• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGD0015
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Seminário de Trabalho Final: Estágio | Projeto I&D Aplicado | Dissertação/Tese

Código: MGD0015    Sigla: STF
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: MGD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGD 11 Despacho n.º 2372/2024 0 30 150

Horas Efetivamente Lecionadas

MGD-2

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,00
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD   1,33
Luis Filipe Cid Serra - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver competências para a elaboração e execução de projectos de investigação que resolvam problemas complexos de pesquisa em gestão do desporto; Extrair, interpretar e sintetizar dados relevantes no sentido de conhecer e saber aplicar metodologias de investigação na área de gestão do desporto; Desenvolver competências para compreender e saber aplicar os processos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para tomar decisões inovadoras; Conhecer a natureza e dinâmica do desporto e da gestão do desporto, estrutura de funcionamento das organizações do setor desportivo, associados aos contextos dos municípios, federações desportivas e ginásios; Conhecer as normas atuais de edição, formatação e apresentação de projectos de investigação, além das fontes de dados científicos e de investigações; Saber se comunicar de forma eficaz na apresentação de conhecimentos e na argumentação nos diversos contextos de gestão do desporto e na apresentação de relatórios de projectos de pesquisa.

Conteúdos programáticos

O conhecimento do processo de investigação ajusta-se ao objetivo percurso escolhido pelo estudante (Estágio | Projeto de I&D aplicado | Dissertação/Tese), abarcando:
I ¿ Elaboração e apresentação de trabalhos científicos e relatórios
1. Normas e orientações para a redação e apresentação de Trabalhos
2. Partes de uma dissertação/relatório de estágio/projeto

II ¿ Das hipóteses à planificação de uma investigação em Gestão do Desporto
1. Planeamento
2. Organização e recolha de dados
3. Diferentes desenhos de estudos e atividades
4. Métodos de estudo: validade e limites
5. Organização de estudos transversais, longitudinais e mistos
6. Apresentação de um estudo. relatórios e artigos
7. O processo de Investigação & Desenvolvimento (I&D)

III ¿ Plano individual de estágio
1. Identificação e planificação das atividades e tarefas de estágio
2. Metodologias de desenvolvimento das atividades e apresentação de evidências
3. Funções, responsabilidades, competências e habilidades do estagiário.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular visa a demonstração da capacidade do estudante de integrar as diferentes competências previstas no plano de estudos e no perfil do profissional no domínio de gestão do desporto e a sua operacionalização através da realização de ação ou estudo nesta área e do relatório individual ou dissertação a apresentar. Neste sentido, os estudantes serão orientados na elaboração e execução de uma investigação, pormenorizado no tratamento e no alcance de resultados. O estudante recebe conteúdos do regente da UC e de seu orientador, sendo acompanhado de forma tutorial, no passo-a-passo da elaboração, execução e apresentação do plano de investigação | relatório de estágio | projeto. Os conteúdos programáticos refletem este percurso, de maneira a proporcionar um pano-de-fundo para a consecução dos objetivos da UC. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As sessões de orientação são realizadas em regime de tutoria.
A avaliação incide sobre o desenvolvimento do plano de investigação | relatório de estágio | projeto e sua execução, bem como a elaboração de um documento em formato de relatório, realizado individualmente (produto final). Cada estudante será avaliado em 3 conferências por 1 arguente externo.
- Conferência inicial: Revisão literatura base, objectivo e método preliminar (10000 caracteres) e Apresentação Oral.
- Conferência intermédia: Revisão crítica da literatura, método e recolha de dados (20000 caracteres) e Apresentação Oral.
- Conferência final: Resultados e discussão (50000 caracteres) e Apresentação Oral.
As sessões de orientação apresentam um conteúdo apropriado à ação ou estudo na área da gestão do desporto e do relatório individual a apresentar para a realização da unidade curricular por cada estudante. Além da lecionação e discussão de conteúdos relativos ao domínio específico sobre o qual se desenvolve o projeto, podem ainda ser apresentados conteúdos na área da metodologia de investigação ou de intervenção em gestão do desporto.
A avaliação do produto final da unidade curricular (100% da avaliação) é presencial e ocorre com recurso a júri, de acordo com o estipulado no Regulamento da unidade curricular.


Avaliação

Produtos das conferências (documento + apresentação) = 30%
Produto final (Dissertação/projeto/relatório + apresentação) = 70%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A elaboração de uma investigação | projeto | relatório de estágio passa por diversas etapas, que são validadas em conjunto pelo regente da cadeira e também por um avaliador externo. A cada uma das etapas é permitido ao estudante que melhore e adopte as recomendações do professor tutor e do arguente externo. Esta dinâmica espelha o processo de investigação, que lhe permite uma prática profissional baseada na evidência. As sessões de orientação tutorial promovem a discussão do conhecimento teórico na área da gestão do desporto e acompanha o desenho e concretização do plano de trabalho e implementação das metodologias do trabalho científico necessárias para a procura autónoma de conhecimento, seleção e organização de informação de diversas fontes e ferramentas e atitudes cientificamente adequadas para inquirir e debater a realidade no âmbito da gestão do desporto.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

APA (2020). Publication Manual of the American Psychological Association. APA: Washington- DC.
Tracy, S. J. (2020). Qualitative research methods: Collecting evidence, crafting analysis, communicating impact (2 ed.). Hoboken: Wiley Blackwell.
Creswell, J. W., & Poth, C. N. (2018). Qualitative inquiry e research design: Choosing among five approaches (4 ed.). Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Grix, J. (2010). The Foundations of Research. Palgrave Macmillan; 2nd edition.
Hendricks, C. (2009). Improving Schools Through Action Research: A Comprehensive Guide for Educators. Boston: Ally & Bacon
Gil, A. C. (2007). Como elaborar um projeto de pesquisa? Sa¿o Paulo: Atlas.