Código: | MAFS004 | Sigla: | NCC | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MAFS | 23 | Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto | 1º | 4 | 30 | 100 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Outras: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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No final da unidade curricular de Nutrição e Composição Corporal os estudantes deverão alcançar os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Identificar conceitos específicos fundamentais relativos à composição corporal;
2. Identificar e conhecer a função dos nutrientes e micronutrientes;
3. Conhecer os princípios orientadores de uma alimentação racional;
4. Conhecer o impacto de uma alimentação optimal nas diferentes fases da vida (i.e., crianças, grávidas e idosos) e condições clínicas;
5. Conhecer a organização da alimentação diária numa perspetiva funcional;
6. Conhecer e aplicar métodos de avaliação do estado nutricional e as técnicas quantitativas de análise desta informação;
7. Compreender a história e a orgânica das instituições de acreditação em antropometria
8. Conhecer os equipamentos, e saber aplicar as formas e locais de medição em antropometria;
9. Compreender a importância dos erros de medição;
10. Conhecer os principais algoritmos de análise da composição corporal.
A. Noções e definições fundamentais em nutrição;
B. Nutrientes e micronutrientes: glúcidos, lípidos, proteínas. Caracterização e ação fisiológica das vitaminas. Fibras e outras substâncias fitoquímicas. Minerais e Oligoelementos;
C. Nutrição optimal nas diferentes fases da vida e condições clínicas;
D. Organização da alimentação diária e planeamento das refeições;
E. Suplementação nutricional;
F. Métodos de avaliação do estado nutricional, do dispêndio energético total e balanço energético;
G. Os principais problemas de saúde com fortes condicionantes alimentares;
H. Noções e definições fundamentais em antropometria;
I. Avaliação da composição corporal através de antropometria;
J. Equipamento antropométrico, pontos anatómicos e locais de medição;
K. Somatótipo e somatograma, relação com a prática e rendimento desportivo;
L. Modelos e distribuição da gordura corporal.
O objetivo de aprendizagem 1 será atingido através do conteúdo programático A; o objetivo 2 através do conteúdo B; objetivos 3, 4 e 5 através dos conteúdos C, D, E e G; objetivo 6 através do conteúdo F; objetivo 7 através dos conteúdos H e I; objetivo 8 através do conteúdo J; objetivo 9 através do conteúdo H; e objetivo 10 através dos conteúdos K e L.
São utilizadas metodologias de exposição de conteúdos e de ensino interativas incluindo: i) método expositivo, ii) descoberta guiada, iii) a manipulação de documentos (e.g., artigos científicos, recomendações nutricionais institucionais) e iv) materiais (e.g., rótulos de alimentos, tabelas nutricionais), v) trabalho de grupo e vi) apresentação de conteúdos por estudantes para os colegas.
A utilização destas várias metodologias na unidade curricular oferece uma abordagem abrangente e interativa para o ensino dos conteúdos nutrição e composição corporal. O método expositivo proporciona uma base teórica sólida. Enquanto a descoberta guiada promove a autonomia e o pensamento crítico, capacidades fundamentais a todos os profissionais de exercício. A manipulação de documentos e materiais fornece uma aplicação prática, permitindo que os estudantes interajam diretamente com fontes relevantes. O trabalho de grupo estimula a colaboração, promovendo uma compreensão coletiva, e a apresentação de conteúdos reforça a assimilação e partilha do conhecimento. Esta combinação de metodologias não apenas enriquece a aprendizagem teórica, mas também prepara os estudantes para enfrentar desafios práticos do contexto laboral.
Os alunos devem optar entre dois modelos de avaliação: i) a avaliação contínua ou através de ii) exame final. Todos os elementos possuem a cotação mínima de 10 valores. Não são consideradas presenças mínimas na unidade curricular para poder aceder à avaliação contínua ou exame final. Considera-se que o estudante optou pelo modelo de avaliação contínua após realizar qualquer um dos elementos de avaliação previstos no mesmo. Os alunos em situação especial devem cumprir mesmos elementos de avaliação.
Identificação dos elementos de avaliação e respetiva ponderação para ambos os modelos de avaliação (nota miníma de 10 valores em todos os elementos):
Avaliação contínua = teste teórico (30%) + estudo de caso (50%) + apresentação do estudo de caso (20%)
O estudo de caso poderá ser realizado individualmente ou em grupo de até 3 elementos.
Os estudantes que obterem em avaliação contínua uma nota final igual ou superior a 10 valores estão dispensados de exame final. Os estudantes que optarem pelo processo de avaliação contínua não podem realizar exame final na época normal.
Exame final = teste teórico (30%) + estudo de caso (40%) + prova oral (30%)
Em exame todos os elementos de avaliação são individuais.
A descrição pormenorizada dos elementos de avaliação encontra-se disponível em documento próprio, disponibilizado no moodle da UC.
Para melhor obtenção dos objetivos definidos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.
Esparza-Ros F, Vaquero-Cristóbal R, Marfell-Jones M. International Standards for Anthropometric Assessment. Murcia: ISAK; 2019.
Esparza-Ros F, Vaquero-Cristóbal R. Antropometría: Fundamentos para la aplicación e interpretación. Espanha: Aula Magna; 2023.
Caan, B. J., Cespedes Feliciano, E. M., & Kroenke, C. H. (2018). The Importance of Body Composition in Explaining the Overweight Paradox in Cancer¿Counterpoint. Cancer Research, 78(8), 1906-1912
Norton K., Olds T. Anthropometrica. New South Wales: University of New South Wales Press; 2002.
Nutrition and Metabolism (2010), M.J. Gibney, I.A. Macdonald, H.M. Roche (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
Pimenta, N. M., Santa-Clara, H., Melo, X., Cortez-Pinto, H., Silva-Nunes, J., & Sardinha, L. B. (2015). Finding the Best Waist Circumference Measurement Protocol in Patients with Nonalcoholic Fatty Liver Disease. Nutrition in Clinical Practice, 30(4), 537-545.
Em caso de pandemia, as aulas teóricas poderão ser substituídas por ensino a distância, através das plataformas zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Os elementos de avaliação também poderão ser reajustados, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (e.g., as apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).