Código: | MGD0004 | Sigla: | GOID | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MGD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MGD | 23 | Despacho n.º 2372/2024 | 1º | 0 | 30 | 150 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Seminários: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1) Conhecer as tipologias de instalações desportivas e o enquadramento legal em matéria de planeamento, programação e exploração/gestão. 2) Conhecer as implicações sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas em termos de planeamento e gestão de instalações desportivas; 3) Avaliar as diferentes funções das instalações desportivas e as suas implicações no serviço prestado à comunidade de diferentes utilizadores. 4) Saber avaliar as necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros na organização e gestão das diferentes instalações desportivas; 5) Aplicar uma metodologia de controlo de gestão das instalações desportivas através de indicadores de gestão. 6) Conhecer e aplicar as operações de manutenção das instalações desportivas. 7) Demonstrar capacidade de discussão, reflexão, multidisciplinaridade de conhecimento, argumentação e autonomia de pesquisa.
1) Instalações desportivas (ID), tipologias e critérios de classificação; 2) ID e planeamento urbano; 3) Enquadramento legal das ID; 4) Implicações sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas em matéria de planeamento e gestão de ID; 5) Recursos humanos, materiais e financeiros na organização e gestão das diferentes ID; 6) Funções das ID e as suas implicações no serviço prestado à comunidade e aos utilizadores das mesmas; 7) Metodologia de controlo de gestão e indicadores de gestão de ID; 8) Eficiência, Eficácia e Qualidade na gestão das ID; 9) Gestão de operações de manutenção e estado de conservação das instalações, com o foco na vida útil das mesmas e na segurança e qualidade de serviço prestado; 10) Processos de inovação na gestão e manutenção de ID; 11) Avaliação funcional das ID; 12) Sustentabilidade na gestão de ID.
Conteúdos programáticos 1, 2, 3 e 4 apresentam coerência com objetivo 1; Conteúdos programáticos 4 apresentam coerência com objetivo 2; Conteúdos programáticos 5, 6 e 7 apresentam coerência com objetivo 3; Conteúdos programáticos 6, 7, 8 e 9 apresentam coerência com objetivo 4; Conteúdos programáticos 8, 9, 10, 11 e 12 apresentam coerência com objetivos 5 e 6; Conteúdos programático 12 apresentam coerência com objetivo 7.
Em contexto de sala de aula os estudantes realizam atividades como role playing, design thinking, aprendizagem baseada em grupo, tutoria de pares, em think-pair-shaire, leitura, análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos e relatórios, resolução de problemas organizacionais relacionados com a gestão de instalações desportivas, simulações, apresentações fundamentadas baseadas nos conteúdos lecionado e grupos de discussão.
Avaliação contínua: - Um trabalho individual: pondera 30% - Uma prova escrita: pondera 40% - Uma prova oral: pondera 30% Avaliação por exame final - Um trabalho individual: pondera 20% - Uma prova escrita: pondera 50% - Uma prova oral: pondera 30% O trabalho individual terá duas grandes partes e respetivos objetivos: - Identificar, descrever e compreender as operações envolvidas na gestão de uma instalação desportiva. - Projetar um plano de ocupação da instalação desportiva, tendo em vista a população alvo servida pela mesma.
As metodologias de ensino role playing, design thinking, aprendizagem baseada em grupo, tutoria de pares, em think-pair-shaire, são adequadas para realizar o trabalho individual aplicado associado à gestão de operações e de instalações desportivas, o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem de compreender os conceitos e aplicações na gestão. As metodologias de ensino aprendizagem baseada em grupo, leitura, análise e discussão de suportes, textuais sob a forma de artigos e relatórios, simulações, grupos de discussão e resolução de problemas organizacionais são adequadas para identificar, descrever e compreender as operações envolvidas na gestão de uma instalação desportiva, o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem de recolher, selecionar e tratar dados suscetíveis de caracterizar mercados e serviços de organizações desportivas, para projetar um plano de ocupação da instalação desportiva, tendo em vista a população alvo que a utiliza.
Cunha,
L. M. (1997). O Espaço, o Desporto e o Desenvolvimento. Ed. Faculdade de
Motricidade Humana: Lisboa. Daly,
J. (2000). Recreation and Sport Planing and Design. Ed. Human Kinetics: Leeds,
United Kingdom.
Farmer, P., & Mulrooney, A. (1996). Managing the facility - The Management
of Sport Its Foundation and Aplication. Ed. McGraw-Hill Companies, Inc.: USA.
Fried, G., & Kastel, M. (2020). Managing sport facilities. Human Kinetics.
Pate, D., Moffitt, E., & Fugett, D. (1993). Current Trends in Use, Design /
Construction, and Funding Sports Facilities. Sport Marketing Quarterly, 2(4),
9-14.
Piekarz, M. (2020). Sport Operations Management and Development: An Applied
Approach. Routledge.