• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MAFS016
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio

Código: MAFS016    Sigla: EST
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - A

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 60 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Estágio: 20,00
Orientação Tutorial: 6,67

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 20,00
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 6,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com a Unidade Curricular ESTÁGIO do MESTRADO EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (MAFS) o estudante deve ser capaz de,
1. Adquirir as competências e métodos de trabalho indispensáveis ao exercício responsável inerente à intervenção profissional
2. Elaborar, aplicar e avaliar a eficiência de um programas de exercício dirigido a populações em fase especiais da vida ou com situações clínicas especificas, integrando os conhecimentos teóricos e teórico-práticos decorrentes da sua formação académica, nomeadamente, nas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal.

Conteúdos programáticos

1.intervenção em contexto real, através da atividade física/exercício. 2. Realização de um relatório final e respetiva defesa, de acordo com as normas fornecidas em documento específico. 3. O projeto de estágio poderá ser baseado num trabalho realizado no âmbito de qualquer das unidades curriculares do curso. 4. Orientação tutorial, presencial ou a distância (plataforma, zoom, moodle, e-mail ou outros meios de comunicação disponíveis), para a preparação do projeto de estágio e sua aplicação em contexto profissional. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Em formação pós-graduada pretende-se que o estudante adquira autonomia na conceção e implementação de um projeto de estudo científico com intervenção prática associada, dominando as ferramentas essenciais para pesquisa bibliográfica, redação de texto científico, conceção metodológica e análise e discussão de resultados; adicionalmente o aprofundamento de métodos de investigação propicia a aquisição de estratégias planeamento e avaliação da intervenção profissional eficientes. Apresenta-se, de forma esquemática, a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
OA1 » CP1, 2
OA2 » CP 2,3,4

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologia de ensino; processo de supervisão por parte do orientador, incidindo sobre a competência da intervenção do estudante em contexto profissional. Avaliação: Com base no projeto previamente aprovado no Conselho Técnico-científico (CTC), o Relatório de Estágio é avaliado por o orientador, preferencialmente, um docente da ESDRM participante no curso, doutorado na área das ciências do desporto ou com título de especialista na área. O orientador deve apresentar uma proposta de júri ao Coordenador de Curso, que a submeterá ao CTC. Cálculo da avaliação final: em prova pública, o júri avalia o documento e a respetiva defesa e atribui a classificação final. Alunos em situação especial: flexibilidade nas datas de avaliação e modo de apresentação. Dispõe de época especial para conclusão de curso, em caso de doença, gravidez, assistência à família, ou com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigente associativo.


Avaliação

Avaliação: Com base no projeto previamente aprovado no Conselho Técnico-científico (CTC), o Relatório de Estágio é avaliado por o orientador, preferencialmente, um docente da ESDRM participante no curso, doutorado na área das ciências do desporto ou com título de especialista na área. O orientador deve apresentar uma proposta de júri ao Coordenador de Curso, que a submeterá ao CTC. Cálculo da avaliação final: em prova pública, o júri avalia o documento e a respetiva defesa e atribui a classificação final. Alunos em situação especial: flexibilidade nas datas de avaliação e modo de apresentação. Dispõe de época especial para conclusão de curso, em caso de doença, gravidez, assistência à família, ou com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigente associativo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bibliografia disponibilizada nas unidades curriculares do 1º ano deste curso.