• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MEC2119
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Dissertação de Natureza Científica em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública

Código: MEC2119    Sigla: DNC
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 4 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 30 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,67
Orientação Tutorial: 1,33

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,67
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis   0,00
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira   0,00
Catarina Inês Costa Afonso   0,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade para formulação de um problema de investigação científica em Enfermagem
Capacidade para organização de um quadro de referência para o enquadramento de um problema de investigação científica em enfermagem
Capacidade para desenhar uma metodologia adequada para a implementação empírica do processo de investigação Capacidade para aplicação de técnicas de colheita de dados / informação relevantes
Capacidade de análise critica dos resultados obtidos através da aplicação de técnicas investigativas (qualitativas ou quantitativas)
Capacidade para produção de um relatório de investigação científico em enfermagem
Capacidade crítica e divulgação dos resultados da investigação

Conteúdos programáticos

Pesquisa bibliográfica, revisão sistemática da literatura, recolha de dados, tratamento e análise.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com esta unidade curricular pretende se desenvolver competências de investigação, promovendo a aprendizagem pelos estudantes, da realização de estudo(s) com especial foco na natureza da ação em enfermagem. Os estudantes devem demonstrar a capacidade para desenvolver todas as etapas do processo de investigação, incluindo a divulgação dos resultados.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O relatório é objeto de apreciação e discussão pública, constituindo momentos privilegiados de prova de capacidade científica do estudante, evidenciando um conhecimento especializado no tema e na área de especialização.

 
A componente autónoma da unidade curricular deve ser realizada pelo estudante através de: análise da bibliografia científica sobre o tema em estudo e outros considerados relevantes para o desenvolvimento do relatório de investigação.


Avaliação

Elaboração do Relatório de Dissertação e discussão em provas Publicas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos definidos têm um estatuto de orientação ao desenvolvimento do processo de investigação, cabendo à orientação tutorial um estatuto privilegiado em todas as etapas de desenvolvimento do estudo, relevando se o desenvolvimento das aprendizagens relacionadas com a utilização da revisão sistemática da literatura, como suporte à prática baseada na evidência.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed.). Oxford, UK: Oxford University Press.
Grove, S., Burns, N., & Gray, J. (2013). Practice of nursing research: Appraisl, synthesis and generation evidence (7th ed.). St. Louis, Missouri: Elsevier.
Bardin, L. (2020). Análise de Conteúdo (ed: reimpressão 2020). Almedina.
Creswell, J. W., & Creswell, J.D. (2017). Research Design: Qualitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks: Sage Publications.
Cunha, M., & Santos, E. (2021). Revisão sistemática da literatura com meta-análise: Um guia prático para iniciantes. Edições Esgotadas, Lda.
Gauthier, B. (2016). Recherche sociale: De la problématique à la collecte des donnés (6ª ed.). Presses de l, Université du Québec.
Naranjo, E., & Ramos, S. (2014). Metodologia da investigação científica. Escolar Editora.
Néné M. & Sequeira, C. (2022). Investigação em Enfermagem - Teoria e Prática. Lidel.