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Marketing do Desporto, Comunicação e Vendas

Código: MGD0008    Sigla: MDCV
Área Científica: Ciências empresariais

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: MGD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGD 25 Despacho n.º 2372/2024 0 30 150

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 0,67
Seminários: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   0,13
Pedro Nuno Vieira dos Santos Sequeira Ribeiro   0,27
Vera Marisa Dias Pedragosa   0,27
Seminários Totais 1 0,67
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   0,13
Vera Marisa Dias Pedragosa   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender os conceitos e aplicações do marketing, da comunicação e das vendas às diferentes organizações e contextos desportivos;

2. Recolher, selecionar e tratar dados e suscetíveis de caracterizar mercados, consumidores e serviços de organizações desportivas;

3. Realizar uma componente do plano de marketing adequado à natureza da organização desportiva;

4. Identificar e definir os elementos do processo de comunicação, as funções e os objetivos de comunicação;

5. Conceber estratégias, planos e ações de comunicação de marketing;

6. Planear as comunicações integradas de marketing pelos seus diferentes meios;

7. Desenvolver processos de atração e vendas utilizando instrumentos de marketing digital;

8. Identificar e propor fundamentadamente patrocinadores para o desporto em diferentes contextos.

Conteúdos programáticos

1. Funções do marketing no desporto. Oferta de Produto: Desporto como entretenimento / fans. Oferta de Produto: Desporto como participação desportiva. Oferta de Produto: Artigos desportivos. 

2. Análise do mercado. Segmentação, targeting e posicionamento.
Valor da marca no desporto. 
3. Análise SWOT. Estratégias de marketing, objetivos e indicadores chave de performance (KPI). 
4. Marketing mix no desporto. 
5. Comunicação de marketing no desporto e marketing digital. 
6. Vendas, objetivos e estratégias b2c e b2b.
7. Implementação e controlo. 
8. O conteúdo do plano de marketing. 
9. Patrocínio ao desporto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Conteúdos programáticos 1 apresentam coerência com objetivo 1;
Conteúdos programáticos 2 apresentam coerência com objetivo 2;
Conteúdos programáticos 3, 4, 7 e 8 apresentam coerência com objetivo 3;
Conteúdos programáticos 4 e 5 apresentam coerência com objetivo 4;
Conteúdos programáticos 5 e 6 apresentam coerência com objetivos 5, 6 e 7;
Conteúdos programáticos 9 apresentam coerência com objetivo 8.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aprendizagem Experiencial (AE), em contexto de sala de aula os estudantes realizam atividades como role playing, design thinking, aprendizagem baseada em grupo, tutoria de pares, em think-pair-shaire, leitura, análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos e relatórios, resolução de problemas organizacionais, simulações, apresentações fundamentadas e grupos de discussão.


Avaliação

Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua
A - Trabalho individual 1 (40%).
B - Trabalho individual 2 centrado em problema adequado à natureza da organização (30%) e C - Apresentação e discussão (30%).

Avaliação por exame
A - Trabalho individual 1 (30%)
B - Trabalho individual 2 centrado em problema adequado à natureza da organização (50%) e prova oral (20%)
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino role playing, design thinking, aprendizagem baseada em grupo, tutoria de pares, em think-pair-shaire, são adequadas para realizar o trabalho individual aplicado associado à gestão de marketing e apresentação, o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem de compreender os conceitos e aplicações do marketing, da comunicação e das vendas, recolher, selecionar e tratar dados e suscetíveis de caracterizar mercados, conceber estratégias, planos e ações de comunicação de marketing, desenvolver processos de atração e vendas utilizando instrumentos de marketing digital e identificar e propor fundamentadamente patrocinadores.
As metodologias de ensino aprendizagem baseada em grupo, leitura, análise e discussão de suportes, textuais sob a forma de artigos e relatórios, simulações, grupos de discussão e resolução de problemas organizacionais são adequadas para realizar uma componente  do plano de marketing em grupo adequado à natureza da organização e apresentação, o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem de recolher, selecionar e tratar dados e suscetíveis de caracterizar mercados, consumidores e serviços de organizações desportivas, de realizar uma componente do plano de marketing e conceber estratégias, planos e ações de comunicação de marketing.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Butterworth, M. (Ed.). (2021). Communication and Sport. Walter de Gruyter GmbH & Co KG.
Chaffey, D., & Smith, P. R. (2017). Digital Marketing excellence: Planning and optimizing your digital marketing. Routledge.
Cornwell, T. B., & Kwon, Y. (2020). Sponsorship-linked marketing: Research surpluses and shortages. Journal of the Academy of Marketing Science, 48, 607¿629.
Karg, A., & Funk, D. (2020). Strategic sport marketing. Routledge.
Kunkel, T., & Biscaia, R. (2020). Sport brands: Brand relationships and consumer behavior. Sport Marketing Quarterly, 29(1), 3-17.
Schwarz, E. C., & Hunter, J. D. (2017). Sales management in sport. In Schwarz, E. C., & Hunter, J. D. (Eds.), Advanced Theory and Practice in Sport Marketing. Routledge.
Silva, A. (2020). Fans identification: the bright side of football sponsorship effectiveness. Journal of Sport & Tourism, 24(4), 251-267.
Wood, M. B. (2011). The Marketing Plan Handbook. Pearson Education Inc.