Código: | MAFS003 | Sigla: | IPE | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MAFS | 22 | Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto | 1º | 5 | 45 | 125 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Outras: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
¿ Conhecimentos:
1. Conhecer a profissão de Profissional de Exercício nos diversos contextos de intervenção profissional, assim como as qualificações necessárias para intervir nesses contextos e com diferentes tipos de população;
2. Conhecer o enquadramento jurídico das habilitações técnicas dos Profissionais de Exercício;
3. Conhecer linhas de investigação, resultados de investigação efetuada e instrumentos utilizados na pesquisa sobre a intervenção pedagógica em Exercício e Saúde.
¿ Competências:
o Analisar, refletir e debater temáticas dos conteúdos programáticos;
o Analisar e refletir sobre a intervenção pedagógica do Profissional de Exercício, sob diversos prismas e utilizando metodologias de análise específicas e instrumentos adequados;
o Analisar e refletir sobre a profissão de Profissional de Exercício e respetivas qualificações;
o Analisar e refletir sobre a opinião dos praticantes e outros intervenientes, utilizando metodologias específicas e instrumentos adequados.
A. A profissão, as competências profissionais e qualificações dos Profissionais de Exercício.
B. Enquadramento jurídico das habilitações técnicas dos Profissionais de Exercício.
C. Papel educativo dos Profissionais de Exercício.
D. O comportamento pedagógico do Profissional de Exercício - principais funções pedagógicas.
E. A comunicação não-verbal do Profissional de Exercício.
F. A instrução e o feedback pedagógico do Profissional de Exercício.
G. O clima relacional nas sessões de Exercício.
H. A qualidade do Profissional de Exercício e a motivação, satisfação e adesão dos praticantes.
I. Instrumentos de observação para autoanálise e supervisão pedagógica: sistemas de observação.
J. Instrumentos de recolha de opiniões e perceção dos intervenientes: entrevistas e questionários.
É uma unidade curricular de âmbito profissional específico do Exercício e Saúde, relacionada com o Profissional de Exercício, sendo que promove a reflexão sobre a intervenção e as competências profissionais, garantindo a utilização de instrumentos científicos de avaliação da intervenção pedagógica, para a autoanálise, a supervisão pedagógica ou para a elaboração de investigação.
Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (AO):
OA1, 2 ¿ CP: A,B,C
OA3 ¿ CP: D,E,F,G,H,I,J
Métodos de ensino
I. Sessões de informação e exposição de conteúdos.
II. Debate sobre os temas abordados.
III. Observação de vídeos, aplicação de sistemas de observação e análise dos resultados.
IV. Aplicação de instrumentos de recolha de opinião e perceção (questionários e entrevistas) e análise dos resultados.
V. Acompanhamento tutorial.
VI.E-learning.
Avaliação contínua e exame final:
O aluno deve optar por realizar avaliação contínua ou exame final.
-Trabalho:
Documento escrito (50%; mín 10 V)
Apresentação (25%; mín 10 V)
Defesa (25%; mín 10 V).
Regime de frequência
O aluno deverá cumprir um mínimo 2/3 de presenças na unidade curricular para poder aceder à avaliação contínua em época normal.
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes, ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino e os Objetivos de Aprendizagem:
Objetivo 1 e 2 ¿ Metodologias de Ensino I, II, V
Objetivo 3 ¿ Metodologias de Ensino I, II, III, IV, V, VI
Franco, S., Rodrigues, J., & Castañer, M. (2012). Case Study 6.3: The Behaviour of Fitness Instructors and the Preferences and Satisfaction Levels of Users. In O. Camerino, M. Castañer & M. T. Anguera (Eds.), Mixed Methods Research in the Movement Sciences (pp. 202-214). Oxon: Routledge.
Franco, S. & Simões, V. (2015). Lazer e qualidade de vida: Formação de Profissionais de Fitness. In A. Albuquerque, R. Resende & R. Gomes (Eds.), A Formação e os Saberes em Educação Física e Desporto (477-508). Lisboa: Visão e Contextos.
Franco, S. & Simões, V. (2017). Fitness Professionals¿ Pedagogical Intervention. European Journal for Exercise Professionals 1, 29-38.
Franco, S. & Simões, V. (Eds.) (2020). Pedagogia do Fitness - Contributos para a Intervenção dos Profissionais. Lisboa: Omniserviços, Edições e Representações, Lda.
Ramos, L., Esteves, D., Vieira, I., Franco, S. & Simões, V. (2021). VidaProfit: Caracterização dos Profissionais de Fitness em Portugal. Motricidade, 17(1), 42-53.
As aulas e as apresentações e discussões dos trabalhos de avaliação poderão ser presenciais ou online.