Código: | MECSF04 | Sigla: | FESF | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEC-SF | 16 | Enfermagem Comunitária - Área Enf Saúde Familiar | 1º | 6 | 75 | 150 |
Ensino Teórico: | 10,00 |
Teórico-Práticas: | 4,17 |
Seminários: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Evolução Histórica da Saúde Familiar: Enquadramento histórico e suas implicações numa conceção global de saúde; Perspetiva atual e futura; Políticas sociais e de saúde da família
Intervenção Familiar como Referencial em Enfermagem de Saúde Familiar: Referências internacionais e nacionais da enfermagem de saúde familiar
Enfermagem de Saúde Familiar: referenciais onto-epistemológicos: Teoria de enfermagem de família, Teoria de desenvolvimento familiar, Teoria dos sistemas familiares
Os conteúdos programáticos foram estruturados de forma a atingir os objetivos delineados, visando uma perspetiva histórica da saúde familiar e respetivas políticas sociais; Enquadramento da família nos cuidados de saúde primários com base em referências nacionais e internacionais e análise dos referenciais epistemológicos em enfermagem de saúde familiar. O docente explicita os objetivos a alcançar em cada capítulo na integração à unidade curricular. Por outro lado, os temas a desenvolver são potenciadores da reflexão crítica por parte dos estudantes, quer face aos próprios conteúdos da unidade curricular, quer na sua relação com o contexto da prática clinica. A UC integra conteúdos programáticos que têm por base os objetivos delineados. Os conteúdos programáticos estão organizados pelo referencial teórico inerente aos referenciais sociopolíticos e epistemológicos.
Os aspetos a desenvolver para a obtenção dos objetivos de aprendizagem visam o acompanhamento, apoio dos estudantes e disponibilidade dos docentes, criação de oportunidades de aprendizagem e troca de experiências da prática clinica bem como a recetividade para refletir sobre a avaliação com o estudante.
A forma de avaliação é apresentada no início da unidade curricular tendo por base uma das seguintes propostas: as estratégicas de ensino-aprendizagem a ser utilizadas nesta unidade curricular preconizam o princípio da participação ativa dos estudantes, mobilizando conhecimentos e experiências profissionais, na discussão dos conteúdos programáticos, no desenvolvimento de trabalhos de grupo e prova escrita. Assim, avaliação quantitativa inclui um teste escrito (50%) e a realização de trabalho(s) individual/de grupo, com apresentação oral (50%), apelando à inovação e criatividade e a respostas concretas ao problema enunciado baseadas em evidência científica.
A implementação das diferentes metodologias de ensino, visa garantir a coerência dos conteúdos programáticos em função dos objetivos e sua relação com a aprendizagem dos estudantes e por conseguinte a avaliação, promovendo nos mesmos a capacidade de mobilizar e aplicar conhecimentos nos contextos das práticas em saúde familiar. As metodologias adotadas pretendem o desenvolvimento do saber/conhecimento teórico e, posteriormente, a mobilização dos conhecimentos e competências desenvolvidas, para contextos mais específicos e aplicados à prática clínica de enfermagem de família. Assim, para facilitar a concretização dos objetivos e a avaliação da UC o docente dará a conhecer e discute os objetivos com os estudantes no início e ao longo da UC; explicita os objetivos a alcançar e valida se os mesmos são conseguidos, porquanto cada estudante deve demostrar se atingiu os objetivos definidos no trabalho individual ou de grupo e teste escrito individual. Será efetuado o enquadramento teórico no início de cada conteúdo programático, procurando estabelecer uma relação com o conhecimento já adquirido pelos estudantes noutros ciclos de estudos noutras unidades curriculares e/ou nos contextos das suas práticas, experiências e saberes. Ao longo da UC procura-se desenvolver, nos estudantes, competências cognitivas e motivacionais para a importância e compreensão das temáticas no contexto atual e real da prática clínica, contribuindo para uma melhor perceção e compreensão dos objetivos que se pretendem alcançar. As metodologias adotadas, centradas no estudante, serão facilitadoras do desenvolvimento de competências e conducentes aos objetivos apresentados e privilegiam o envolvimento dos estudantes na resolução de situações problema e discussão em grupo, permitindo o trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências úteis para valorização pessoal e profissional. Visam garantir a coerência dos conteúdos programáticos em função dos objetivos e a sua relação com a aprendizagem, promovendo a capacidade de mobilizar e aplicar conhecimentos nos contextos das práticas em saúde familiar. A possibilidade da realização de um trabalho de grupo ou individual proporcionará a compreensão e aplicação das temáticas abordadas, assim como permitirá a partilha de conhecimentos e experiências entre o grupo, contacto com outras realidades através da pesquisa e também constitui uma oportunidade de trabalho em equipa desenvolvendo competências na área especifica.
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