Código: | MGD0002 | Sigla: | LDGD | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MGD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGD | 24 | Despacho n.º 2372/2024 | 1º | 0 | 30 | 150 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Seminários: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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a)Compreender as diferentes interpretações de liderança, conceitos e evolução da liderança; b) identificar e descrever contextos de liderança nas organizações de desporto, distinguindo papéis de liderança e de gestão e liderança digital; c) interpretar tipos de liderança por funções do líder; d) avaliar e distinguir perspectivas interpretativas de liderança e reconhecer os contextos em que cada uma se revela mais adequada; e) compreender a importância das dinâmicas de grupo no estudo científico das manifestações comportamentais; f) conhecer os princípios básicos para que um grupo trabalhe em conjunto para atingir os seus objetivos; g) compreender os processos de grupo/equipa, através da participação em experiências de grupo; h) compreender as equipas enquanto sistema dinâmico e evolutivo e reconhecer as estratégias mais eficazes relacionadas com a construção e desenvolvimento de equipas; i) Capacidade de relacionamento com outros, apresentação oral, interajuda e respeito.
1. Modelos e Estilos de liderança
a. Abordagens: Traços, comportamentos, situacional (evolução), Liderança transformacional
b. Compreender as diferenças entre a orientação para as pessoas e a orientação para as tarefas e
suas (des)vantagens na liderança de uma equipa
c. Liderança vertical, partilhada
d. Liderança autêntica líder, gestor, liderança | liderança, gestão
2. Liderança em contexto de trabalho remoto
a. liderança digital ou e-liderança
3. Liderança e desenvolvimento de equipas
4. As potencialidades da intervenção em grupo
5 Estrutura, Processos e desenvolvimento de Grupo no Desporto e Exercício
6 Coesão de grupo
a. Competências de liderança na condução de um grupo
b. Como planear uma intervenção em grupo Coesão (impacto positivo e negativo da coesão no grupo)
7. Clima motivacional
Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. A discussão e o desenvolvimento de aprendizagens intra e intergrupais, são potenciadores dos objetivos definidos. A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em aulas TP, finalizam o cumprimento dos objetivos descritos e consubstanciam a aquisição das competências descritas. As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas teóricas são um pouco mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas teóricas praticas o desenvolvimento de fichas, a realização de trabalhos, apresentações orais, permite ao aluno conhecer, descrever e aplicar conhecimentos sobre os pontos:1,2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Privilegiar a relação Professor¿Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Colocar os alunos em contacto com a prática. Os diapositivos de todas as aulas, assim como o programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo a que a o seu papel seja ativo. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo enquanto nas aulas teóricas-práticas se privilegia experienciar, resolução de fichas e apresentações orais
Avaliação continua (AC) e Ep. normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças. Os alunos que optem pela avaliação contínua, não poderão aceder á avaliação final.
Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo.
Chelladurai, P. & Kim, Amy (2023). Human Resource Management in Sport and Recreation Fourth Edition. Champaign,IL: Human Kinetics, INC
Chicau B., C., Monteiro, D., Benson, A. J., Miguel, M., Teixeira, E., & Silva, C. (2021). Disentangling the effects of ego and task-involving climate perceptions on cohesion in youth sport. Sport, Exercise, and Performance Psychology, 10(4), 558-570.
Cascagnette, J. C. W; Benson, A. J., Cruwys, T., Haslam, S. A., & Bruner, M. W. (2021). More than just another bib: group dynamics in an elite Nordic ski team. J Sports Sci, 39(6), 638-652.
Carron, A., Hausenblas, H.&Eys M.(2005). Group Dynamics in Sport. 3rd Eds. Morgantown; McLaren, C. D. (2022). Group prototype and cohesiveness in sport teams. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 26(1), 1-11
Tigre, F. B., Curado, C., & Henriques, P. L. Digital Leadership: A Bibliometric Analysis. Journal of Leadership & Organizational Studies, 0(0), https://doi.org/10.1177/15480518221123132