Código: | MECSF03 | Sigla: | MIE | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEC-SF | 16 | Enfermagem Comunitária - Área Enf Saúde Familiar | 1º | 3 | 30 | 75 |
Ensino Teórico: | 1,67 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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No geral pretendemos que os estudantes adquiram conhecimentos dos princípios gerais da investigação e estatística assim como
conhecimento e competências na utilização de programas de análise estatística.
Relacionar níveis de evidência e graus de recomendação com a segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem;
Diferenciar as opções teórico-metodológicas e as etapas que caracterizam a investigação primária (quantitativa e qualitativa) e a
investigação secundária;
Compreender as estratégias metodológicas e técnicas de suporte à elaboração de protocolo e de um projeto de investigação;
Interpretar modelos probabilísticos de suporte à inferência estatística, à interpretação de intervalos de confiança e à formulação e testes de hipóteses; Utilizar software de apoio à estatística.
Processo de investigação e suas caraterísticas
Estratégias metodológicas de investigação: paradigma quantitativo/qualitativo
Investigações primárias:
O projeto de investigação: seu desenho e componentes
Etapas dos protocolos e estratégias de pesquisa
Elementos do Relatório de investigação
Investigações secundárias (Scoping review e RSL)
Prática baseada em evidências: conceitos e etapas
Metodologia de análise de dados
Estatística descritiva/ inferencial ¿ programas estatísticos
Pressupostos dos testes paramétricos e não paramétricos
Apresentação e análise de dados qualitativos e quantitativos
Comunicação de resultados de investigação
Esta unidade pressupõe o recurso a métodos ativos em que os conteúdos programáticos demostram coerência com os objetivos, dado
que: Encontram-se organizados com uma sequência coerente e articulada, numa logica sistémica; A apresentação de exemplos de estudos tipo e recurso a diferentes metodologias, possibilita uma explicitação mais adequada e a articulação de conhecimentos com as restantes UC do curso; O programa associa conceitos e conteúdos conducentes à conceção e implementação das metodologias de investigação e das dinâmicas conducentes à conceção de projetos de investigação; A exposição da melhor evidência/grau de recomendação aliada à discussão de cenários, permitem demonstrar as melhores práticas em saúde; A explanação das questões e desafios atuais em enfermagem possibilita uma compreensão das linhas de investigação na área de enfermagem e da saúde em geral, bem como identificar as áreas que carecem de investigação adicional.
As metodologias de ensino e aprendizagem estão de acordo com os objetivos delineados para a UC. Os conteúdos programáticos serão lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas, com metodologias expositivas, dinâmicas e participação ativa dos estudantes. As
metodologias expositivas interativas serão combinadas com a pesquisa em base de dados e análise crítica de artigo de investigação. Nas aulas teóricas será privilegiado o método expositivo e reflexivo com exposição dos conceitos de cada conteúdo, o debate e análise de artigos na área da Enfermagem de saúde familiar e em problemáticas / situações de interesse para os estudantes o que facilita a sua participação e exemplificação com base na evidência cinetífica no campo da enfermagem de saúde familiar. Nas aulas teórico-práticas será realizada a aplicação prática dos conceitos de cada tópico, através da resolução de diferentes exercícios que permitam aplicar diferentes aspetos da matéria lecionada, com recurso ao programa estatístico permitindo assim a exploração do mesmo e o
desenvolvimento de competências e pensamento crítico e reflexivo.
Nas horas de trabalho autónomo, os estudantes serão orientados para a realização de trabalho individual ou de grupo, designadamente a criação e análise de uma base de dados simples ou através da elaboração de um projeto de investigação.
A avaliação obedece ao regulamento do curso. A forma de avaliação será apresentada no início da unidade curricular tendo por base uma das seguintes propostas: teste individual escrito (100%) ou desenvolvimento de trabalho de grupo/individual e teste escrito, sendo o teste individual escrito (50%) e a realização de trabalho individual/grupo, com apresentação (50%). O trabalho pode incluir a elaboração de um projeto de investigação ou a análise de base de dados com os cálculos e interpretação de resultados. A classificação final resulta da nota do teste escrito individual ou da média aritmética dos resultados parciais dos dois momentos de avaliação formal. A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Para os estudantes que não obtenham aprovação, está previsto o exame época normal e de recurso. Avaliação por exame: teste individual escrito, classificado para 20 valores, abrangendo todo o programa da UC.
A implementação das diferentes metodologias de ensino, visa garantir a coerência dos conteúdos programáticos em função dos objetivos e a sua relação com a aprendizagem dos estudantes, promovendo nos mesmos a capacidade de mobilizar e aplicar conhecimentos nos contextos das práticas em saúde. Para garantir esta coerência o docente; (i) dá a conhecer e discute os objetivos com os estudantes no início e ao longo da unidade curricular; (ii) explicita os objetivos a alcançar através do treino de competência de pesquisa com recurso às tecnologias de informação e treino da pesquisa em bases científicas; (iii) valida ainda se os mesmos são alcançados, porquanto cada estudante deve demonstrar o atingir dos objetivos definidos. As metodologias adotadas permitem o desenvolvimento do conhecimento teórico e realização de investigação na prática clínica, interpretação de resultados científicos para uma prática baseada na evidência e a mobilização dos conhecimentos e competências desenvolvidas, para contextos mais específicos e da prática de enfermagem de família.
Assim, ao longo da UC procura-se desenvolver, nos estudantes, competências cognitivas e motivacionais para a importância e
compreensão das temáticas da investigação e estatística na prática clínica, contribuindo para uma melhor perceção e compreensão dos objetivos que se pretendem alcançar. As metodologias adotadas, centradas no estudante, serão facilitadoras do desenvolvimento de competências e conducentes aos objetivos apresentados e privilegiam o envolvimento dos estudantes na resolução de situações problema e discussão em grupo, permitindo o trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências úteis para valorização pessoal e profissional.
Cunha, M. & Santos, E. (2021). Revisão Sistemática da Literatura com Meta-análise: um guia prático para iniciantes. Edições Esgotadas, Lda.
Gonçalves, S., Gonçalves, J., & Marques, C. (2021). Manual de investigação qualitativa: Conceção, análise e aplicações. Pactor
Marôco, J. (2021). Análise estatística com utilização do SPSS (8ª ed). Report Number Lda
Lima, T., Amaral, O., de Almeida, P., Carvalho, P., Marques, T., Pinto, A. R., & Coimbra, T. (2022). Do internamento para a comunidade ¿ o cuidador informal na transição. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 5(1), 47¿58. https://doi.org/10.37914/riis.v5i1.191
Mendes, M. N., Rosa, M., do Carmo Figueiredo, M., & Pereira, I. C. (2021). Literacia em saúde dos idosos sobre Diabetes Mellitus: uma
Scoping Review. Revista da UI_IPSantarém-Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 9(1), 94-108.
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24835