Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao concluir a unidade curricular, o estudante deve ser capaz de conceber, planear, apresentar e discutir um projecto de trabalho, investigação ou experimentação, incluindo: a definição e o enquadramento do tema; a formulação dos objectivos; a revisão bibliográfica; a definição da metodologia; a calendarização do trabalho; a previsão fundamentada dos resultados; a indicação de alternativas para a eventual impossibilidade de realizar o trabalho inicialmente previsto; a apresentação escrita e oral do projeto; a defesa do seu projeto e a discussão dos projetos dos outros estudantes.
Conteúdos programáticos
Não aplicável.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino-aprendizagem - Sessões teórico-práticas presenciais, em que se utilizam os métodos demonstrativo, expositivo e hands-on. - Trabalho individual do estudante, tutorado pelo coordenador da unidade curricular e pelos orientadores interno e externo de estágio. - Seminário para apresentação e discussão dos trabalhos.
Avaliação
Avaliação: - Projeto escrito, com submissão de 4 entregáveis (70%) - Apresentação e discussão em seminário (30%) Condições para aprovação:
- Presença obrigatória em 75% do tempo total de duração do seminário final para apresentação dos Projectos.
- Submissão online dos entregáveis nos prazos estipulados. - Classificação mínima de 10 valores. Fórmula de classificação: (0,7 x classificação do projecto escrito + 0,3 x classificação da apresentação e discussão em seminário)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O coordenador da unidade curricular, nas aulas e sessões tutoriais, orienta principalmente a planificação geral do trabalho do estudante e os aspectos formais das apresentações escrita e oral. O orientador interno apoia principalmente nos aspectos relacionados com o conteúdo do trabalho: objetivos, revisão bibliográfica, metodologia, previsão dos resultados. O orientador externo colabora na definição dos objectivos e na planificação do trabalho prático.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Crespo, M.V.; Jorge: A. T. (2013) - Normas gerais para a elaboração de trabalhos escritos: segunda actualização. Escola Superior Agrária de Santarém. Ciclostilado, 29 pp. - Outros, dependendo do tema de estágio / Others, depending on the chosen theme