Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os estudantes deverão adquirir os conhecimentos
básicos relacionados com a produção das diferentes espécies lecionadas. Deverão
compreender os aspetos fundamentais do maneio reprodutivo, alimentar e
sanitário das diferentes espécies abordadas. Os estudantes deverão desenvolver
capacidades de observação e manipulação dos animais bem como capacidade de
execução de tarefas de maneio. Os estudantes deverão compreender a
importância da produção e/ou preservação de cada uma das espécies.
Conteúdos programáticos
Ensino teórico prático: 1. Importância alimentar, económica, social e ecológica da aquacultura no mundo e em Portugal. Caracterização dos sistemas de produção (maneio e meios tecnológicos envolvidos, espécies exploradas, comercialização, legislação); 2. Organização da produção cunícola em Portugal. Aspetos fundamentais de maneio reprodutivo, alimentar e sanitário numa exploração industrial; 3. Ordenamento e gestão cinegética no espaço rural. A cinegética em Portugal; 4. Os insetos em Portugal e no mundo. Utilização na indústria, medicina, investigação e alimentação (animal e humana); 5. A apicultura - espécies, instalações, maneio e legislação.; 6. Enquadramento da produção de caracóis no nosso país. Aspetos relevantes na produção de caracóis: instalações, maneio alimentar, sanitário e reprodutivo.; 7. Espécies de companhia. Produção, manipulação e maneio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos desta unidade implicam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências sobre as diferentes espécies abordadas, maneio, sua produção, utilização e preservação. Tendo em conta os referidos objetivos, os conteúdos programáticos irão permitir aos alunos adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre maneio alimentar, reprodutivo, sanitário, as instalações, a comercialização, preservação e utilização das diferentes espécies, através da exposição dos temas abordados. A componente teórico prática irá permitir a execução de tarefas no âmbito do maneio e da sua manipulação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino Teórico, Prático: Método expositivo e demonstrativo.
Avaliação
Avaliação contínua para dispensa de exame: duas provas escritas - obter uma média mínima de 10 (dez) valores no conjunto das provas realizadas, não podendo obter uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer uma das provas.
Exame final consiste numa prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões de carácter teórico prático utilizar-se-á o método expositivo com a finalidade dos alunos adquirem conhecimentos sobre a caracterização das produções, sistemas de produção, instalações sua utilização e gestão. Com o método demonstrativo pretende-se que os alunos adquiram competências para executar tarefas no âmbito do maneio geral destas espécies e sua manipulação.
O teste escrito visa avaliar esses conhecimentos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Lebas, F. (2011). La biologie du lapin. Reproduction: Le mâle. (disponível em www.cuniculture.info).
Lebas, F. (2011). La biologie du lapin. Reproduction: La femelle. (disponível em www.cuniculture.info).
Pinheiro, V. (2015). Caracterização da cunicultura Portuguesa. VII Jornadas da Associação Portuguesa de Cunicultura. UTAD.