Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Objectivos Conhecer os princípios e conceitos fundamentais da experimentação, delinear experiências e fazer a respetiva análise estatística. Utilizar um software estatístico para o tratamento de dados, quer em aplicações, quer na investigação.
Aptidões e Competências Capacidade para selecionar e organizar informação, aplicar algumas ferramentas estatísticas essenciais na análise de diversos delineamentos experimentais. Validar os pressupostos das diferentes abordagens paramétricas e saber aplicar alternativas não paramétricas, caso os mesmos não se verifiquem. Utilizar o software adotado para a disciplina e interpretar outputs de análise estatística. Adquirir autonomia no estudo com adaptação a novas situações.
Conteúdos programáticos
Revisões dos principais conceitos de Estatística descritiva e Inferencial.
Princípios do delineamento experimental.
Planeamento da recolha de dados ou do delineamento experimental.
Testes de hipóteses.
Testes de ajustamento.
Tabelas de contingência.
Relações entre variáveis. Regressão linear e não linear. Modelos lineares.
Análise de variância.
Alternativas não paramétricas aos testes de hipóteses e à análise de variância.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa apresenta os princípios do delineamento experimental e procura capacitar os estudantes para a delineamento de experiências/recolha de dados, organização dos dados, escolha dos métodos de análise estatística adequados, análise estatística e interpretação de resultados.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Exposição de matéria em sessões teóricas e aplicação em sessões teórico-práticas
Avaliação
Existem duas modalidades de avaliação: avaliação contínua + exame escrito parcial ou apenas exame final.
Modalidade 1: Avaliação Contínua + Exame Parcial
A avaliação contínua consiste na realização de trabalhos de grupo e de um mini-teste individual, a decorrer durante o período de aulas. A nota da avaliação contínua resulta da contribuição de 60% dos trabalhos (nota mínima de 10 valores) e de 40% do mini-teste (nota mínima de 8 valores).
A nota mínima da Avaliação Contínua é de 10 valores.
A prova de Exame Parcial é realizada na data do Exame Final e tem uma nota mínima de 8 valores.
Classificação final = 50% avaliação contínua + 50% exame final.
Modalidade 2 - Exame Final O exame final consiste na realização de uma única prova teórico-prática.
As notas da avaliação contínua são válidas no corrente ano letivo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação, com exercícios direcionados, focando a resolução de problemas atuais e reais, com o objetivo de desenvolver o gosto e interesse pela disciplina e mostrar a sua utilidade. Serão expostos os conceitos e teorias base, aplicados na prática e complementados com o trabalho dentro e fora das aulas e com apoio tutorial, para cumprimento dos objetivos fixados. Enfoque na interpretação e análise de dados recorrendo sempre que possível a outputs do software utilizado. Pretende-se que os alunos participem ativamente na resolução e discussão dos exercícios propostos e que procurem esclarecer dúvidas. É requerido trabalho autónomo para assimilação dos conceitos e resolução de exercícios.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Apontamentos e apresentações das aulas
Box, G.E.P., Hunter, J. S. & Hunter, W.G. (2005). Statistics for Experimenters: Design, Innovation, and Discovery (2nd ed), John Wiley & Sons, 664 pp. Hocking R. R. (2013). Methods and applications of linear models: regression and the analysis of variance (3rd ed.). Wiley, 720 pp. Dytham, C. (2003). Choosing and Using Statistics: A Biologist's Guide (2nd ed.). Blackwell Publishing, 249 pp. Eason G., Coles C.W., Gettinby G. (1996). Mathematics and Statistics for the Bio-Sciences. John Wiley&Sons Inc., 1986. Murteira B., Ribeiro C.S., Silva J.A., Pimenta F., Pimenta C. (2015). Introdução à Estatística (3ª ed.) Escolar Editora. Reis E., Melo P., Andrade R., Calapez, T. Estatística Aplicada, vols 1 e 2. Sílabo, 2015