Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Adquirir conhecimentos que permitam refletir sobre o contexto social em que decorre a saúde e a doença, num contexto de envelhecimento populacional; 2. Adquirir competências específicas ao nível da reflexão sobre os problemas relacionados com a promoção da saúde e os determinantes que lhe estão associados; 3. Adquirir os instrumentos conceptuais e operacionais que promovam o desenvolvimento do conhecimento nesta área; 4. Desenvolver competências para o pensamento crítico face à saúde e à promoção da saúde; 5. Adquirir conhecimentos multidisciplinares que proporcionem competências na identificação dos problemas e na formulação de soluções inovadoras e criativas. 6. Desenvolver um ponto de vista da atividade física, enquanto olhar particular sobre a saúde e a promoção da saúde. 7. Adquirir competências ao nível da avaliação dos determinantes da saúde relacionados com a prática de exercício físico.
Conteúdos programáticos
1. Saúde e doença. Definição de conceitos.
2. Promoção da Saúde e Educação para a Saúde. Desigualdades em saúde. Saúde e representações sociais de saúde e doença. Diferenças sociais de práticas de saúde e consumo médico. Condições de vida e acesso à saúde. Literacia e promoção da saúde.
3. A saúde das populações. A transição demográfica e a transição epidemiológica. Mortalidade e morbilidade. Esperança de vida e esperança de saúde. Emergência de patologias incapacitantes.
4. Padrões de atividade física
5. A dinâmica das populações europeia e portuguesa.
6. Saúde e envelhecimento.
7. Envelhecimento e Ciclo de vida A idade da velhice e a idade da reforma.
8. Determinantes da atividade física e Promoção de estilos de vida ativo - Perspetivas de atuação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada de forma interativa, e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em sala-de-aula e no exterior, asseguram o cumprimento dos objetivos e consubstanciam a aquisição das competências, aptidões e atitudes descritas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas Teóricas com método expositivo-interativo; Aulas O com métodos explorativos e interativos.
Avaliação
Avaliação contínua e final (exame), não exigem regime de frequência obrigatório.
Avaliação contínua constará de tarefas realizadas em aula (30%), um trabalho prático de aplicação dos conteúdos (40%) - a realizar individualmente ou em grupo, e uma ficha de avaliação escrita individual (30%). Classificação final: média ponderada de todos elementos.
A avaliação final (exame) constará de uma prova escrita (40%), uma prova oral (30%) e um trabalho prático de aplicação dos conteúdos (30%). Em avaliação final, todos os elementos são realizados individual, e presencialmente. Classificação final: média ponderada dos 3 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A utilização de métodos de ensino expositivos, interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa, e análise crítica sobre esta área.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
-Bárrios, M., & Fernandes, A. (2014). A promoção do envelhecimento ativo ao nível local. Análise de programas de intervenção autárquica. Rev. Nac. S. Pública, 32(2), 188-196. -Bárrios, M., & Fernandes, A. (2015). Local Promotion of Active Aging: Community Support and WellBeing of People 65+. The International Journal of Aging and Society, 5(4), 23-32. -Dugani, S., Bhutta, Z. A., & Kissoon, N. (2017). Empowering people for sustainable development: the Ottawa Charter and beyond. Journal of global health, 7(1), 010308. https://doi.org/10.7189/jogh.07.010308
- Feliciano, F. & Vitorino, A. (2013). 2-Adap. psicológicas durante a gravidez e pós-parto. In R.Rocha (Coord.),Gravidez Ativa. Edições ESDRM. -Rodrigues, P., & Bárrios, M. (2019). A Soc. Portuguesa e o Inverno Demográfico: 5 Estratégias de P. Social. Lusíada. Economia & Empresa, 27, 119-141. -Vitorino, A., & Morgado, S. (2014). Imagens do idoso e do envelhecimento...desporto. Rev. UIIPS, 2(3), 104-115.
Observações
Os estudantes em situação especial serão considerados conforme enquadramento definido no RACC.