Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos: 1. Conhecer e saber definir os principais elementos da fase de conceptualização.
2. Saber identificar e utilizar as várias fontes de informação científica.
3. Conhecer, saber identificar, classificar e refletir sobre as variáveis.
4. Conhecer e saber aplicar os códigos de conduta e de ética em investigação.
5. Conhecer as caraterísticas dos principais métodos de investigação qualitativa e quantitativa em função do objetivo do estudo.
6. Conhecer e utilizar meios informáticos de análise de dados quantitativos.
7. Conhecer e saber identificar as ameaças à validade interna e externa de um estudo, e conhecer e saber aplicar os principais métodos para as evitar.
8. Conhecer e saber usar as normas de redação de um texto científico e as principais técnicas apresentação de resultados.
9. Conhecer o processo de submissão e publicação de um artigo científico. Competências: 10. Estruturar e apresentar um artigo científico. 11. Estruturar e apresentar um projeto de investigação.
Conteúdos programáticos
1. Conceptualização de um estudo científico e tipos de estudos
2. Pesquisa e gestão bibliográfica
3. Objetivos, hipóteses e variáveis
4. Amostras
5. Investigação Quantitativa
6. Análise de dados em Investigação Quantitativa
7. Investigação Qualitativa
8. Desenho experimental e ameaças à validade
9. Códigos de Ética e de Conduta
10. Protocolos para recolha e análise dos dados
11. Redação do texto científico
12. Submissão de artigos científicos.
13. Estruturação de apresentações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em formação pós-graduada pretende-se que o estudante adquira autonomia na conceção e implementação de um projeto de estudo científico, dominando as ferramentas essenciais para pesquisa bibliográfica, redação de texto científico, conceção metodológica e análise e discussão de resultados; adicionalmente o aprofundamento de métodos de investigação propicia a aquisição de estratégias planeamento e avaliação da intervenção profissional eficientes. Correspondência dos objetivos (O) e conteúdos (C): O1»C1 O2»C2 O3»C3&C4 O4»C4&C9 O5»C5 A C8 O6»C8&C10 O7»C8 O8»C11 O9»C11 A C13 O10»C11 A C13 O11»C11 A C13
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Esclarecimento de relação entre nível de estudo e seleção de métodos científicos e nível de problematização. Investimento na conceção do desenho experimental como estrutura essencial do projeto. Investimento na análise das variáveis e da sua interação. Consciencialização da importância do respeito pela e envolvimento da amostra. Valorização da aquisição de ferramentas informáticas para pesquisa bibliográfica, tratamento de dados, e formatação de referências. Apoio ao exercício de construção de projeto de estudo, com os conhecimentos e as ferramentas adquiridos.
Avaliação
É obrigatória a frequência de pelo menos 2/3 das aulas para que o aluno esteja abrangido pela avaliação contínua.
Avaliação contínua/exame final:
Avaliação Contínua / Exame (avaliação individual): 1) Enquadramento do estudo (introdução, revisão, pertinência) - 15%; 2) Projeto de estudo (objetivos, métodos, recursos e plano) - 60%; 3) Apresentação do projeto - 10%; Ficha prática - 15%.
A descrição das subtarefas de avaliação encontra-se em documento próprio, disponibilizado no moodle da UC.
Nota mínima de cada elemento de avaliação: 8 valores.
O estudante dispensa a avaliação final (por exame) caso obtenha nota mínima em cada elemento de avaliação e a classificação final seja igual ou superior a 10 valores.
Estudantes em situação especial realizam os mesmos elementos de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSM. ACSM's Introduction to Exercise Science. 3rd. Wolters Kluwer. 2017
Bickman L, Rog DJ. Handbook of applied social research methods. Sage Publications, Inc. 1997
Bowling A. Research methods in health: Investigating health and health services. New York: Open University Press. 2004
Fortin MF. O processo de investigação: Da concepção à realização. Loures: Lusociência. Ed. Técnicas e Científicas, Lda. 2003
Housh TJ, Housh DJ, Johnson GO. Introduction to Exercise Science. 5ted. Routledge. 2017
Serrano P. Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Relógio D¿Água Editores. 1996
Stewart A. Basic Statistics and Epidemiology ¿ A Practical Guide. 2nd. Oxford: Radcliffe Publishing Ltd. 2007
Thomas JR, Nelson JK. Research methods in Physical Activity. Champaign, IL: Human Kinetics. 1996