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Ciclo Vital, Diferentes Níveis de Prevenção na Família

Código: MECSF06    Sigla: CV
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC-SF 16 Enfermagem Comunitária - Área Enf Saúde Familiar 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

1MEC-SF

Ensino Teórico: 15,83
Teórico-Práticas: 24,17

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,33
Teórico-Práticas: 2,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,33
Catarina Inês Costa Afonso   0,67
Maria Odete Pereira Amaral   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 2,67
Catarina Inês Costa Afonso   2,00
Maria Odete Pereira Amaral   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Odete Pereira Amaral Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Identificar processos de evolução transacional associados ao crescimento específico e exclusivo de cada família; - Explicar o ciclo vital como percurso transversal a todas as famílias, com eventos associados a entradas e saídas de indivíduos que acarretam implicações na saúde familiar; - Identificar cuidados de enfermagem específicos nas diferentes fases do ciclo vital da família e aos vários níveis de prevenção; - Analisar estratégias de prevenção face a situações de crise no contexto familiar; - Reconhecer a literacia em saúde do individuo e família como promotora da saúde familiar e tomada de decisão; - Aplicar a investigação e a evidência científica no planeamento dos cuidados de enfermagem de saúde familiar.

Conteúdos programáticos

O cuidar antrobiopsicossocial, cultural e espiritual no âmbito dos principais programas de saúde ao longo do ciclo vital: Saúde infantil e
juvenil, Saúde sexual e reprodutiva, Saúde Materna, Saúde do Adulto e Idoso, Gestão da Doença crónica, autocuidado e literacia.
Promoção do autocuidado e o papel do familiar cuidador no contexto da família
Prática baseada na evidência do papel do individuo na família

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando os objetivos da UC, unificados para o desenvolvimento de competências no cuidado à família ao longo do ciclo vital, o programa centra-se no conhecimento do cuidar antrobiopsicossocial, cultural e espiritual, na gestão da doença crónica, literacia e autocuidado na família, na gestão de eventos adversos, com enfoque nos diferentes níveis de prevenção e programas de saúde e para a tomada de decisão informada. Serão analisados e discutidos conceitos basilares relacionados com a promoção da saúde e autocuidado, o papel do familiar cuidador no contexto da família, literacia da saúde familiar, prevenção da doença aos diferentes níveis e selecionados casos práticos para análise. Assim, os objetivos e os conteúdos possibilitam ao estudante compreender o indivíduo/família, reconhecendo a importância da promoção ao longo do ciclo vital bem como das intervenções de enfermagem baseadas na evidência científica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino aprendizagem centra-se na interação entre os participantes promovendo a reflexão sobre a família ao longo do ciclo vital. Serão utilizadas metodologias ativas, promovendo a análise e o pensamento crítico-reflexivo, a participação ativa em que as experiências pessoais e profissionais dos estudantes serão valorizadas. A utilização de técnicas e recursos pedagógicos como: discussão de intervenções familiares, análise e discussão de casos práticos, em grupo e em plenário, pesquisas teóricas e científicas em bases de dados, leitura e análise orientada de artigos científicos e programas de saúde. As horas de trabalho de estudante são orientadas para pesquisa, análise e preparação do estudo, promovendo a autoaprendizagem.  


Avaliação

Avaliação - Artigo de grupo ou trabalho de grupo com caso clínico e articulando a análise com o plano de saúde a as orientações para cada etapa do ciclo vital (70%) e apresentação (30%) ou - Teste escrito individual (100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A implementação das diferentes metodologias de ensino, visa garantir a coerência dos conteúdos programáticos em função dos objetivos e sua relação com a aprendizagem dos estudantes e por conseguinte a avaliação, promovendo nos mesmos a capacidade de mobilizar e aplicar conhecimentos nos contextos das práticas em saúde familiar. Considerando os objetivos da unidade curricular que perspetivam o desenvolvimento de um conhecimento da família ao longo do ciclo vital, da gestão da doença, do autocuidado, da literacia em saúde, do papel do familiar cuidador no contexto da família e do desenvolvimento de competências de intervenção na família baseadas na evidência, as metodologias de ensino (expositivas, ativas e reflexivas) com ligação à evidência e conhecimento específico na área da saúde familiar e as metodologias de avaliação propostas possibilitam a concretização dos objetivos. As metodologias adotadas pretendem o desenvolvimento do saber/conhecimento teórico e, posteriormente, a mobilização dos conhecimentos e competências desenvolvidas, para contextos mais específicos e aplicados à prática de enfermagem de família. Assim, para facilitar a concretização dos objetivos e a avaliação da UC o professor dará a conhecer e discute os objetivos com os estudantes no início e ao longo da UC; explicita os objetivos a alcançar e valida se os mesmos são conseguidos, porquanto cada estudante deve demostrar se atingiu os objetivos definidos no trabalho e / ou teste escrito individual. Será efetuado o enquadramento teórico no início de cada conteúdo programático, procurando estabelecer uma relação com o conhecimento já adquirido pelos estudantes noutras unidades curriculares e/ou nos contextos das suas práticas, experiências e saberes. Ao longo da UC procuramos desenvolver, nos estudantes, competências cognitivas e motivacionais para a importância e compreensão das temáticas no contexto atual e real da prática clínica, contribuindo para uma melhor perceção e compreensão dos objetivos que se pretendem alcançar. Prevê-se, também, a utilização de metodologias que promovam o pensamento reflexivo, dinâmico e crítico dos estudantes de modo a contribuir para o seu autodesenvolvimento e autoaprendizagem. A possibilidade da realização de um trabalho de grupo ou individual proporcionará a compreensão e aplicação das temáticas abordadas, assim como permitirá a partilha de conhecimentos e experiências entre o grupo, contacto com outras realidades através da pesquisa e também constitui uma oportunidade de trabalho em equipa desenvolvendo competências nessas áreas. A apresentação em sala de aula possibilitará aos estudantes aprofundar outros temas lecionados na UC e o confronto de novas ideias, novos questionamentos e novas perspetivas de pesquisas sobre problemáticas da prática clínica em enfermagem de saúde familiar e respetivas intervenções

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Lopes, C., Almeida, C.V. (2019). Literacia em saúde na prática. 1ª Edição, Composição: ISPA:Instituto Universitário ISBN: 978-989-8384- 57-7 (E-Book).

Pedro, A.R., Amaral, O., Escoval, A. (2016). Literacia em saúde, dos dados à ação: tradução, validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugal. Rev. Port. Saúde Pública, 34(3):259?275.

Cabral, A.M., Carreira, I.V., Carreira, I.M., Gil, M.T., Silva, M.S., Correia, L.I., Amaral, O. (2021) Intervenções dos enfermeiros nas famílias com indivíduos com comportamentos aditivos de álcool. Millenium 9e: 73-79.

Lima, T., Amaral, O., de Almeida, P., Carvalho, P., Marques, T.., Pinto, A. R., & Coimbra, T. (2022). Do internamento para a comunidade - o cuidador informal na transição. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 5(1), 47?58.

Direção Geral da Saúde (2022). Plano Nacional de Saúde 2021-2030.

Relvas, A.; Major, S. (2014). Avaliação Familiar: funcionamento e intervenção. Coimbra: Imprensa 

Observações

Nada a assinalar