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Metodologias de Investigação

Código: MAE2008    Sigla: MI
Área Científica: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAE 20 Despacho n.º 9489/2023 8

Horas Efetivamente Lecionadas

MAE1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,34

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,34
Susana Isabel Gueifão Colaço   2,63

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Isabel Gueifão Colaço Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta unidade curricular pretende-se: 

O1) Conhecer os principais paradigmas da investigação em educação;
O2) Compreender diferentes opções metodológicas de investigação;
O3) Compreender as potencialidades e as limitações de diferentes desenhos de Investigação; 
O4) Identificar problemas e contextualizar o aparecimento de uma dada problemática; 
O5) Conhecer procedimentos necessários à operacionalização de diferentes tipos de investigação; 
O6) Compreender as potencialidades e as limitações de diferentes instrumentos de recolha de dados; 
O7) Construir diferentes instrumentos de recolha de dados; 
O8) Conhecer procedimentos de análise de dados qualitativa e quantitativa; 
O9) Conhecer software e recursos online;
 O10) Compreender as questões éticas envolvidas na investigação em educação; 
O11) Analisar artigos de investigação; 
O12) Conhecer os procedimentos necessários à redação de relatos de investigação; 
O13) Com base na problemática e nos dados, obter conclusões.

Conteúdos programáticos

C1. Natureza da investigação educacional; C1.1 Principais paradigmas e perspetivas. ; C1.2 Alguns tipos de investigação: Investigações experimentais; Estudos de caso; Investigação-ação; Investigação etnográfica; Experiências de ensino, etc.; C1.3 O papel da investigação em educação. C2. Plano de investigação; C2.1 Definição da Problemática; C2.3 Posicionamento teórico (revisão da literatura); C2.4 Decisões metodológicas; C2.5 Limites de uma investigação: validade interna e externa; C2.6 Validade e fiabilidade dos instrumentos de recolha de dados; C2.7 Instrumentos de recolha de dados; C2.8 Redação do plano de investigação. C3. Trabalho de campo; C3.1 Obter acesso ao campo; C3.2 O observador-participante; C3.3. Inquérito por questionário e entrevista; C3.4 Documentos elaborados pelos participantes; C3.5 Fotografia e filmagem C4. Análise de dados; C4.1 Análise quantitativa; C4.2 Análise qualitativa; C4.3 Triangulação C5. Elaboração de trabalho de projet

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A partir dos conteúdos (C1) promover a análise da sua ação e de diferentes designs de investigação em educação (O3). Partindo da contextualização dos principais paradigmas (C1) permitir o seu conhecimento (O1) e compreender diferentes linhas metodológicas (O2), identificar problemas e fundamentar problemáticas (O4). O contacto com diversas pesquisas(C1), contribui para serem capazes de utilizar metodologias de investigação (O5) e optar pelas mais adequadas. Para a construção de uma pesquisa/ trabalho de projeto devem conhecer as diferentes etapas do processo e optar por instrumentos de recolha de dados (C2). Serão explorados exemplos de investigações (O11 e 12). Este trabalho apoiará também o conhecimento de técnicas de recolha e análise de dados (C3 e 4) a compreensão das potencialidades e limites de diferentes instrumentos de recolha (O6 e 7), procedimentos adequados à análise de dados (O8 e 9) ponderando sempre as questões éticas envolvidas (O10)

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas sessões presenciais e a distância os estudantes irão realizar: trabalho individual/grupos; análise de textos (artigos científicos, capítulos de livros e teses); apresentação e discussão de trabalhos. As horas a distância destinam-se à análise de textos disponibilizados na moodle envolvendo a participação em fóruns de discussão; a apresentações de caráter mais expositivo a realização de trabalhos de grupo com recurso a ferramentas colaborativas digitais; a preparação de trabalhos a apresentar nas sessões presenciais. As sessões presenciais serão dedicadas a discussões em grupo, momentos de síntese e de trabalho de natureza prática.
TP=30h (16 sessões presenciais de 2h e 14 sessões de 2h a distância) OT= 2


Avaliação

 Avaliação p/ Frequência - Participação crítica e informada nas aulas realização de: - 1 portefólio da UC (15%) - 1 trabalho individual sobre a metodologia de investigação da problemática a desenvolver durante o 2º ano do curso (85%) Procura-se apoiar uma articulação coerente do que trabalharam durante o 1º ano do curso em colaboração c/ a UC de FPAE

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A análise de projetos de investigação/textos, individual/grupo, promove: o contacto com diferentes perspetivas de investigação (O1 e 2); diferentes opções metodológicas (O3) e a identificação de problemáticas (O4). Paralelamente os formandos analisam e discutem investigação educacional publicada e questões éticas (O10 e 11). A nível individual têm que justificar a abordagem de uma problemática (O4) fundamentar uma opção metodológica (O5) e instrumentos de recolha de dados (O 6, 7, 9). Está prevista a realização de atividades presenciais e a distância (síncronas e assíncronas), sendo que no trabalho assíncrono serão propostas tarefas de exploração de textos desenvolvendo a capacidade de analisar resultados e conclusões de pesquisas (O8) e os procedimentos necessários à redação de propostas. O estudo de metodologias por exemplificação, a construção de instrumentos, a organização de esquemas de revisão de literatura, são atividades a desenvolver (O12) em momentos presenciais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação: Um guia prático e crítico. Porto: ASA Ed Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Ed 70. Bell, J. (1993). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva. Bodgan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e métodos. Porto: Porto Ed Carmo, H. & Ferreira, M., (1998). Metodologia da Investigação. Lisboa: Univ Aberta Cohen, L., Manion, L., & Morrison (2000). Research methods in education. 5ª Edição. London: Routledge Coutinho, C. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina Hill, M. M. & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Ed Sílabo Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1992). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva. Tuckman, B. W. (2005). Manual de investigação em educação (3ª Ed). Lisboa: F C Gulbenkian. Yin, R. (1989). Case study research: design and methods. London: Sage Publ