Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta Unidade Curricular pretende dotar os alunos das competências necessárias para um diagnóstico da situação desportiva através da análise de dados de natureza quantitativa.
São por isso objetivos da UC que o aluno:
1 - Se encontre familiarizado com o software SPSS sabendo organizar e analisar uma base de dados;
2 - Domine técnicas estatísticas que permitam agrupar casos semelhantes entre si e diferentes uns dos outros;
3 - Domine técnicas estatísticas que permitam comparar grupos, relativamente as características consideradas relevantes;
4 - Domine técnicas estatísticas que permitam identificar tendências num conjunto de dados.
Conteúdos programáticos
1- O Software SPSS
2 -A construção de uma base de dados
3- Técnicas de Comparação Paramétrica
4- Técnicas de Comparação não paramétricas
5 .Introdução aos métodos e técnicas de validação de questionários
Validade de fiabilidade
Análise fatorial e estimação de modelos de medida
Casos práticos aplicados ao desporto
6- Análise de Clusters - Métodos Hierarquicos Aglomerativos
Medidas de distância
Medidas de Qui quadrado
Distância Euclidiana
Construção da matriz de distâncias
Métodos de Aglomeração
Método do Vizinho mais Afastado
Método de Ward
Coeficientes de Fusão
Dendograma
Representação Gráfica de Coeficientes de Fusão
7- Regressão Linear Múltipla
Natureza das variáveis dependente e independentes
Variáveis Dummy
Coeficientes de regressão parciais - standardizados e não standardizados
Métodos de regressão - Standard, Stepwise
Pressupostos do Modelo de Regressão Múltipla
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para atingir o objetivo 1 estão considerados os conteúdos abordados no ponto 1,2,3,4,5,6.
Para atingir o objetivo 2 estão considerados os conteúdos abordados no ponto 5.
Para atingir o objetivo 3 estão considerados os conteúdos abordados no ponto 3 e 4.
Para atingir o objetivo 4 estão considerados os conteúdos abordados no ponto 6.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Centrada no estudante, com acompanhamento dos docentes. Resolução de problemas, através de debate alargado (T) e de exploração de ferramentas (TP). Algumas aulas serão lecionadas à distância. Nessas aulas, para além da lecionação expositiva de conteúdos são desenvolvidas análises e resolvidos exercícios relativos a situações reais do mundo do Desporto.
Avaliação
Para avaliação em época normal, o aluno deve cumprir um regime de frequência de 66% de presenças nas aulas TP.
Avaliação contínua: Elaboração (E) Apresentação (A) e Defesa (D) de trabalho individual com utilização de uma das técnicas abordadas nas aulas. Trabalho Validação Questionários (TVQ). Avaliação Oral (AO). Ponderação: Nota Final ((E+A+D)/3) x 0,6 + (TVQ x 0,1)+(AOx 0, 30))
Avaliação Final: Elaboração (E) Apresentação (A) e Defesa (D) de trabalho individual com utilização de uma das técnicas abordadas nas aulas + Avaliação Oral (AO). Ponderação: Nota Final ((E+A+D)/3) x 0,6 + (TVQ x 0,1)+(AOx 0, 30))
Os alunos em situação especial estão dispensados de cumprir o regime de frequência.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Debate alargado - Objetivos 1,2,3,4.
Exploração de Ferramentas - Objetivos 2,3,4.
Avaliação Oral (AO) - Objetivos 1,2,3,4.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cid, L., Monteiro, D., Teixeira, D., Evmenenko, A., Andrade, A., Bento, T., Vitorino, A., Couto, N., & Rodrigues, F. (2022). Assessment in Sport and Exercise Psychology: Considerations and Recommendations for Translation and Validation of Questionnaires. Frontiers in Psychology, 13. doi: 10.3389/fpsyg.2022.806176
Laureano, R. (2013) Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, 2ª ed., Edições Sílabo.
Malek, M. H., Coburn, J. W., & Marelich, W. D. (2018). Advanced statistics for kinesiology and exercise science: A practical guide to ANOVA and regression analyses. Milton Park, Abingdon¿: New York, NY: Routledge.
Maroco, J. (2021) Análise Estatística com o SPSS Statistics 27 (8ª Edição), Pero Pinheiro.
Morrow, J.; Jackson, A.; Disch, J.; Mood, D. (2016) Measurement and Evaluation in Human
Performance with web study Guide -5th Edition; Human Kinetics, Champaign Illinois