Código: | MEC2119 | Sigla: | DNC | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MEC21 | 4 | Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro | 2º | 30 | 0 | 0 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Capacidade para formulação de um problema de investigação científica em Enfermagem
Capacidade para organização de um quadro de referência para o enquadramento de um problema de investigação científica em enfermagem
Capacidade para desenhar uma metodologia adequada para a implementação empírica do processo de investigação Capacidade para aplicação de técnicas de colheita de dados / informação relevantes
Capacidade de análise critica dos resultados obtidos através da aplicação de técnicas investigativas (qualitativas ou quantitativas)
Capacidade para produção de um relatório de investigação científico em enfermagem
Capacidade crítica e divulgação dos resultados da investigação
Pesquisa bibliográfica, revisão sistemática da literatura, recolha de dados, tratamento e análise.
Com esta unidade curricular pretende se desenvolver competências de investigação, promovendo a aprendizagem pelos estudantes, da realização de estudo(s) com especial foco na natureza da ação em enfermagem. Os estudantes devem demonstrar a capacidade para desenvolver todas as etapas do processo de investigação, incluindo a divulgação dos resultados.
O relatório é objeto de apreciação e discussão pública, constituindo momentos privilegiados de prova de capacidade científica do estudante, evidenciando um conhecimento especializado no tema e na área de especialização.
Elaboração do Relatório de Dissertação e discussão em provas Publicas.
Os objetivos definidos têm um estatuto de orientação ao desenvolvimento do processo de investigação, cabendo à orientação tutorial um estatuto privilegiado em todas as etapas de desenvolvimento do estudo, relevando se o desenvolvimento das aprendizagens relacionadas com a utilização da revisão sistemática da literatura, como suporte à prática baseada na evidência.
Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed.). Oxford, UK: Oxford University Press.
Grove, S., Burns, N., & Gray, J. (2013). Practice of nursing research: Appraisl, synthesis and generation evidence (7th ed.). St. Louis, Missouri: Elsevier.
Bardin, L. (2020). Análise de Conteúdo (ed: reimpressão 2020). Almedina.
Creswell, J. W., & Creswell, J.D. (2017). Research Design: Qualitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks: Sage Publications.
Cunha, M., & Santos, E. (2021). Revisão sistemática da literatura com meta-análise: Um guia prático para iniciantes. Edições Esgotadas, Lda.
Gauthier, B. (2016). Recherche sociale: De la problématique à la collecte des donnés (6ª ed.). Presses de l, Université du Québec.
Naranjo, E., & Ramos, S. (2014). Metodologia da investigação científica. Escolar Editora.
Néné M. & Sequeira, C. (2022). Investigação em Enfermagem - Teoria e Prática. Lidel.