração de projeto agropecuário - 1; apresentação e discussão oral do trabalho - 1
- Admissão a exame final: São admitidos a exame final os alunos que nela se encontrem inscritos
- Dispensa de exame final: obter uma média mínima de 10 (dez) valores no conjunto dos elementos de avaliação, não podendo obter uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer destes elementos Fórmula de dispensa de exame: (0,7 x Trabalho escito de projeto) + (0,3 x Apresentação e discussão do projeto);
- Exame final: prova oral constituída por apresentação e discussão de projecto agro-pecuário.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas aulas teórico-práticas são expostos os conceitos que, complementados com a orientação tutória (e com trabalho independente) são aplicados para o cumprimento dos objetivos fixados, nomeadamente o desenvolvimento da competência para uma abordagem integrada da planificação da actividade pecuária, em todas as suas vertentes, e de análise económico-financeira de um projecto agro-pecuário.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Avillez, F; Estácio, F,; Neves, M. (1988): Análise de projectos agrícolas no contexto da Política Agrícola Comum. Banco Pinto & Sotto Mayor.
- Barros , H.; Estácio, F. (1972): Economia da Empresa Agrícola. Universidade de Luanda.
- Brown, Maxwell (1979): Fram Budgets From Farm Income Analysis to Agricultural Project Analysis. The World Bank, USA.
- Kay, Ronald D. (1988): Farm Management, Planning, Control and Implementation. McGraw-Hill Book Company.
- Kay, R., Edwards, W. & Duffy, P. (2016). Farm Management (8th ed.) New York (NY): McGraw-Hill Education.