Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Rever as principais variáveis e métodos tradicionais de recolha de dados biomecânicos;
B. Conhecer métodos de recolha de dados biomecânicos recentes (e.g., Pressão Plantar, Sensores inerciais);
C. Conhecer a importância e as principais formas de avaliação biomecânica em diferentes exercícios;
D. Conhecer as principais aplicações da biomecânica do exercício, com destaque particular para as fases especiais da vida;
E. Conhecer a relação entre Carga Biomecânica e Saúde;
F. Realizar uma análise biomecânica considerando os sistemas abordados.
Conteúdos programáticos
1. Revisões gerais sobre as variáveis de estudo em biomecânica: Cinemática (Posição, Velocidade, Aceleração) e Cinética (Força, Impulso, Pressão).
2. Revisões gerais sobre os equipamentos e métodos utilizados em biomecânica: sensores inerciais, plataforma de forças, plataforma de pressão, análise de imagem e eletromiografia;
3. Relação entre carga biomecânica e saúde: efeitos biopositivos e bionegativos;
4. Quantificação da carga biomecânica e modelos biomecânicos;
5. Principais aplicações da biomecânica do exercício com destaque para as fases especiais da vida;
6. Análise biomecânica do exercício de marcha e corrida humana, com destaque para as fases especiais da vida;
7. Estruturação de projetos de biomecânica do exercício.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Após dos conteúdos programáticos 1 e 2, os estudantes terão atingindo os Objetivo A e B; Após os conteúdos 2 e 4, os estudantes terão atingindo o Objetivo B; Após os conteúdos 4,5 e 6, os estudantes terão atingindo o Objetivo C; Após os conteúdos 5 e 6, os estudantes terão atingindo o Objetivo D; Após os conteúdos 3, os estudantes terão atingindo o Objetivo E; Após os conteúdos 7, os estudantes terão atingindo o Objetivo F.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
1. Aulas Expositivas: As aulas teóricas terão um foco de expor os conhecimentos e teorias da biomecânica do exercício de modo a fornecer uma base teórica sólida aos estudantes. Esta metodologia torna-se particularmente útil para introduzir conceitos-chave e compreender de que forma as teorias fundamentais são aplicadas na área especifica da Atividade Física e Saúde. 2. Aprendizagem Baseada em Problemas: Em cada momento, a aplicação dos conteúdos à área de intervenção baseia-se no levantamento de problemas e questões que permitem os estudantes analisar a pertinência e possíveis soluções a partir dos conteúdos abordados. 3. Atividades Práticas e Laboratoriais: Cada tópico é abordado com metodologias específicas de recolha, tratamento e interpretação de dados, com o intuito de proporcionar, aos estudantes, competências no "saber fazer". Esta abordagem visa que os alunos desenvolvam habilidades práticas e ganhem experiência prática na área. 4. Análise, Reflexão e Discussão: Estimular debates e discussões em grupo permite promover a troca de ideias, perspetivas e experiências entre os estudantes, além de aprofundar a compreensão dos tópicos discutidos. 5. Tecnologias Educacionais, Profissionais e de Investigação: A utilização de tecnologias educacionais, tais como plataformas online, simuladores, metodologias de e-learning e recursos multimídia, pode enriquecer a experiência de aprendizagem e atender às diferentes preferências de aprendizagem dos estudantes. Além disso, numa geração que tem tecnologia constantemente disponível, torna-se pertinente mostrar como a tecnologia pode ser utilizada no contexto profissional e em investigação científica, destacando-se de que forma a tecnologia disponível pode ajudar a aplicar os conteúdos nos dois contextos. 6. Colaboração Interdisciplinar: pretende-se incentivar a colaboração entre Unidades Curriculares o que permite oferecer uma visão holística da Atividade Física e Saúde, preparando os estudantes para abordagens interdisciplinares na prática profissional e na procura de soluções para os problemas que possam encontrar. 7. Mentoria: No caso de estudantes com maior dificuldade em atingir os objetivos, serão estabelecidos programas de mentoria, de modo que estes possam receber orientação individualizada por parte dos docentes e/ou de colegas.
Avaliação
A avaliação da UC será constituída por:
Avaliação contínua: 1) Recolha de dados com metodologias biomecânicas (30%) + Trabalho de grupo/individual (50%) + Defesa do trabalho (20%).
Avaliação Final: Trabalho individual (50%) + Defesa do trabalho (50%).
Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bartlett, R (1999). Sports Biomechanics. Reducing Injury and Improving Performance. London and New York: Spon Press.
Completo & Fonseca (2011). Fundamentos de Biomecânica Músculo-Esquelética e Ortopédica: Publindustria.
Flanagan (2019). Biomechanics: a case-based approach (Second edition. ed.). Jones & Bartlett Learning.
Hamill & Caldwell (2001). Mechanical load on the Body. In Hauber, M (Ed), ACSM's Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription (4th ed). Baltimore: Williams & Wilkins.
Müller & Wolf (2018). Handbook of Human Motion. Springer International.
Payton, Burden, & BASES (2018). Biomechanical evaluation of movement in sport and exercise: the British Association of Sport and Exercise Sciences guide (2nd edition). Routledge, Taylor & Francis.
Robertson, Caldwell, Hamill, Kamen, & Whittlesey (2014). Research Methods in Biomechanics (Second ed.). Human Kinetics.
Santos-Rocha R (2022). Exercise and Physical Activity During Pregnancy and Postpartum. 2ed. Springer.
Observações
O acompanhamento aos estudantes é realizado em horário a combinar, individualmente ou em grupo, via WhatsApp ou outra plataforma, caso se justifique. O trabalho que integra a avaliação contínua será entregue em espaço próprio via moodle. Para a Avaliação Final, os exames escritos serão entregues via moodle e a avaliação oral ou apresentações de trabalhos serão realizadas por videoconferência na plataforma Zoom ou Ms Teams.