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Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia II

Código: MESMO106    Sigla: ESMO II
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5588/2023 12,5 123 350

Horas Efetivamente Lecionadas

11MESMO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,83
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,83

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,07
Teórico-Práticas: 2,33
Ensino Prático e Laboratorial: 3,00
Seminários: 0,40
Orientação Tutorial: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,07
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,40
Silvia Manuela Leite Rodrigues   1,20
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,47
Teórico-Práticas Totais 1 2,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,67
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,33
Silvia Manuela Leite Rodrigues   1,33
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,20
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 12,00
Maria da Conceição Fernandes Santiago   3,00
Sara Elisabete Cavaco Palma   3,00
Silvia Manuela Leite Rodrigues   0,33
Susana Isabel do Vale Martins Soeiro Delgadinho   3,00
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   2,67
Seminários Totais 1 0,40
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,13
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,13
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,13
Orientação Tutorial Totais 1 0,40
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,13
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,13
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS Responsável
Maria da Conceição Fernandes Santiago Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de aquisição, compreensão e síntese de conhecimentos interdisciplinares que permitem a prestação de cuidados

especializados em enfermagem de saúde materna e obstétrica à mulher/casal/família durante o parto, puerpério e ao recém-nascido
(RN) normal e de risco
Capacidade de reflexão crítica individual e em grupo, de análise utilizando o juízo crítico no processo de cuidados à mulher/casal/família e RN durante o parto e puerpério numa perspetiva biopsicosociocultural e da evidência científica
Fundamenta a tomada de decisão, incluindo a ética/deontologia, para a resolução de problemas de saúde/doença da mulher/casal/família e RN no âmbito dos cuidados especializados em enfermagem de saúde materna e obstétrica durante o parto, puerpério e período neonatal
Habilidades, em contexto de simulação, que demonstrem a intervenção do enfermeiro especialista no parto e pós-parto com a parturiente, puérpera e RN em situação de saúde/doença

Conteúdos programáticos

Cuidar da mulher/casal/família no parto
Fisiologia do trabalho de parto e parto
Anatomia e estática fetal
Observação física, exame obstétrico
Parto normal: sinais, sintomas e progressão
Avaliação do bem-estar materno-fetal
Mecanismo e técnica do parto, correção cirúrgica do períneo
Dor e trabalho de parto: medidas farmacológicas e não farmacológicas
Avaliação e cuidados i(mediatos) ao RN
Vinculação precoce e aleitamento materno
Práticas obstétricas segundo a OMS
Parto com complicações/emergências obstétricas
Parto distócico
Cuidar da mulher/casal/família e RN no puerpério e período neonatal
Puerpério: conceito e caraterísticas
Satisfação das necessidades da puérpera e pós-parto cirúrgico
Complicações no pós-parto
Adaptação do RN à vida extrauterina
Crescimento, desenvolvimento e competências do RN
Cuidados ao RN e medidas de apoio e suporte ao aleitamento materno
Promoção e prevenção da doença no RN
RN de risco
Luto fetal/neonatal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A organização dos conteúdos programáticos, contemplam um corpo de conhecimentos específicos que permite aos mestrandos desenvolver competências instrumentais, interpessoais e sistémicas e as específicas regulamentadas pela Ordem dos Enfermeiros para a prestação de cuidados especializados à mulher/casal/família e RN durante o trabalho de parto/parto e puerpério valorizando-se a perspetiva interdisciplinar como a Fisiopatologia Obstétrica Ginecológica e Neonatal, Promoção da Saúde, Enfermagem Avançada, entre outras, na abordagem dos diferentes aspetos. Promove-se a análise, reflexão e discussão de situações e a fundamentação da tomada de decisão no processo de cuidados em contexto de simulação. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Preconiza-se uma metodologia ativa em que as estratégias pedagógicas promovam o desenvolvimento de competências em enfermagem especializada, tendo subjacente que o processo de aprendizagem se centra no mestrando;
Os conteúdos serão lecionados construindo-se um quadro de referência de base, com recurso a metodologia expositiva, demonstrativa e de simulação (sessões teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais).
Numa perspetiva da prática baseada na evidência, promove-se a pesquisa, leitura e reflexão de documentos, seja em trabalho individual e de grupo, a análise e discussão de situações da prática e a preleção de conferencista/perito(s).
O trabalho de grupo deverá ser realizado pelos estudantes através de pesquisa, análise e sistematização de ideias fundamentais obtidas dos trabalhos científicos e apresentado sob forma de artigo escrito (por tema abordado).
Além disto, são utilizadas estratégias como a simulação e o treino em laboratório visando contribuir para a resolução de situações clínicas novas e complexas bem como o pensamento crítico e a reflexão pessoal/profissional. Os recursos são os laboratórios de práticas, como o Laboratório da Comunidade que permite simular a visita domiciliária, o simulador de alta-definição (Lucina) e os diversos modelos anatómicos estáticos e materiais obstétricos de acordo com as situações clínicas.
A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo estudante través de pesquisa bibliográfica e leituras complementares que potenciem a integração de conceitos/conhecimentos e habilidades.


Avaliação

O processo de avaliação inclui um momento de avaliação individual (frequência 50%), avaliação de um trabalho de grupo (25% apresentação sob formato de artigo) e das Práticas Laboratoriais (25%).
A cotação da frequência não poderá ser inferior a 10 valores ( 50%).
A avaliação final da UC resulta da média aritmética do teste escrito individual (50%), do trabalho de grupo (25%) e das Práticas Laboratoriais (25%). A aprovação global à unidade curricular pressupõe que o mestrando tenha obtido uma classificação 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Numa lógica do mestrando ser a centralidade do processo aprendizagem recorre-se a estratégias e metodologias ativas para a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem de saúde materna e obstétrica. É fundamental que o mestrando desempenhe um papel ativo na autoformação e construa uma base sólida de saberes e habilidades. Com recurso a diferentes estratégias como sessões letivas expositivas e demonstrativas, a análise e reflexão de situações da prática profissional e trabalhos de grupo (4/5 grupos), permitem no seu todo, o mestrando atingir os objetivos previstos para esta unidade curricular. Por outro lado, a utilização de simuladores (alta e baixa fidelidade) em práticas, possibilita ao mestrando desenvolver capacidade de análise critica, experienciar as tomadas de decisão na prestação de cuidados específicos em enfermagem de saúde materna e obstétrica e promove a translação de competências para contextos reais de cuidados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Dias, H. (2020). Cuidados de enfermagem na recuperação do parto. In R. Santos-Rocha (Ed.), Guia da gravidez ativa ¿ Atividade física, exercício físico, desporto e saúde na gravidez e pós-parto, (pp. 47-50). Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém. https://siesdrm.ipsantarem.pt/esdrm/web_gessi_docs.download_file?p_name=F482491085/GUIA-GRAVIDEZ-ATIVA-2020.pdf
Reis,T.A. & Almeida, L.P. (2021). Enfermagem na Prática Materno-Neonatal. (2ªed.). Guanabara Koogan.
Ricci, S. S. (2019). Enfermagem materno-neonatal e saúde da mulher. (4ªed.) Guanabara Koogan.
Santiago, C. (2020). A perspetiva da mulher migrante sobre o processo de interação com os enfermeiros durante a gravidez ao pós-parto. [Doutoramento em Enfermagem, Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/48517
Sequeira, A., Pousa, O. & Amaral, F. C. (2020). Procedimentos de Enfermagem em saúde Materna e Obstétrica. Lidel Enfermagem