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Estágio e Relatório de Intervenção em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública

Código: MEC2118    Sigla: ESTR
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 6 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 30 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 0,93
Estágio: 0,00
Orientação Tutorial: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 6 5,58
Lígia Eduarda Pereira Monterroso   0,93
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,93
Estágio Totais 1 0,00
Orientação Tutorial Totais 12 8,04
Lígia Eduarda Pereira Monterroso   2,00
Marta Maria Gonçalves Rosa   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Maria Gonçalves Rosa Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade para analisar os processos de saúde/doença no contexto de enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública Capacidade para desenvolver estratégias de intervenção especializada numa perspetiva transdisciplinar.
Capacidade para enquadrar a prática clínica na evidência científica com recurso à revisão sistemática da literatura
Capacidade para fundamentar as competências desenvolvidas em ação sustentando-as na natureza da enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública
Capacidade para avaliar, registar e divulgar os resultados sensíveis às intervenções de enfermagem de âmbito comunitário e de saúde pública

Conteúdos programáticos

Dada a natureza eminentemente contextual e prática desta unidade curricular, os conteúdos programáticos são todos os lecionados nas várias unidades curriculares, procurando-­se, com o desenvolvimento do estágio e relatório, a mobilização dos mesmos na construção das competências especializadas nesta área do conhecimento em enfermagem.
Os conteúdos apresentados a seguir constituem a base teórica que articula, integra e fundamenta todos os anteriormente lecionados, numa lógica de construção integrada do conhecimento e das competências especializadas, previstas para o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública.
A Enfermagem Comunitária  Especialização do conhecimento
Políticas de Saúde Nacionais e Internacionais Orientações estratégicas
Políticas de Saúde Nacionais - Organização dos CSP
Determinantes de Saúde - sociais. epidemiológicos e ambientais
Investigação em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para a consecução dos objetivos da Unidade Curricular concorrem os conteúdos de todas as outras, nomeadamente:
O conhecimento da situação de saúde da comunidade, através dos determinantes sociais, epidemiológicos e ambientais;
O desenvolvimento de estratégias de intervenção comunitária, através da metodologia do planeamento em saúde;
A crítica dos resultados das intervenções, numa perspectiva de aperfeiçoamento profissional, através da metodologia da revisão sistemática;
O relatório segue a mesma lógica de integração e aperfeiçoamento disciplinar e profissional, constituindo um recurso fundamental de reflexividade na ação e sobre a ação, indispensável neste nível de ensino;
As políticas de saúde nacionais e internacionais, nomeadamente a Organização dos CSP - com enfoque na missão das UCC e USP - conteúdos específicos da unidade curricular, são também recursos de ensino/aprendizagem para a consecução dos objetivos.    

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os alunos desenvolvem estágios em Unidades de Cuidados Comunitários e Unidades de Saúde Pública, Agrupamentos de Centros de Saúde, integrados em equipas multidisciplinares e, com base num projeto individual, discutido e acompanhado, na sua execução, com conselheiros e com o docente através de orientação tutorial. 

Realizam­-se 2 Seminários - um intercalar e outro final - para partilha de experiências, análise crítica de situações e orientação.
O Relatório de estágio consubstancia os aspetos anteriores, integrando a fundamentação, reflexão e  integração teoria/prática.
A avaliação é de processo e de resultados: A primeira ocorre ao longo do estágio, monitorizando o processo de decisão e intervenção; a segunda, traduz o nível de desempenho do estudante, medindo a consecução dos objetivos formulados.
A avaliação da unidade curricular tem a ponderação de 60% para o estágio e de 40% para o relatório.
O Relatório de Estágio é objeto de discussão pública, de acordo com legislação específica.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O ensino clínico é uma componente fundamental para a construção de competências num domínio especializado do conhecimento, dada a natureza das situações de cuidados que permite.
O estudante tem a oportunidade de, com base na sua prática profissional anterior e adequadamente documentado através da componente teórica do ensino, construir no terreno, em situações reais e de elevada complexidade, em equipa multidisciplinar, as competências especializadas em enfermagem comunitária e de saúde pública. A intervenção comunitária articula os interesses do estudante, consubstanciados no seu projeto individual de estágio, e os interesses dos vários contextos, que propõem programas/projetos de interesse a desenvolver ou indicam áreas inovadoras que o estudante enfermeiro pode iniciar, com potencial de continuidade pelos próprios serviços.
As diversas metodologias apontadas para o desenvolvimento do estágio revelam elevada coerência com os objetivos do mesmo, traduzidas nos seguintes elementos:
­A orientação tutorial disponibilizada ao longo do estágio;
­A atenção às variáveis epidemiológicas, sociais e ambientais dos diferentes contextos, implícitas nos programas e projetos sugeridos aos estudantes;

A discussão, através das reuniões de orientação com estudantes e enfermeiros cooperantes;
­A realização dos seminários, os quais constituem momentos de partilha de experiências, de reflexão e de crítica científica face ao trabalho pedagógico em desenvolvimento,
­O trabalho de reflexão na e sobre a prática, através da elaboração do relatório que acompanha todo o desenvolvimento do estágio. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Biblioteca do Instituto de Higiene e Medicina Tropical - Gabinete dos Anais (coord), (2017). Planeamento em Saúde. In: Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, vol.16 (supl nº 1).
Hanson, Shirley M. H. (2005) (org). A enfermagem de cuidados de saúde à família. 2ª ed. Loures: Lusociência.
Imperatori, E. & Giraldes, M. R. (1993). Metodologia do Planeamento da Saúde: Manual para uso em serviços centrais, regionais e locais. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Pública, Edições de Saúde.
Melo, P. (2010) - Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lidel
Nunes, M. (2016). Cartilha Metodológica do Planeamento em Saúde e as Ferramentas de Auxílio. Lisboa. Chiado Editora.
Stanhope, Marcai; Lancaster, Jeanette (Org.) (2011). Enfermagem de Saúde Pública. 7ª ed. Loures: Lusociência Edições técnicas e científicas, Lda.
Teixeira, Carmen (2010). Planejamento em Saúde: conceitos, métodos e experiências. Baía: EDUFBA