Código: | MGD0007 | Sigla: | SGD I | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MGD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MGD | 25 | Despacho n.º 2372/2024 | 1º | 0 | 30 | 150 |
Seminários: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1. Compreender as etapas e tendências de consumo de serviços de desporto;
2. Interpretar como os consumidores avaliam e escolhem entre ofertas alternativas de serviços e apresentam limitações na realização de avaliações;
3. Conhecer os riscos percebidos pelos consumidores para a participação nos serviços/atividades e as estratégias que as organizações de desporto podem usar para reduzir as perceções de risco;
4. Analisar como os clientes formam as expectativas de serviço e os componentes dessas expectativas;
5. Interpretar como os participantes experimentam e avaliam serviços de alto e baixo contacto;
6. Diferenciar modelos de serviço e entender as interações na experiência para aumentar a retenção de
consumidores;
7. Utilizar instrumentos de avaliação para saber como os clientes avaliam os serviços e o que determina a sua
satisfação;
8. Aplicar uma metodologia de observação e análise da jornada de experiência do consumidor para compreensão da
sua experiência nos serviços de desporto.
1. Compreensão dos setores e mercados de consumo de desporto;
Conteúdos programáticos 1 e 2 apresentam coerência com objetivo 1;
Conteúdos programáticos 3, 4 e 5 apresentam coerência com objetivo 2;
Conteúdos programáticos 2, 5 e 6 apresentam coerência com objetivo 3;
Conteúdos programáticos 5, 6 e 7 apresentam coerência com objetivo 4;
Conteúdos programáticos 8, 9 e 10 apresentam coerência com objetivo 5 e 6;
Conteúdos programático 9 apresenta coerência com objetivo 7;
Conteúdos programático 10 apresenta coerência com objetivo 8.
Métodos expositivos e de simulação; Acompanhamento da integração pelo estudante através da conceção, planeamento e operacionalização de casos de estudo. O estudante: define questões de pesquisa/ problema; estabelece a metodologia adequadas ao problema; efetua recolha de evidências; prepara, recolhe e trata dados; apresenta os resultados; explica os desafios ultrapassados e as aprendizagens tidas com o processo.
Avaliação contínua (mínino 2/3 presenças): Trabalho de caso de estudo aplicado ao consumo e retenção de praticantes, numa organização de desporto: 1) trabalho escrito (50%); 2) apresentação (25%); 3) discussão (25%).
Pretende-se que o estudante concretize um ciclo de aprendizagem em que se possibilita a oportunidade de realização de uma experiência, de uma observação reflexiva e estruturada, de uma proposta de conceptualização e de experimentação ativa da aprendizagem. Na avaliação, estruturam-se as formas de estimar a aprendizagem dos estudantes atendendo ao planeamento de um caso de estudo, como forma de preparar a experiência a realizar; a experiência propriamente dita; o relato e a reflexão da experiência e a apresentação da aprendizagem com a realização de um caso de estudo.