• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGD0004
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão de Operações e Instalações de Desporto

Código: MGD0004    Sigla: GOID
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: MGD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGD 23 Despacho n.º 2372/2024 0 30 150

Horas Efetivamente Lecionadas

MGD-1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 0,67
Seminários: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Miguel Alexandre de Almeida Santos Pacheco - ESD   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Miguel Alexandre de Almeida Santos Pacheco - ESD   0,67
Seminários Totais 1 0,67
Miguel Alexandre de Almeida Santos Pacheco - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel Alexandre de Almeida Santos Pacheco - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1) Conhecer as tipologias de instalações desportivas e o enquadramento legal em matéria de planeamento, programação e exploração/gestão. 2) Conhecer as implicações sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas em termos de planeamento e gestão de instalações desportivas; 3) Avaliar as diferentes funções das instalações desportivas e as suas implicações no serviço prestado à comunidade de diferentes utilizadores. 4) Saber avaliar as necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros na organização e gestão das diferentes instalações desportivas; 5) Aplicar uma metodologia de controlo de gestão das instalações desportivas através de indicadores de gestão. 6) Conhecer e aplicar as operações de manutenção das instalações desportivas. 7) Demonstrar capacidade de discussão, reflexão, multidisciplinaridade de conhecimento, argumentação e autonomia de pesquisa.

Conteúdos programáticos

1) Instalações desportivas (ID), tipologias e critérios de classificação; 2) ID e planeamento urbano; 3) Enquadramento legal das ID; 4) Implicações sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas em matéria de planeamento e gestão de ID; 5) Recursos humanos, materiais e financeiros na organização e gestão das diferentes ID; 6) Funções das ID e as suas implicações no serviço prestado à comunidade e aos utilizadores das mesmas; 7) Metodologia de controlo de gestão e indicadores de gestão de ID; 8) Eficiência, Eficácia e Qualidade na gestão das ID; 9) Gestão de operações de manutenção e estado de conservação das instalações, com o foco na vida útil das mesmas e na segurança e qualidade de serviço prestado; 10) Processos de inovação na gestão e manutenção de ID; 11) Avaliação funcional das ID; 12) Sustentabilidade na gestão de ID.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Conteúdos programáticos 1, 2, 3 e 4 apresentam coerência com objetivo 1; Conteúdos programáticos 4 apresentam coerência com objetivo 2; Conteúdos programáticos 5, 6 e 7 apresentam coerência com objetivo 3; Conteúdos programáticos 6, 7, 8 e 9 apresentam coerência com objetivo 4; Conteúdos programáticos 8, 9, 10, 11 e 12 apresentam coerência com objetivos 5 e 6; Conteúdos programático 12 apresentam coerência com objetivo 7.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Em contexto de sala de aula os estudantes realizam atividades como role playing, design thinking, aprendizagem baseada em grupo, tutoria de pares, em think-pair-shaire, leitura, análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos e relatórios, resolução de problemas organizacionais relacionados com a gestão de instalações desportivas, simulações, apresentações fundamentadas baseadas nos conteúdos lecionado e grupos de discussão.


Avaliação

Avaliação contínua: - Um trabalho individual: pondera 30% - Uma prova escrita: pondera 40% - Uma prova oral: pondera 30% Avaliação por exame final - Um trabalho individual: pondera 20% - Uma prova escrita: pondera 50% - Uma prova oral: pondera 30% O trabalho individual terá duas grandes partes e respetivos objetivos: - Identificar, descrever e compreender as operações envolvidas na gestão de uma instalação desportiva. - Projetar um plano de ocupação da instalação desportiva, tendo em vista a população alvo servida pela mesma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino role playing, design thinking, aprendizagem baseada em grupo, tutoria de pares, em think-pair-shaire, são adequadas para realizar o trabalho individual aplicado associado à gestão de operações e de instalações desportivas, o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem de compreender os conceitos e aplicações na gestão. As metodologias de ensino aprendizagem baseada em grupo, leitura, análise e discussão de suportes, textuais sob a forma de artigos e relatórios, simulações, grupos de discussão e resolução de problemas organizacionais são adequadas para identificar, descrever e compreender as operações envolvidas na gestão de uma instalação desportiva, o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem de recolher, selecionar e tratar dados suscetíveis de caracterizar mercados e serviços de organizações desportivas, para projetar um plano de ocupação da instalação desportiva, tendo em vista a população alvo que a utiliza.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cunha, L. M. (1997). O Espaço, o Desporto e o Desenvolvimento. Ed. Faculdade de Motricidade Humana: Lisboa. Daly, J. (2000). Recreation and Sport Planing and Design. Ed. Human Kinetics: Leeds, United Kingdom.
Farmer, P., & Mulrooney, A. (1996). Managing the facility - The Management of Sport Its Foundation and Aplication. Ed. McGraw-Hill Companies, Inc.: USA.
Fried, G., & Kastel, M. (2020). Managing sport facilities. Human Kinetics.
Pate, D., Moffitt, E., & Fugett, D. (1993). Current Trends in Use, Design / Construction, and Funding Sports Facilities. Sport Marketing Quarterly, 2(4), 9-14.
Piekarz, M. (2020). Sport Operations Management and Development: An Applied Approach.
Routledge.