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Saúde Pública e Atividade Física

Código: MAFS008    Sigla: SPAF
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 21 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,67
Seminários: 1,00
Outras: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,27
Miguel André Telo de Arriaga - ESD   0,27
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD   0,14
Seminários Totais 1 1,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,33
Miguel André Telo de Arriaga - ESD   0,33
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD   0,33
Outras Totais 1 0,33
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD   0,20
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos:
1) aprofundar o conhecimento sobre as principais caraterísticas, capacidades, necessidades, e objetivos das populações com condições clínicas (PCC);
2) aprofundar o conhecimento sobre avaliação pré-exercício e da condição física, e prescrição do exercício das PCC;
3) aprofundar o conhecimento sobre a função da atividade física como instrumento de saúde pública para a população em geral e populações especiais;
4) pesquisar e interpretar a evidência científica que sustenta o efeito salutogénico da atividade física.

Competências:
5) Planear o desenvolvimento de projetos de promoção da atividade física baseados em intervenções comunitárias ou no contexto laboral, dirigidos a diferentes populações, independentemente da idade e dos níveis de saúde e condição física;
6) Desenvolver competências de pesquisa de informação e avaliação crítica das evidências científicas e políticas de saúde relacionadas com determinadas áreas das ciências do exercício, epidemiologia e saúde pública.

Conteúdos programáticos

1. Conceitos associados à Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.
2. Introdução à Epidemiologia.
3. Principais orientações para a promoção da atividade física da OMS para a Europa, e de outras organizações nacionais (ex. DGS, IPDJ) e internacionais (ex. ACSM, CSEP, NICE).
4. Atividade física, exercício físico, condição física e saúde: análise das evidências científicas em populações com condições clínicas.
5. Teorias e modelos de promoção da atividade física e sua aplicação nos contextos comunitário e laboral.
6. Elaboração de projetos e programas de atividade física, exercício físico, desporto e estilo de vida que visem a promoção, educação ou intervenção em Atividade Física e Saúde Pública.



Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Existe ampla evidência científica sobre o papel da atividade física, informal ou sistematizada, no contexto da intervenção primária e secundária em saúde pública, relativamente à diversidade de características da população-alvo e das formas de atividade física e exercício físico.
Torna-se necessário compreender a multidisciplinaridade da intervenção em Saúde Pública e Atividade Física, conhecer os conceitos que lhe estão associados, conhecer as bases do planeamento e os objetivos da implementação de programas de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, bem como as fontes de informação de suporte.
Por outro lado, o conhecimento das determinantes da Saúde e dos comportamentos de Saúde implicam o levantamento de dados epidemiológicos e a compreensão sobre as técnicas que permitem o acesso aos mesmos, para uma ação mais planeada e sustentada.

Esta UC inserida no Mestrado em Atividade Física e Saúde da ESDRM, está organizada num paradigma de aprendizagem continuada, em linha com a UC de APEFEV, com vista a aquisição de conhecimentos e competências para o planeamento e desenvolvimento de programas de promoção da atividade física e de exercício físico para a população adulta aparentemente saudável, populações em fases especiais da vida, e populações com determinadas condições clínicas.
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos (O)de aprendizagem e os conteúdos (C) desta UC:
O1 » C1 e C3
O2 » C2 e C3
O3 » C2 e C4
O4 » C1 e C2
O5 » C5 e C6
O6 » C3 e C4



Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões teóricas e teórico-práticas: exposição e discussão dos conteúdos; pesquisa e análise de artigos científicos; desenvolvimento de projeto; estudo independente; realização de trabalhos individuais e/ou de grupo.



Avaliação

Obrigatória a frequência de pelo menos 2/3 das aulas para que o aluno esteja abrangido pela avaliação contínua.
Avaliação contínua/exame final:
1. Projeto SPAF (40%) elaboração de uma proposta de implementação de um programa de promoção da atividade física e saúde (pode ser realizado em grupo); 
2. Apresentação do projeto (10%) = avaliação individual
3. Recurso educativo decorrente do tema do projeto (ex. guia ou manual prático) OU estudo de revisão sistemática breve OU estudo de revisão narrativa sobre o tópico do projeto (incluindo infográfico) (40%);
4. TEASER (10%) apresentação de conteúdo media de curta duração subordinado ao tópico do projeto.
Nota mínima de cada elemento de avaliação: 8 valores.
Dispensa de exame: média igual ou superior a 10 valores. Estudantes em situação especial realizam os mesmos elementos de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.


O desenvolvimento de uma proposta de implementação de um programa de promoção da atividade física e saúde, de acordo com a aplicação de um modelo real (IPDJ) e produção de conteúdos digitais específicos (teaser), permite que o estudante de formação avançada em ciências do desporto desenvolva competências de planeamento e gestão de projetos, bem como a utilização da tecnologia como forma de comunicação com os respetivos públicos-alvo do setor do Desporto.

O desenvolvimento de um estudo de revisão sistemática sobre os efeitos da atividade física ou desportiva em parâmetros de saúde e condição física numa das populações-alvo, com aplicação de modelo atual (PRISMA2020), e produção de conteúdos digitais específicos (infográfico), permite que o estudante de formação avançada em ciências do desporto desenvolva competências de pesquisa, atualização e organização do conhecimento, bem como a utilização da infografia como forma de comunicação com os respetivos públicos-alvo do setor do Desporto.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ACSM. ACSMs Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 7ed. LWW. 2013
ACSM. ACSMs Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities. 4ed. Human Kinetics. 2016
ACSM. ACSMs Resources for the Exercise Physiologist. 2ed. Wolters Kluwer. 2018
ACSM. ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription .11ed. Wolters Kluwer. 2021
Beaglehole R, Bonita R, Kjellstrom T. Epidemiologia Básica (versão portuguesa). Geneva: World Health Organization. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Pública. 2003
Bouchard C, Blair SN, Haskell WL. Physical Activity and Health.2 ed. Human Kinetics. 2012
Hardman AE, Stensel DJ, Gill J. Physical Activity and Health: The Evidence Explained.3ed. Routledge. 2018