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Controlo e Aprendizagem Motora

Código: MAFS011    Sigla: CAM
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 24 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,67
Outras: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   0,67
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,33
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33
Outras Totais 1 0,33
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Colaço Branco - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Compreender as variáveis que determinam a proficiência do desempenho motor;
B. Compreender as variáveis mais importantes para a aprendizagem de comportamentos de motores;
C. Entender como a informação pode ser usada na solução de certos problemas práticos;
D. Desenvolver a capacidade de usar informações do envolvimento para coordenar diversos segmentos corporais.
E. Ser capaz de combinar, completar e atingir um nível avançado de análise comportamental, combinando com outros campos de estudo, nomeadamente a biomecânica e a neurofisiologia.

Conteúdos programáticos

1. Ciclo Percepção-Ação: análise dos mecanismos perceptivos;
2. Escala corporal: avaliação do Valor;
3. Teoria dos Sistemas Dinâmicos: análise da transição de fase e modelação do potencial de atração;
4. Lei da Prática: determinação da dificuldade da tarefa;
5. Variabilidade das condições da prática: medição do erro (AE, TE, VE);
6. Coordenação Motora: avaliação dos padrões de coordenação (Em-fase; Anti-fase)

7. Neurociências no Desporto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Após os conteúdos programáticos 1, 2 e 3, o estudante terá atingido os objetivos A e B; Após os conteúdos programáticos 4, 5, 6 e 7, o estudante terá atingido o objetivo C e D; o objetivo E, será atingido após todos os conteúdos terem sido experimentados durante as aulas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

1. Aulas Expositivas: As aulas teóricas terão um foco de expor os conhecimentos e teorias do comportamento motor de modo a fornecer uma base teórica sólida aos estudantes. Esta metodologia torna-se particularmente útil para introduzir conceitos-chave e compreender de que forma as teorias fundamentais são aplicadas na área especifica da Atividade Física e Saúde.
2. Aprendizagem Baseada em Problemas: Em cada momento, a aplicação dos conteúdos à área de intervenção baseia-se no levantamento de problemas e questões que permitem os estudantes analisar a pertinência e possíveis soluções a partir dos conteúdos abordados.
3. Atividades Práticas e Laboratoriais: Cada tópico é abordado com metodologias específicas de recolha, tratamento e interpretação de dados, com o intuito de proporcionar, aos estudantes, competências no "saber fazer". Esta abordagem visa que os alunos desenvolvam habilidades práticas e ganhem experiência prática na área.
4. Análise, Reflexão e Discussão: Estimular debates e discussões em grupo permite promover a troca de ideias, perspetivas e experiências entre os estudantes, além de aprofundar a compreensão dos tópicos discutidos.
5. Tecnologias Educacionais, Profissionais e de Investigação: A utilização de tecnologias educacionais, tais como plataformas online, simuladores, metodologias de e-learning e recursos multimídia, pode enriquecer a experiência de aprendizagem e atender às diferentes preferências de aprendizagem dos estudantes. Além disso, numa geração que tem tecnologia constantemente disponível, torna-se pertinente mostrar como a tecnologia pode ser utilizada no contexto profissional e em investigação científica, destacando-se de que forma a tecnologia disponível pode ajudar a aplicar os conteúdos nos dois contextos.
6. Colaboração Interdisciplinar: pretende-se incentivar a colaboração entre Unidades Curriculares o que permite oferecer uma visão holística da Atividade Física e Saúde, preparando os estudantes para abordagens interdisciplinares na prática profissional e na procura de soluções para os problemas que possam encontrar.
7. Mentoria: No caso de estudantes com maior dificuldade em atingir os objetivos, serão estabelecidos programas de mentoria, de modo que estes possam receber orientação individualizada por parte dos docentes e/ou de colegas.


Avaliação

A avaliação desta UC é constituída por:

Avaliação contínua: 1) Recolha e tratamento de dados utilizando metodologias de Comportamento Motor (30%) + Trabalho individual/grupo (50%) + Defesa do Trabalho (20%). 
Avaliação final: compor-se-á pela entrega de um projeto de estudo experimental, defendido em modo de apresentação durante a avaliação oral, com uma ponderação de 50% para o projeto de estudo experimental e de 50% para a avaliação oral.

Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Famose, J.-P. (1990). Apprentissage Moteur et Difficulté de la Tâche. Paris: INSEP Pub.
  • Gibson, J.J (1986). The ecological approach to visual perception. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
  • Kelso, J. A. S. (1995). Dynamic Patterns ¿ The Self-Organization of Brain and Behavior. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press.
  • Laczko, J., & Latash, M. L. (2016). Progress in Motor Control: Theories and Translations. Springer International Publishing.
  • Latash, M. L. (1998). Neurophysiological Basis of Movement. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
  • Renshaw, I., Davids, K., Newcombe, D., & Roberts, W. (2019). The constraints led approach principles for sports coaching and practice design. Routledge.
  • Schmidt, R. A., Lee, T. D., Winstein, C. J., Wulf, G., & Zelaznik, H. N. (2019). Motor control and learning: a behavioral emphasis (Sixth edition. ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.

Observações

As aulas teóricas serão substituídas por ensino a distância, através das plataformas zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Para as aulas teóricas, os alunos receberão via moodle o convite do Zoom ou Ms Teams, onde a exposição de conteúdos será realizada através de videoconferência no horário normal da UC. Caso seja implementado um regime misto, metade da turma estará presencialmente em sala de aula e a restante turma assistirá à aula por videoconferência, para a qual, os alunos receberão via moodle, o convite do Zoom ou Ms Teams de modo a acompanharem em tempo real as tarefas propostas, esclarecerem dúvidas e preparar as tarefas a desempenharem durante a semana. As tarefas serão colocadas na pasta partilhada Onedrive.
O acompanhamento aos estudantes é realizado em horário a combinar, individualmente
ou em grupo, via WhatsApp ou outra plataforma, caso se justifique.
O trabalho que integra a avaliação contínua será entregue em espaço próprio via moodle. Para a Avaliação Final, os exames escritos serão entregues via moodle e a avaliação oral ou apresentações de trabalhos serão realizadas por videoconferência na plataforma Zoom ou Ms Teams.