Código: | MECSF02 | Sigla: | GE | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEC-SF | 16 | Enfermagem Comunitária - Área Enf Saúde Familiar | 1º | 3 | 30 | 75 |
Ensino Teórico: | 10,00 |
Teórico-Práticas: | 8,33 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Analisar criticamente os modelos e políticas de saúde; Identificar as especificidades do mercado da saúde; Reconhecer os elementos de suporte à tomada de decisão no consumo de cuidados de saúde; Criticar teorias e modelos de gestão eficiente de recursos humanos, materiais e da informação.
A aquisição de conhecimentos no domínio da gestão em saúde e em particular da enfermagem permitem uma maior compreensão dos modelos e teorias seguidos pelas organizações, facilitando o pensamento reflexivo sobre as diferentes áreas de intervenção.
Por outro lado, a abordagem sobre métodos e estratégias de intervenção, permitirá aos profissionais desenvolverem nos seus locais de trabalho outras formas de intervenção mais dinâmicas e criativas.
Os conteúdos programáticos estão, pois, em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que o programa apresentado associa conceitos e conteúdos facilitadores e impulsionadores de competências conducentes à conceção e implementação de uma gestão eficaz e eficiente.
As metodologias centram-se na participação ativa dos estudantes e baseiam-se no método expositivo oral e direto, com recurso aos meios audiovisuais mais apropriados, na resolução de problemas/análise e reflexão critica. Através destas metodologias pretende-se desenvolver no estudante a análise critica/reflexiva bem como o desenvolvimento experiencial.
A avaliação assume o cariz de avaliação contínua e incluiu uma avaliação individual. Poderão também vir a ser solicitados trabalhos individuais ou de grupo, cuja cotação será estabelecida entre docente e estudantes. A aprovação à UC pressupõe a obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores. No caso de não aproveitamento haverá um exame, em época normal, e outro em época de recurso.
As metodologias de ensino utilizadas preconizam a mobilização e reforço de conhecimentos dos estudantes de um modo participativo e reflexivo e centram-se na participação ativa dos estudantes e baseiam-se no método expositivo, na resolução de problemas/análise de textos e reflexão critica. Através destas metodologias pretende-se desenvolver no estudante a análise critica/reflexiva bem como o desenvolvimento experiencial, indo ao encontro dos objetivos delineados para o exercício profissional especializado.
Barros, P. P. (2013). Economia da Saúde: Conceitos e comportamentos. Coimbra: Almedina