Código: | MECSF06 | Sigla: | CV | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEC-SF | 16 | Enfermagem Comunitária - Área Enf Saúde Familiar | 1º | 6 | 60 | 150 |
Ensino Teórico: | 15,83 |
Teórico-Práticas: | 24,17 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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- Identificar processos de evolução transacional associados ao crescimento específico e exclusivo de cada família; - Explicar o ciclo vital como percurso transversal a todas as famílias, com eventos associados a entradas e saídas de indivíduos que acarretam implicações na saúde familiar; - Identificar cuidados de enfermagem específicos nas diferentes fases do ciclo vital da família e aos vários níveis de prevenção; - Analisar estratégias de prevenção face a situações de crise no contexto familiar; - Reconhecer a literacia em saúde do individuo e família como promotora da saúde familiar e tomada de decisão; - Aplicar a investigação e a evidência científica no planeamento dos cuidados de enfermagem de saúde familiar.
O cuidar antrobiopsicossocial, cultural e espiritual no âmbito dos principais programas de saúde ao longo do ciclo vital: Saúde infantil e
juvenil, Saúde sexual e reprodutiva, Saúde Materna, Saúde do Adulto e Idoso, Gestão da Doença crónica, autocuidado e literacia.
Promoção do autocuidado e o papel do familiar cuidador no contexto da família
Prática baseada na evidência do papel do individuo na família
Considerando os objetivos da UC, unificados para o desenvolvimento de competências no cuidado à família ao longo do ciclo vital, o programa centra-se no conhecimento do cuidar antrobiopsicossocial, cultural e espiritual, na gestão da doença crónica, literacia e autocuidado na família, na gestão de eventos adversos, com enfoque nos diferentes níveis de prevenção e programas de saúde e para a tomada de decisão informada. Serão analisados e discutidos conceitos basilares relacionados com a promoção da saúde e autocuidado, o papel do familiar cuidador no contexto da família, literacia da saúde familiar, prevenção da doença aos diferentes níveis e selecionados casos práticos para análise. Assim, os objetivos e os conteúdos possibilitam ao estudante compreender o indivíduo/família, reconhecendo a importância da promoção ao longo do ciclo vital bem como das intervenções de enfermagem baseadas na evidência científica.
A metodologia de ensino aprendizagem centra-se na interação entre os participantes promovendo a reflexão sobre a família ao longo do ciclo vital. Serão utilizadas metodologias ativas, promovendo a análise e o pensamento crítico-reflexivo, a participação ativa em que as experiências pessoais e profissionais dos estudantes serão valorizadas. A utilização de técnicas e recursos pedagógicos como: discussão de intervenções familiares, análise e discussão de casos práticos, em grupo e em plenário, pesquisas teóricas e científicas em bases de dados, leitura e análise orientada de artigos científicos e programas de saúde. As horas de trabalho de estudante são orientadas para pesquisa, análise e preparação do estudo, promovendo a autoaprendizagem.
Avaliação - Artigo de grupo ou trabalho de grupo com caso clínico e articulando a análise com o plano de saúde a as orientações para cada etapa do ciclo vital (70%) e apresentação (30%) ou - Teste escrito individual (100%).
A implementação das diferentes metodologias de ensino, visa garantir a coerência dos conteúdos programáticos em função dos objetivos e sua relação com a aprendizagem dos estudantes e por conseguinte a avaliação, promovendo nos mesmos a capacidade de mobilizar e aplicar conhecimentos nos contextos das práticas em saúde familiar. Considerando os objetivos da unidade curricular que perspetivam o desenvolvimento de um conhecimento da família ao longo do ciclo vital, da gestão da doença, do autocuidado, da literacia em saúde, do papel do familiar cuidador no contexto da família e do desenvolvimento de competências de intervenção na família baseadas na evidência, as metodologias de ensino (expositivas, ativas e reflexivas) com ligação à evidência e conhecimento específico na área da saúde familiar e as metodologias de avaliação propostas possibilitam a concretização dos objetivos. As metodologias adotadas pretendem o desenvolvimento do saber/conhecimento teórico e, posteriormente, a mobilização dos conhecimentos e competências desenvolvidas, para contextos mais específicos e aplicados à prática de enfermagem de família. Assim, para facilitar a concretização dos objetivos e a avaliação da UC o professor dará a conhecer e discute os objetivos com os estudantes no início e ao longo da UC; explicita os objetivos a alcançar e valida se os mesmos são conseguidos, porquanto cada estudante deve demostrar se atingiu os objetivos definidos no trabalho e / ou teste escrito individual. Será efetuado o enquadramento teórico no início de cada conteúdo programático, procurando estabelecer uma relação com o conhecimento já adquirido pelos estudantes noutras unidades curriculares e/ou nos contextos das suas práticas, experiências e saberes. Ao longo da UC procuramos desenvolver, nos estudantes, competências cognitivas e motivacionais para a importância e compreensão das temáticas no contexto atual e real da prática clínica, contribuindo para uma melhor perceção e compreensão dos objetivos que se pretendem alcançar. Prevê-se, também, a utilização de metodologias que promovam o pensamento reflexivo, dinâmico e crítico dos estudantes de modo a contribuir para o seu autodesenvolvimento e autoaprendizagem. A possibilidade da realização de um trabalho de grupo ou individual proporcionará a compreensão e aplicação das temáticas abordadas, assim como permitirá a partilha de conhecimentos e experiências entre o grupo, contacto com outras realidades através da pesquisa e também constitui uma oportunidade de trabalho em equipa desenvolvendo competências nessas áreas. A apresentação em sala de aula possibilitará aos estudantes aprofundar outros temas lecionados na UC e o confronto de novas ideias, novos questionamentos e novas perspetivas de pesquisas sobre problemáticas da prática clínica em enfermagem de saúde familiar e respetivas intervenções
Lopes, C., Almeida, C.V. (2019). Literacia em saúde na prática. 1ª Edição, Composição: ISPA:Instituto Universitário ISBN: 978-989-8384- 57-7 (E-Book).
Pedro, A.R., Amaral, O., Escoval, A. (2016). Literacia em saúde, dos dados à ação: tradução, validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugal. Rev. Port. Saúde Pública, 34(3):259?275.
Cabral, A.M., Carreira, I.V., Carreira, I.M., Gil, M.T., Silva, M.S., Correia, L.I., Amaral, O. (2021) Intervenções dos enfermeiros nas famílias com indivíduos com comportamentos aditivos de álcool. Millenium 9e: 73-79.
Lima, T., Amaral, O., de Almeida, P., Carvalho, P., Marques, T.., Pinto, A. R., & Coimbra, T. (2022). Do internamento para a comunidade - o cuidador informal na transição. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 5(1), 47?58.
Direção Geral da Saúde (2022). Plano Nacional de Saúde 2021-2030.
Relvas, A.; Major, S. (2014). Avaliação Familiar: funcionamento e intervenção. Coimbra: Imprensa
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