Código: | MGD0008 | Sigla: | MDCV | |
Área Científica: | Ciências empresariais |
Área de Ensino: | MGD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGD | 25 | Despacho n.º 2372/2024 | 1º | 0 | 30 | 150 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Compreender os conceitos e aplicações do marketing, da comunicação e das vendas às diferentes organizações e contextos desportivos;
2. Recolher, selecionar e tratar dados e suscetíveis de caracterizar mercados, consumidores e serviços de organizações desportivas;
3. Realizar uma componente do plano de marketing adequado à natureza da organização desportiva;
4. Identificar e definir os elementos do processo de comunicação, as funções e os objetivos de comunicação;
5. Conceber estratégias, planos e ações de comunicação de marketing;
6. Planear as comunicações integradas de marketing pelos seus diferentes meios;
7. Desenvolver processos de atração e vendas utilizando instrumentos de marketing digital;
8. Identificar e propor fundamentadamente patrocinadores para o desporto em diferentes contextos.
1. Funções do marketing no desporto. Oferta de Produto: Desporto como entretenimento / fans. Oferta de Produto: Desporto como participação desportiva. Oferta de Produto: Artigos desportivos.
Conteúdos programáticos 1 apresentam coerência com objetivo 1;
Conteúdos programáticos 2 apresentam coerência com objetivo 2;
Conteúdos programáticos 3, 4, 7 e 8 apresentam coerência com objetivo 3;
Conteúdos programáticos 4 e 5 apresentam coerência com objetivo 4;
Conteúdos programáticos 5 e 6 apresentam coerência com objetivos 5, 6 e 7;
Conteúdos programáticos 9 apresentam coerência com objetivo 8.
Aprendizagem Experiencial (AE), em contexto de sala de aula os estudantes realizam atividades como role playing, design thinking, aprendizagem baseada em grupo, tutoria de pares, em think-pair-shaire, leitura, análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos e relatórios, resolução de problemas organizacionais, simulações, apresentações fundamentadas e grupos de discussão.
Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua
A - Trabalho individual 1 (40%).
B - Trabalho individual 2 centrado em problema adequado à natureza da organização (30%) e C - Apresentação e discussão (30%).
Avaliação por exame
A - Trabalho individual 1 (30%)
B - Trabalho individual 2 centrado em problema adequado à natureza da organização (50%) e prova oral (20%)
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores.
As metodologias de ensino role playing, design thinking, aprendizagem baseada em grupo, tutoria de pares, em think-pair-shaire, são adequadas para realizar o trabalho individual aplicado associado à gestão de marketing e apresentação, o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem de compreender os conceitos e aplicações do marketing, da comunicação e das vendas, recolher, selecionar e tratar dados e suscetíveis de caracterizar mercados, conceber estratégias, planos e ações de comunicação de marketing, desenvolver processos de atração e vendas utilizando instrumentos de marketing digital e identificar e propor fundamentadamente patrocinadores.
As metodologias de ensino aprendizagem baseada em grupo, leitura, análise e discussão de suportes, textuais sob a forma de artigos e relatórios, simulações, grupos de discussão e resolução de problemas organizacionais são adequadas para realizar uma componente do plano de marketing em grupo adequado à natureza da organização e apresentação, o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem de recolher, selecionar e tratar dados e suscetíveis de caracterizar mercados, consumidores e serviços de organizações desportivas, de realizar uma componente do plano de marketing e conceber estratégias, planos e ações de comunicação de marketing.
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