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Seminário em Gestão do Desporto I: Tendências de Consumo e Retenção de Praticantes

Código: MGD0007    Sigla: SGD I
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: MGD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGD 25 Despacho n.º 2372/2024 0 30 150

Horas Efetivamente Lecionadas

MGD-1

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,00
Bebiana Catarina Rodrigues Sabino [IPBeja]   0,67
Francisco José Ascenso Campos   0,67
Rodrigo Antolin da Cunha Ramalho   0,66

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bebiana Catarina Rodrigues Sabino [IPBeja] Responsável
Susana Carla Alves Franco - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender as etapas e tendências de consumo de serviços de desporto;
2. Interpretar como os consumidores avaliam e escolhem entre ofertas alternativas de serviços e apresentam limitações na realização de avaliações;
3. Conhecer os riscos percebidos pelos consumidores para a participação nos serviços/atividades e as estratégias que as organizações de desporto podem usar para reduzir as perceções de risco;
4. Analisar como os clientes formam as expectativas de serviço e os componentes dessas expectativas;
5. Interpretar como os participantes experimentam e avaliam serviços de alto e baixo contacto;
6. Diferenciar modelos de serviço e entender as interações na experiência para aumentar a retenção de
consumidores;
7. Utilizar instrumentos de avaliação para saber como os clientes avaliam os serviços e o que determina a sua
satisfação;
8. Aplicar uma metodologia de observação e análise da jornada de experiência do consumidor para compreensão da
sua experiência nos serviços de desporto.

Conteúdos programáticos

1. Compreensão dos setores e mercados de consumo de desporto;

2. A influência do ambiente sociocultural no consumo de desporto. Determinantes de consumo. Constrangimentos internos e externos do praticante;
3. O comportamento do consumidor de desporto, pesquisa e segmentação;
4. Consumidores de desporto e processos de tomada de decisão;
5. Motivos de consumo de desporto: psicológicos, socioculturais e autodeterminados;
6. Modelo psicológico contínuo de consumo de desporto, conexão consumidor - produto de desporto e marca. As fases de consciencialização, atração, ligação e fidelização;
7. A motivação do consumidor de desporto. Condições especiais: a competição, a emoção, a identificação e a paixão.
8. Os processos envolvidos na seleção, compra, uso e no desfazer de produtos para satisfazer as necessidades dos consumidores de desporto;
9. A qualidade dos serviços no consumo de desporto, a nível técnico, funcional e estético;
10. As situações de experiência no consumo de serviços de desporto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Conteúdos programáticos 1 e 2 apresentam coerência com objetivo 1;
Conteúdos programáticos 3, 4 e 5 apresentam coerência com objetivo 2;
Conteúdos programáticos 2, 5 e 6 apresentam coerência com objetivo 3;
Conteúdos programáticos 5, 6 e 7 apresentam coerência com objetivo 4;
Conteúdos programáticos 8, 9 e 10 apresentam coerência com objetivo 5 e 6;
Conteúdos programático 9 apresenta coerência com objetivo 7;
Conteúdos programático 10 apresenta coerência com objetivo 8.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Métodos expositivos e de simulação; Acompanhamento da integração pelo estudante através da conceção, planeamento e operacionalização de casos de estudo. O estudante: define questões de pesquisa/ problema; estabelece a metodologia adequadas ao problema; efetua recolha de evidências; prepara, recolhe e trata dados; apresenta os resultados; explica os desafios ultrapassados e as aprendizagens tidas com o processo. 


Avaliação

Avaliação contínua (mínino 2/3 presenças): Trabalho de caso de estudo aplicado ao consumo e retenção de praticantes, numa organização de desporto: 1) trabalho escrito (50%); 2) apresentação (25%); 3) discussão (25%).

Exame final: Trabalho de caso de estudo aplicado ao consumo e retenção de praticantes, numa organização de desporto: 1) trabalho escrito (50%); 2) apresentação (25%); discussão (25%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que o estudante concretize um ciclo de aprendizagem em que se possibilita a oportunidade de realização de uma experiência, de uma observação reflexiva e estruturada, de uma proposta de conceptualização e de experimentação ativa da aprendizagem. Na avaliação, estruturam-se as formas de estimar a aprendizagem dos estudantes atendendo ao planeamento de um caso de estudo, como forma de preparar a experiência a realizar; a experiência propriamente dita; o relato e a reflexão da experiência e a apresentação da aprendizagem com a realização de um caso de estudo.

As metodologias de ensino e o processo de avaliação proposto permitem, de forma integrada, constituir as condições para que o estudante possa interpretar criticamente o consumo e a retenção de praticantes. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Biscaia, R., Yoshida, M., & Kim, Y. (2021). Service quality and its effects on consumer outcomes: a meta analytic review in spectator sport. European Sport Management Quarterly, 1-25.
  • Funk, D., Alexandris, K., & McDonald, H. (2016). Sport consumer behaviour: Marketing strategies. Routledge.
  • Santos, A. (2022). A experiência do consumidor como orientação estratégica: alinhar o serviço, colaboradores e organização para criar uma vantagem competitiva. Em Silva, A. (Ed.), Empreendedorismo e Inovação no Desporto (Cap.10, 252-275). Quântica Editora. ISBN: 978-989-901-773-3.
  • Stewart, B., Smith, A., & Nicholson, M. (2003). Sport consumer typologies: A critical review. Sport Marketing Quarterly, 12(4), 206-216.
  • Trail, G. T. (2015). Sport Consumer Behaviour. In Routledge handbook of theory in sport management (pp. 225-236). Routledge.