• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MEA2102
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Empreendedorismo e gestão de projetos

Código: MEA2102    Sigla: EGP
Área Científica: Ciências empresariais

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEA 29 Despacho n.º 5598/2020 de 18/05 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MEA_1_A

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Carlos Pedro Oliveira Santos Trindade - ESA   2,20
José Manuel Oliveira Carvalho - ESA   0,60
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se fomentar o empreendedorismo e a inovação como vias de desenvolvimento económico e social. No final, os estudantes deverão demonstrar uma visão estratégica, sistémica e integrada de toda a organização agronómica e agroindustrial de forma a favorecer a criação de valor e a produtividade. Para além do reforço do espírito empreendedor dos estudantes, é objetivo da uc que saibam elaborar planos de negócio, simulando a criação de novas empresas ou o desenvolvimento de negócios já existentes.

A sensibilização dos estudantes para o reconhecimento da importância crescente da gestão de projetos, permitirá ao estudante desenvolver a capacidade de observação e análise, aplicando os conhecimentos, métodos e técnicas de análise, planeamento, gestão, avaliação, implementação e controlo de projetos.

Conteúdos programáticos

Empreendedorismo: conceitos e fundamentos. Inovação: conceitos, vertentes e tipologias. 
Geração de ideias e avaliação de ideias. Deteção e seleção de oportunidades. Formalidades para a criação de empresas. O modelo de Canvas e a proposta de valor. O plano de marketing. O plano de negócios. Fontes de financiamento.
Gestão e monitorização de projetos: Definição e tipo de projetos. Ferramentas de apoio para a gestão, acompanhamento e avaliação de projetos de investimento: o modelo Finicia, modelo de análise do IFAP e considerações sobre outros modelos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos do programa pretendem despertar os formandos para a importância social e económica da inovação e do empreendedorismo. Para alcançar este objetivo é importante que os formandos tenham conhecimento da evolução dos conceitos, do seu enquadramento atual e das dificuldades da sua operacionalização. Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, os conteúdos programáticos pretendem assegurar a integração de conhecimentos de diversas áreas funcionais da empresa, complementando-as com a menos habitual formação em inovação. Os objetivos e as competências formuladas para esta u.c. pretendem assegurar a coerência, mas também a abrangência necessária aos estudantes a que se dirigem, colmatando uma necessidade de formação dos profissionais deste sector e/ou complementando a sua formação de base. A articulação entre conteúdos programáticos e objetivos da u.c. permitirá uma transmissão de conhecimentos mais efetiva e uma troca de experiências enriquecedora e inovadora.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia utilizada segue o regime presencial em sala onde se procura interligar o método expositivo com o diálogo e a participação dos estudantes nomeadamente, com a discussão de estudos de caso. A informação disponibilizada na plataforma de ensino à distância e da pesquisa de informação em bases de dados eletrónicas na biblioteca do conhecimento on-line apoiam o trabalho dos alunos.


Avaliação

Regime de avaliação:
- A assistência às aulas é facultativa.
Os estudantes matriculados na u.c estão admitidos a exame.
Dispensa de exame final::
Um trabalho de grupo (50%) e um teste escrito (50%). A classificação mínima, em cada uma destas provas, é de 10 valores.
Exame:
O exame final consiste numa prova conforme ponto 3 e 4, do artigo 14º do REI do Mestrado.
Classificação de exame final: Exame final: uma prova escrita (com um peso de 50% na avaliação final) + classificação do trabalho realizado no semestre (com um peso de 50% na avaliação final) ou Exame final: uma prova escrita (100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos do programa pretendem despertar os formandos para a importância social e económica da inovação e do
empreendedorismo. Para alcançar este objetivo é importante que os formandos tenham conhecimento da evolução dos conceitos, do seu enquadramento atual e das dificuldades da sua operacionalização. Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, os conteúdos programáticos pretendem assegurar a integração de conhecimentos de diversas áreas funcionais da empresa, complementando-as com a menos habitual formação em inovação. Os objetivos e as competências formuladas para esta u.c. pretendem assegurar a coerência, mas também a abrangência necessária aos estudantes a que se dirigem, colmatando uma necessidade de formação dos profissionais deste sector e/ou complementando a sua formação de base. A articulação entre conteúdos programáticos e objetivos da u.c. permitirá uma transmissão de conhecimentos mais efetiva e uma troca de experiências enriquecedora e inovadora. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Byers, T., Dorf, R. & Nelson, A. (2019). Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 5th ed. : McGraw-Hill Education.

Na plataforma moodle da uc será indicada bibliografia específica e sempre em atualização.

Observações