Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Implementar e
desenvolver estratégias para promover a Segurança e a Prevenção associadas às
práticas de atividades físicas. 2. Desenvolver os
conhecimentos e as práticas de atividades físicas e desportivas de forma a
retirar os máximos benefícios para a saúde, prazer e motivação. 3. Identificar e prevenir situações de risco nas mais
variadas atividades físicas. 4. Identificar as lesões
provocadas pelas situações de risco mencionadas, nomeadamente pelo sobre uso e
uso inadequado. 5. Compreender os
fundamentos fisiológicos dos procedimentos de emergência e Suporte Básico de
Vida, 6. Identificar a gravidade da situação e acionar o
sistema e os meios de emergência mais adequados. 7. Conhecer os
fundamentos do diagnóstico de emergência em vítimas de acidentes. 8. Conhecer e ser capaz de abordar, lesões traumáticas
do sistema neuromuscular decorrentes da prática física.
Conteúdos programáticos
1. PREVENÇÃO DE LESÕES - Conceitos e definição de lesão. Estratégias de prevenção. Estojo e mala de primeiros socorros.
2. SISTEMA INTEGRADO DE EMERGÊNCIA MÉDICA - Sistema integrado - perspetiva teórica. Realidade portuguesa: INEM e CODU. Fases: Deteção; Alerta; Pré-Socorro; Socorro; Transporte; Tratamento em Unidade Hospitalar adequada.
3. REANIMAÇÃO, SISTEMA CÁRDIO-RESPIRATÓRIO E SUPORTE BÁSICO DE VIDA - As recomendações internacionais 3.1 Procedimentos de Emergência e Segurança no Exercício.
4. LESÕES DO SISTEMA LOCOMOTOR, PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
4.1 Lesões músculo esqueléticas (LME)
4.2 Fatores de risco associados às LME
4.3 Lesões relacionadas com o exercício
4.4 Tratamento das lesões relacionadas com o exercício
5. PREVENÇÃO, ANÁLISE DE FACTORES DE RISCO ASSOCIADOS ÀS ACTIVIDADES FÍSICAS
5.1 Avaliação das destrezas motoras específicas
5.2 Exercícios contraindicados e exercícios de alto risco
5.3 Análise dos espaços e condições de realização.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O Curso de Prevenção, Segurança e Emergência na Atividade Física, insere-se no Mestrado em Atividade Física e caracteriza-se por uma abordagem dos estudantes ao desenvolvimento de qualificações que lhes permitam ser sujeitos e agentes do bem-estar, da prevenção e do controlo dos fatores que causar alterações no organismo humano que, caso ocorram, devem ser encaminhadas pronta e eficazmente para atendimento especializado. Pretende-se desenvolver soluções teórico-práticas de ensino/aprendizagem de duas áreas fundamentais no contexto do desporto e da atividade física: Conhecimento e utilização de técnicas de prevenção, segurança e emergência no âmbito das atividades físicas e desportivas; Apostar na melhoria da qualidade da segurança e do socorro, através da redução de lesões traumáticas em atividades físicas, educativas, desportivas ou de lazer, salvando vidas e, consequentemente, respondendo à investigação científica atual na área da segurança e emergência.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A UC compreende sessões de exposição e informação teórica de conteúdos e também o envolvimento dos alunos em tarefas de aplicação prática dos mesmos, utilizando a reflexão e discussão.
Avaliação
1 - Avaliação Contínua:
- Componente teórica (40%) - prova escrita.
- Componente teórico-prática (60%) composta por dois momentos de avaliação: Realização de Poster Científico (40%) + Realização de tarefa Prática de Segurança e Emergência (20%)
2 - A avaliação em época de Recurso incide sobre toda a matéria lecionada na UC e é constituída por 2 partes:
- Uma prova escrita (exame escrito) e uma prova oral (exame oral) para os alunos com avaliação final na prova escrita igual ou superior a 7,5 valores.
3 - Estudantes em situações especiais:
O estudante dispõe de avaliação contínua e avaliação final em época normal ou época de recurso. Dispõe ainda de época especial para conclusão de curso, em caso de doença, gravidez, assistência à família, ou com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigente associativo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cruz Vermelha Portuguesa ¿ Escola de Socorrismo (2006). Manual de Socorrismo. Editorial do Ministério da Educação, Lisboa.
Gavin D. Perkins, Anthony J. Handley, Rudolph W. Koster, Maaret Castrén, Michael A. Smyth, Theresa Olasveengen, Koenraad G. Monsieurs, Violetta Raffay, Jan-Thorsten Gräsner, Volker Wenzel, Giuseppe Ristagno, Jasmeet Soa. (2015). European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation - 2015, Section 2. Adult basic life support and automated external defibrillation. Resuscitation 95 Europena Resisscitation Council, pp 81-99.
Horta, L. (2011). Prevenção de lesões no desporto. 1ª Ed., CTexto editores, Lisboa.
INEM (2012). Supote Básico de Vida com Disfibrilhação Automática Externa, Versão 3.0. 1ª EdiçãO.
Magnusson, P. et al. (2006). Compêndio de Medicina Desportiva. Ciência e Aspetos Clínicos da Lesão Desportiva e da Atividade Física. Edições Instituto Piaget.