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Fundamentos de Enfermagem de Saúde Familiar

Código: MECSF04    Sigla: FESF
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC-SF 16 Enfermagem Comunitária - Área Enf Saúde Familiar 6 75 150

Horas Efetivamente Lecionadas

1MEC-SF

Ensino Teórico: 10,00
Teórico-Práticas: 4,17
Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,67
Teórico-Práticas: 1,33
Seminários: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,67
Cláudia Margarida Correia Balula Chaves   1,33
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,67
Sofia Margarida Guedes de Campos Salvado Pires   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,67
Sofia Margarida Guedes de Campos Salvado Pires   0,67
Seminários Totais 1 1,00
a definir   1,00
Cláudia Margarida Correia Balula Chaves   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cláudia Margarida Correia Balula Chaves Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Descrever as políticas sociais e de saúde familiar
Analisar os referenciais internacionais e nacionais em Enfermagem de Saúde Familiar
Interpretar os referenciais onto-epistemológicos da Enfermagem de Saúde Familiar
Identificar os contextos de intervenção do enfermeiro nos cuidados a indivíduos e famílias

Conteúdos programáticos

Evolução Histórica da Saúde Familiar: Enquadramento histórico e suas implicações numa conceção global de saúde; Perspetiva atual e futura; Políticas sociais e de saúde da família
Intervenção Familiar como Referencial em Enfermagem de Saúde Familiar: Referências internacionais e nacionais da enfermagem de saúde familiar
Enfermagem de Saúde Familiar: referenciais onto-epistemológicos: Teoria de enfermagem de família, Teoria de desenvolvimento familiar, Teoria dos sistemas familiares

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos foram estruturados de forma a atingir os objetivos delineados, visando uma perspetiva histórica da saúde familiar e respetivas políticas sociais; Enquadramento da família nos cuidados de saúde primários com base em referências nacionais e internacionais e análise dos referenciais epistemológicos em enfermagem de saúde familiar. O docente explicita os objetivos a alcançar em cada capítulo na integração à unidade curricular. Por outro lado, os temas a desenvolver são potenciadores da reflexão crítica por parte dos estudantes, quer face aos próprios conteúdos da unidade curricular, quer na sua relação com o contexto da prática clinica. A UC integra conteúdos programáticos que têm por base os objetivos delineados. Os conteúdos programáticos estão organizados pelo referencial teórico inerente aos referenciais sociopolíticos e epistemológicos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os aspetos a desenvolver para a obtenção dos objetivos de aprendizagem visam o acompanhamento, apoio dos estudantes e disponibilidade dos docentes, criação de oportunidades de aprendizagem e troca de experiências da prática clinica bem como a recetividade para refletir sobre a avaliação com o estudante.


Avaliação

A forma de avaliação é apresentada no início da unidade curricular tendo por base uma das seguintes propostas: as estratégicas de ensino-aprendizagem a ser utilizadas nesta unidade curricular preconizam o princípio da participação ativa dos estudantes, mobilizando conhecimentos e experiências profissionais, na discussão dos conteúdos programáticos, no desenvolvimento de trabalhos de grupo e prova escrita. Assim, avaliação quantitativa inclui um teste escrito (50%) e a realização de trabalho(s) individual/de grupo, com apresentação oral (50%), apelando à inovação e criatividade e a respostas concretas ao problema enunciado baseadas em evidência científica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A implementação das diferentes metodologias de ensino, visa garantir a coerência dos conteúdos programáticos em função dos objetivos e sua relação com a aprendizagem dos estudantes e por conseguinte a avaliação, promovendo nos mesmos a capacidade de mobilizar e aplicar conhecimentos nos contextos das práticas em saúde familiar. As metodologias adotadas pretendem o desenvolvimento do saber/conhecimento teórico e, posteriormente, a mobilização dos conhecimentos e competências desenvolvidas, para contextos mais específicos e aplicados à prática clínica de enfermagem de família. Assim, para facilitar a concretização dos objetivos e a avaliação da UC o docente dará a conhecer e discute os objetivos com os estudantes no início e ao longo da UC; explicita os objetivos a alcançar e valida se os mesmos são conseguidos, porquanto cada estudante deve demostrar se atingiu os objetivos definidos no trabalho individual ou de grupo e teste escrito individual. Será efetuado o enquadramento teórico no início de cada conteúdo programático, procurando estabelecer uma relação com o conhecimento já adquirido pelos estudantes noutros ciclos de estudos noutras unidades curriculares e/ou nos contextos das suas práticas, experiências e saberes. Ao longo da UC procura-se desenvolver, nos estudantes, competências cognitivas e motivacionais para a importância e compreensão das temáticas no contexto atual e real da prática clínica, contribuindo para uma melhor perceção e compreensão dos objetivos que se pretendem alcançar. As metodologias adotadas, centradas no estudante, serão facilitadoras do desenvolvimento de competências e conducentes aos objetivos apresentados e privilegiam o envolvimento dos estudantes na resolução de situações problema e discussão em grupo, permitindo o trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências úteis para valorização pessoal e profissional. Visam garantir a coerência dos conteúdos programáticos em função dos objetivos e a sua relação com a aprendizagem, promovendo a capacidade de mobilizar e aplicar conhecimentos nos contextos das práticas em saúde familiar. A possibilidade da realização de um trabalho de grupo ou individual proporcionará a compreensão e aplicação das temáticas abordadas, assim como permitirá a partilha de conhecimentos e experiências entre o grupo, contacto com outras realidades através da pesquisa e também constitui uma oportunidade de trabalho em equipa desenvolvendo competências na área especifica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, F. S., Coutinho, E. C., Duarte, J. C., Chaves, C. M., Nelas, P. A., Amaral, O. P., & de Castro Parreira, V. (2017). Domestic violence in pregnancy: prevalence and characteristics of the pregnant woman. Journal Clinical Nursing. 10.1111/jocn.13756
Correia, C., Chaves, C., Batista, B., Rosário, H., & Teixeira, R. (2021). Aplicação do modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: Um estudo de caso. Egitania e Sciencia, 1(28), 20-21 https://doi.org/10.46691/es.v1i28381
Pinto, C., Chaves, C., Duarte, J., Amaral, O., & Gonçalves, A. (2021). Influência das características sociodemográficas e familiares na adesão ao tratamento das pessoas hipertensas na comunidade. Millenium, 2(e espec nº9), 197-206. https://doi.org/10.29352/mill029e.25070
Wright, L.M., & Leahey, M. (2019). Nurses and families: A Guide to Family Assessment and Intervention (7ª ed) USD
Relvas, A., Major, S. (2014). Avaliação Familiar: funcionamento e intervenção. Coimbra: Imprensa da UC