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Gestão em Enfermagem

Código: MECSF02    Sigla: GE
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC-SF 16 Enfermagem Comunitária - Área Enf Saúde Familiar 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

1MEC-SF

Ensino Teórico: 10,00
Teórico-Práticas: 8,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,33
Teórico-Práticas: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,33
Olivério de Paiva Ribeiro   1,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Olivério de Paiva Ribeiro   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Olivério de Paiva Ribeiro Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Analisar criticamente os modelos e políticas de saúde; Identificar as especificidades do mercado da saúde; Reconhecer os elementos de suporte à tomada de decisão no consumo de cuidados de saúde; Criticar teorias e modelos de gestão eficiente de recursos humanos, materiais e da informação.

Conteúdos programáticos

1.Economia da saúde e Finanças:
Princípios da economia da saúde
Características específicas do mercado da saúde
Sistemas de saúde e financiamento
2. Marketing e qualidade de serviços de Saúde:
O marketing como filosofia de gestão
Conceitos e modelos de qualidade; Qualidade de produtos e qualidade de serviços
A contratualização e auditorias
Gestão do risco
Segurança dos Doente e Profissionais
3.Gestão de recursos humanos e Liderança:
Liderança, delegação e dotações seguras, gestão de conflitos, gestão e organização de cuidados e supervisão clínica
Avaliação de desempenho
A formação como instrumento de gestão
Questões Legais associadas aos cuidados de saúde.
Prevenção da corrupção nas instituições.
4.Gestão de recursos materiais:
Eficiência e racionalização de recursos
Níveis e reposição de stocks
5.A gestão da informação como elemento de mudança da gestão:
Informação clínica e administrativa
Sistemas de Informação em Enfermagem

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


A aquisição de conhecimentos no domínio da gestão em saúde e em particular da enfermagem permitem uma maior compreensão dos modelos e teorias seguidos pelas organizações, facilitando o pensamento reflexivo sobre as diferentes áreas de intervenção.

Por outro lado, a abordagem sobre métodos e estratégias de intervenção, permitirá aos profissionais desenvolverem nos seus locais de trabalho outras formas de intervenção mais dinâmicas e criativas.

Os conteúdos programáticos estão, pois, em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que o programa apresentado associa conceitos e conteúdos facilitadores e impulsionadores de competências conducentes à conceção e implementação de uma gestão eficaz e eficiente.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


As metodologias centram-se na participação ativa dos estudantes e baseiam-se no método expositivo oral e direto, com recurso aos meios audiovisuais mais apropriados, na resolução de problemas/análise e reflexão critica. Através destas metodologias pretende-se desenvolver no estudante a análise critica/reflexiva bem como o desenvolvimento experiencial.



Avaliação

A avaliação assume o cariz de avaliação contínua e incluiu uma avaliação individual. Poderão também vir a ser solicitados trabalhos individuais ou de grupo, cuja cotação será estabelecida entre docente e estudantes. A aprovação à UC pressupõe a obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores. No caso de não aproveitamento haverá um exame, em época normal, e outro em época de recurso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino utilizadas preconizam a mobilização e reforço de conhecimentos dos estudantes de um modo participativo e reflexivo e centram-se na participação ativa dos estudantes e baseiam-se no método expositivo, na resolução de problemas/análise de textos e reflexão critica. Através destas metodologias pretende-se desenvolver no estudante a análise critica/reflexiva bem como o desenvolvimento experiencial, indo ao encontro dos objetivos delineados para o exercício profissional especializado.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barros, P. P. (2013). Economia da Saúde: Conceitos e comportamentos. Coimbra: Almedina 

Campos, A. (2017). Percursos marcantes na saúde: Olhares sobre a saúde. Coimbra: Almedina 
Fachada, O. (2014). Liderança: prática da liderança, a liderança na prática. Lisboa: Edições Sílabo
Mateus, D., & Serra, S. (2017). Gestão em saúde: Liderança e comportamento organizacional para enfermeiros gestores. Loures: Lusodidacta
Portugal, M. N. (2015). Empreendedorismo : gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora.
Ribeiro, O.; Vieira, M.; Cunha, M.. (2014). "Costs and benefits of nursing clinical education for hospital institutions". Atencion Primaria 46 (S5): 195-201.
Ribeiro, O., Neves, N. (2016). Perceção do empowerment dos enfermeiros numa organização de saúde. Revista Millenium RE - Série 2, n.º1: setembro de 2016.
Scaife, J. (2019). Supervision in Clinical Practice: A Practitioner's Guide. New York: Routledge