Código: | MAFS016 | Sigla: | EST | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MAFS | Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto | 2º | 60 | 0 | 0 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Com a Unidade Curricular ESTÁGIO do MESTRADO EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (MAFS) o estudante deve ser capaz de,
1. Adquirir as competências e métodos de trabalho indispensáveis ao exercício responsável inerente à intervenção profissional
2. Elaborar, aplicar e avaliar a eficiência de um programas de exercício dirigido a populações em fase especiais da vida ou com situações clínicas especificas, integrando os conhecimentos teóricos e teórico-práticos decorrentes da sua formação académica, nomeadamente, nas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal.
1.intervenção em contexto real, através da atividade física/exercício. 2. Realização de um relatório final e respetiva defesa, de acordo com as normas fornecidas em documento específico. 3. O projeto de estágio poderá ser baseado num trabalho realizado no âmbito de qualquer das unidades curriculares do curso. 4. Orientação tutorial, presencial ou a distância (plataforma, zoom, moodle, e-mail ou outros meios de comunicação disponíveis), para a preparação do projeto de estágio e sua aplicação em contexto profissional.
Em formação pós-graduada pretende-se que o estudante adquira autonomia na conceção e implementação de um projeto de estudo científico com intervenção prática associada, dominando as ferramentas essenciais para pesquisa bibliográfica, redação de texto científico, conceção metodológica e análise e discussão de resultados; adicionalmente o aprofundamento de métodos de investigação propicia a aquisição de estratégias planeamento e avaliação da intervenção profissional eficientes. Apresenta-se, de forma esquemática, a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
OA1 » CP1, 2
OA2 » CP 2,3,4
Metodologia de ensino; processo de supervisão por parte do orientador, incidindo sobre a competência da intervenção do estudante em contexto profissional. Avaliação: Com base no projeto previamente aprovado no Conselho Técnico-científico (CTC), o Relatório de Estágio é avaliado por o orientador, preferencialmente, um docente da ESDRM participante no curso, doutorado na área das ciências do desporto ou com título de especialista na área. O orientador deve apresentar uma proposta de júri ao Coordenador de Curso, que a submeterá ao CTC. Cálculo da avaliação final: em prova pública, o júri avalia o documento e a respetiva defesa e atribui a classificação final. Alunos em situação especial: flexibilidade nas datas de avaliação e modo de apresentação. Dispõe de época especial para conclusão de curso, em caso de doença, gravidez, assistência à família, ou com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigente associativo.
Avaliação: Com base no projeto previamente aprovado no Conselho Técnico-científico (CTC), o Relatório de Estágio é avaliado por o orientador, preferencialmente, um docente da ESDRM participante no curso, doutorado na área das ciências do desporto ou com título de especialista na área. O orientador deve apresentar uma proposta de júri ao Coordenador de Curso, que a submeterá ao CTC. Cálculo da avaliação final: em prova pública, o júri avalia o documento e a respetiva defesa e atribui a classificação final. Alunos em situação especial: flexibilidade nas datas de avaliação e modo de apresentação. Dispõe de época especial para conclusão de curso, em caso de doença, gravidez, assistência à família, ou com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigente associativo.
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
Bibliografia disponibilizada nas unidades curriculares do 1º ano deste curso.