Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Objetivos de aprendizagem:
1. Conhecer a origem e as diferentes formas de interpretar a estratégia; 2. Distinguir e identificar as implicações de pensar, planear e gerir estrategicamente; 3. Analisar as consequências de operar em ambientes competitivos com recursos limitados; 4. Aplicar instrumentos de análise do ambiente externo e interno das organizações de desporto; 5. Escolher e aplicar metodologias para realização do diagnóstico e análise estratégica; 6. Utilizar instrumentos para conceber, planear, operacionalizar, controlar e avaliar, nos diferentes níveis organizacionais, a estratégia de uma organização de desporto; 7. Analisar criticamente a relação entre a estratégia, a estrutura e a cultura de uma organização e serviços de desporto.
Conteúdos programáticos
Principais conteúdos programáticos:
1. Da estratégia à liderança estratégica. Diferentes formas de interpretar a estratégia no desporto. 2. Liderança estratégica e os diferentes níveis da estratégia 3. A liderança estratégica e a governance das organizações desporto. 4. Planear e pensar estrategicamente, diferenças e complementaridade. 5. Construção da estratégia. 6. Diagnóstico estratégico do ambiente: o ambiente externo geral, o ambiente externo específico. 7. O ambiente interno na perspetiva da teoria dos recursos. 8. A dinâmica das relações com as partes interessadas. 9. Análise estratégica, métodos de análise. 10. Formulação da estratégia. 11. Fatores críticos de sucesso no desenvolvimento da estratégia. 12. Planeamento da implementação da estratégia. 13. Desempenho, avaliação, controlo e feedback da estratégia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conteúdos programáticos 1, 2 e 3 apresentam coerência com objetivo 1; Conteúdos programáticos 4 apresentam coerência com objetivo 2; Conteúdos programáticos 5, 6 e 7 apresentam coerência com objetivo 3; Conteúdos programáticos 6, 7, 8 e 9 apresentam coerência com os objetivos 4 e 5; Conteúdos programáticos 11, 12 e 13 apresentam coerência com objetivo 6 e Conteúdos programáticos 10 e 11 apresentam coerência com objetivo 7.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Considerando o modelo pedagógico do curso, os estudantes realizam atividades de contacto direto e de interação de desenvolvimento estratégico em organizações de desporto. Concebem estrutura de diagnóstico e análise e aplicam na apreciação crítica da estratégia de uma organização de desportiva.
Avaliação
Em processo de aval. contínua ou final, por recurso a exame, o estudante terá a possibilidade de demonstrar os seus ganhos de apz. da seguinte forma: Em aval. contínua: Um trabalho individ. de conceção e planeamento da estratégia da org. desportiva, constituído por três elementos de aval.: 1) reflexão e apres. da proposta de plano estratégico (20%); 2) desenvol. da proposta (25%); e 3) efetua a apres. do plano estratégico e dos resultados de apz. obtidos (55%). Terá de ter uma class. igual ou superior a 9,5 valores. Cumprir 80% de presenças em aula. Em aval. por exame: Realiza e apres. Individ. um trabalho efetuado sobre o plano estratégico de uma org. de desporto (45%) e realiza uma prova oral com os conteúdos lecionados na UC (55%). Realiza a prova oral se tiver no trabalho individual uma class. igual ou superior a 8 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino estão associadas ao desenvolvimento e interpretação de uma experiência concreta de aprendizagem ativa, da observação reflexiva, da conceptualização de soluções e da experimentação. Na avaliação, sistematiza-se as condições para aferir a aprendizagem dos estudantes atendendo à programação de uma proposta de intervenção, a partir do desenvolvimento de um plano estratégico de uma organização desportiva, como forma de preparar a experiência a realizar; passar pela experiência; e relatar a reflexão da experiência e a apresentação dos ganhos de aprendizagem. As metodologias de ensino e o processo de avaliação proposto conformam as condições para que o estudante possa adquirir as competências para interpretar as condicionantes contextuais/ ambientais de uma organização, a competitividade pelos recursos disponíveis, aplique metodologias de diagnóstico e análise desse ambiente e possa extrair as condições para planear, operacionalizar e controlar a estratégia de uma organização ou de um sistema desportivo. Possibilita ainda constituir processos de reflexão e aprendizagem baseados no percurso realizado.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bayle, E. (2005). Performance management of Olympic sport organizations. In J.-L. Chappelet & E. Bayle (Eds.). Strategic and performance management of Olympic sport organizations (pp. 39-121). Champaign: Human Kinetics. Correia, A. (2019). Gestão do Desporto: Compreender para Gerir. In Correia, A. & Biscaia, R (Eds.). Gestão do Desporto: Compreender para Gerir. Cruz Quebrada: FMH Editora. ISBN 972 972 735 2364. Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2010). VRIO Framework. In Strategic Management and Competitive Advantage. New Jersey: Pearson. Santos, J. R. A. (2008). Gestão estratégica, conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora. Santos, A. (2002). A estratégia dos clubes - estudo comparativo dos clubes de pequena, média e grande dimensão. Lisboa: Edição do Centro de Estudos e Formação Desportiva / Secretaria de Estado da Juventude e Desporto. ISBN: 972-8460-60-0.