Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se fomentar o empreendedorismo e a inovação como vias de desenvolvimento económico e social. No final, os estudantes deverão demonstrar uma visão estratégica, sistémica e integrada de toda a organização agronómica e agroindustrial de forma a favorecer a criação de valor e a produtividade. Para além do reforço do espírito empreendedor dos estudantes, é objetivo da uc que saibam elaborar planos de negócio, simulando a criação de novas empresas ou o desenvolvimento de negócios já existentes.
A sensibilização dos estudantes para o reconhecimento da importância crescente da gestão de projetos, permitirá ao estudante desenvolver a capacidade de observação e análise, aplicando os conhecimentos, métodos e técnicas de análise, planeamento, gestão, avaliação, implementação e controlo de projetos.
Conteúdos programáticos
Empreendedorismo: conceitos e fundamentos. Inovação: conceitos, vertentes e tipologias. Geração de ideias e avaliação de ideias. Deteção e seleção de oportunidades. Formalidades para a criação de empresas. O modelo de Canvas e a proposta de valor. O plano de marketing. O plano de negócios. Fontes de financiamento.
Gestão e monitorização de projetos: Definição e tipo de projetos. Ferramentas de apoio para a gestão, acompanhamento e avaliação de projetos de investimento: o modelo Finicia, modelo de análise do IFAP e considerações sobre outros modelos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos do programa pretendem despertar os formandos para a importância social e económica da inovação e do empreendedorismo. Para alcançar este objetivo é importante que os formandos tenham conhecimento da evolução dos conceitos, do seu enquadramento atual e das dificuldades da sua operacionalização. Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, os conteúdos programáticos pretendem assegurar a integração de conhecimentos de diversas áreas funcionais da empresa, complementando-as com a menos habitual formação em inovação. Os objetivos e as competências formuladas para esta u.c. pretendem assegurar a coerência, mas também a abrangência necessária aos estudantes a que se dirigem, colmatando uma necessidade de formação dos profissionais deste sector e/ou complementando a sua formação de base. A articulação entre conteúdos programáticos e objetivos da u.c. permitirá uma transmissão de conhecimentos mais efetiva e uma troca de experiências enriquecedora e inovadora.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia utilizada segue o regime presencial em sala onde se procura interligar o método expositivo com o diálogo e a participação dos estudantes nomeadamente, com a discussão de estudos de caso. A informação disponibilizada na plataforma de ensino à distância e da pesquisa de informação em bases de dados eletrónicas na biblioteca do conhecimento on-line apoiam o trabalho dos alunos.
Avaliação
Regime de avaliação: - A assistência às aulas é facultativa. Os estudantes matriculados na u.c estão admitidos a exame. Dispensa de exame final:: Um trabalho de grupo (50%) e um teste escrito (50%). A classificação mínima, em cada uma destas provas, é de 10 valores. Exame: O exame final consiste numa prova conforme ponto 3 e 4, do artigo 14º do REI do Mestrado. Classificação de exame final: Exame final: uma prova escrita (com um peso de 50% na avaliação final) + classificação do trabalho realizado no semestre (com um peso de 50% na avaliação final) ou Exame final: uma prova escrita (100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos do programa pretendem despertar os formandos para a importância social e económica da inovação e do
empreendedorismo. Para alcançar este objetivo é importante que os formandos tenham conhecimento da evolução dos conceitos, do seu enquadramento atual e das dificuldades da sua operacionalização. Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, os conteúdos programáticos pretendem assegurar a integração de conhecimentos de diversas áreas funcionais da empresa, complementando-as com a menos habitual formação em inovação. Os objetivos e as competências formuladas para esta u.c. pretendem assegurar a coerência, mas também a abrangência necessária aos estudantes a que se dirigem, colmatando uma necessidade de formação dos profissionais deste sector e/ou complementando a sua formação de base. A articulação entre conteúdos programáticos e objetivos da u.c. permitirá uma transmissão de conhecimentos mais efetiva e uma troca de experiências enriquecedora e inovadora.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Byers, T., Dorf, R. & Nelson, A. (2019). Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 5th ed. : McGraw-Hill Education.
Na plataforma moodle da uc será indicada bibliografia específica e sempre em atualização.